Quando não sentimos o resultado da dieta e dos exercícios físicos, costumamos culpar a retenção de líquido. Mas afinal, o que é isso?
Esse fenômeno ocorre por um desequilíbrio na eliminação de água no corpo e pode ser sintoma de algumas doenças. Mas também existem alguns mecanismos não-patológicos para justificá-lo. Conheça:
- Insulina: quando comemos carboidratos, principalmente processados, como açúcar, pão, bolo e biscoito, a insulina sobe excessivamente aumentando a dificuldade de eliminar sal e água
ISTOCK
- Cortisol: quando estamos sujeitos a estresse ou comemos açúcar, o cortisol sobe. Esse aumento excessivo promove retenção de líquidos
ISTOCK
- Testosterona em excesso: seja por patologias ou reposição (principalmente a sintética)
ISTOCK
- Uso de medicações: principalmente os anticoncepcionais e corticoides
ISTOCK
- Período pré-menstrual
ISTOCK
- Intolerâncias alimentares
ISTOCK
“A retenção de líquido não está relacionado com a quantidade de sal e água que você consome. Tem muito mais a ver com o tipo de alimento presente no seu dia a dia. Além disso, é sempre importante lembrar que o açúcar eleva o cortisol tanto quanto a insulina”, avalia o endocrinologista João Mesquita.
E o que fazer para desinchar? Corrija o que há de errado na alimentação e nas medicações. Mantenha também uma rotina de atividade física. Caso não solucione, vá ao médico e investigue possíveis patologias.