Não há nada melhor do que uma xícara de café logo pela manhã. O cheiro energizante, o gosto doce e brilhante, e a quase garantia de que você terá vontade de fazer cocô quase imediatamente após tomá-lo. Sejamos honestas, né?
Claramente, o café é como uma chamada para seu intestino, mas por que exatamente isso acontece? Nós explicamos!
Vontade de fazer cocô depois de tomar café
Basicamente, o café estimula o sistema digestivo. Os pesquisadores simplesmente não sabem ao certo por que ou como, embora a cafeína seja a maior suspeita de ter “culpa” nisso.
Niket Sonpal, gastroenterologista e professor assistente clínico de medicina no Touro College of Medicine (EUA), explica que “toda vez que você come, seu estômago se estica e envia um sinal para o cólon dizendo: ‘ei, algo está chegando, algo tem que sair’”.
“Seu corpo envia esses sinais através de um processo chamado peristaltismo. Trata-se de contrações musculares em todo o intestino que movimentam a comida através do sistema. E o café acelera esse processo”, diz Rudolph Bedford, gastroenterologista no Providence Saint John’s Health Center (EUA).
Leia mais
Café diminui tamanho da barriga e reduz apetite, aponta estudo
Entenda por que cafeína ajuda a diminuir a celulite
Além de acelerar essas contrações, Bedford explica que a cafeína também faz com que os músculos do cólon relaxem. E quando essas duas maravilhas gastrointestinais se juntam, bem… Chegou a hora de ir ao banheiro.
É por essa mesma razão que Bedford diz que algumas pessoas têm refluxo ácido quando bebem cafeína. Contudo, nesse caso, é o esfíncter do esôfago inferior que relaxa e leva ao refluxo.
Além da cafeína, a natureza ácida da bebida fermentada faz com que o corpo produza mais bile (o tipo de substância amarga e alcalina que faz seu estômago se agitar), que pode se acumular em seu intestino. O excesso de bile, portanto, é o motivo de algumas pessoas terem diarréia após beber café.
E há algo a fazer para parar de fazer cocô depois de tomar café?
Claro que a resposta mais óbvia é: beba menos café. Afinal, menos cafeína significa menos efeito laxativo. Essa também é a razão pela qual você nem sempre experimenta o mesmo efeito com refrigerante ou o chá, que tendem a ter níveis mais baixos de cafeína.
Mas se você simplesmente não consegue abandonar o café (eu te entendo), Orbuch recomenda opções mais ricas, como o expresso. Isso porque ele passa pelo processo de torrefação por mais tempo, então tem menos cafeína.
Então eu tenho que cortar a cafeína?
Bom, fazer cocô depois de beber café realmente te incomoda tanto assim? Se a resposta for sim, vá em frente e tente cortá-lo. Contudo, Bedford explica que o efeito “café seguido de cocô” não é necessariamente algo que você precise evitar. Ele conta, inclusive, que alguns de seus pacientes o bebem principalmente por causa de suas propriedades semelhantes a laxantes.
Bedford também diz que não há problemas a longo prazo associados a tomar uma xícara de café como meio de conseguir ir ao banheiro. Contudo, ele acrescenta que “a exposição constante à cafeína ou ao café quando se envelhece não torna o cólon preguiçoso ou dependente”, como algumas pessoas podem suspeitar. Então, ufa.
Mas há uma exceção. Se você tiver um trato digestivo sensível ou com algum problema digestivo, como a síndrome do intestino irritável, talvez seja necessário dispensar café para ajudar a aliviar seus sintomas.
Fora isso, vá em frente, beba aquele café e desfrute de um cocô agradável e oportuno.