A orla da Prainha cedeu e uma agúa esverdeada deixou o local impróprio para o banho neste sábado (26). O problema ocorreu depois da forte chuva que atingiu a Região dos Lagos nesta sexta-feira (25).
Segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo, tubulações se romperam e, por isso, não é recomendado tomar banho no local e nem na Praia dos Anjos e na Lagoa de Monte Alto .
A cena deixou moradores, turistas e comerciantes assustados. A vendedora ambulante de açaí, Andreza Mendonça, contou que foi trabalhar neste sábado quando viu que o tempo abriu, mas quando chegou no local se deparou com a destruição.
“Fiquei horrorizada, o fedor era insuportável. E pessoalmente a situação é mais terrível do que na foto. As pessoas chegavam, sentiam o cheiro e iam embora”, disse a ambulante, lamentando o dia de trabalho perdido e sem saber quando irá retornar.
A ambulante disse ainda que os próprios trabalhadores estavam avisando os turistas sobre a situação já que, entre 8h e 10h, não avistaram ninguém da Prefeitura no local. Mas ela afirmou que máquinas já estava trabalhando.
A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que equipes da Secretaria do Ambiente já estão avaliando a situação e a Prolagos também já foi acionada pela Prefeitura para tomar providências sobre o caso.
Orla da Prainha cede após forte chuva em Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Andreza Mendonça/arquivo pessoal
A concessionária Prolagos informou que não há registros de rompimento de redes de abastecimento de água em função das fortes chuvas que atingiram a região na noite de ontem. Em relação ao esgotamento sanitário, o sistema é projetado para interceptar a rede pluvial e direcionar o volume de esgoto para as estações de tratamento.
A Prolagos disse ainda que em períodos de chuva mais intensa, o excedente deságua nos recursos hídricos (rios, praias, lagoas). A concessionária disse também que não é responsável pelas redes de drenagem de água da chuva. No entanto, está apoiando as prefeituras com máquinas e equipes de manutenção para auxiliar as localidades mais afetadas.
A Defesa Civil de Arraial do Cabo ainda não tem um balanço do número de ocorrências registradas na cidade em função da chuva.