O bairro de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, tem muitos problemas. Entre eles, ausência de saneamento básico e falta d’água. O prefeito Marcelo Crivella esteve na região em novembro do ano passado prometendo uma obra que ajudaria a solucionar a situação. Ao lado de Crivella estava o secretário Sebastião Bruno.
Quase um ano depois, o supersecrtário Sebastião Bruno disse, a moradores de Guaratiba, que o prefeito não fez promessa alguma para a região.
Entre 2018 e 2019, o bairro de Guaratiba passou por duas grandes enchentes.
“Depois dessas enchentes, tudo o que fizeram foi distribuir cesta básica e flagelar a população com vídeos de ajuda humanitária. Nas redes sociais da mulher do Prefeito”, disse Fábio Souza, morador de Guaratiba e responsável pela página Jardim Maravilha News Guaratiba/RJ.
De acordo com moradores, após reivindicação na Câmara de Vereadores, na audiência Pública da CPI das Enchentes, tudo o que está acontecendo é uma dragagem parcial do Rio Cabuçu Piraquê. Rio começa em Senador Vasconcelos, em Campo Grande e deságua, na bacia de Sepetiba, em pedra de Guaratiba.
“Eles alegam que o custo da dragagem está em 15 milhões de reais e a Rio Águas que é responsável pela dragagem, não faz a retirada dos dejetos. Esse serviço será feito por 15 milhões de forma ‘paliativa’ ( como gostam de falar ), pois somente será feita do Jardim Maravilha até a Avenida Dom João VI”, diz Fabio.



