A partir desta quarta-feira, 693 vans, distribuídas em 45 linhas, estão autorizadas a rodar pelos 21 bairros da Área de Planejamento 5 (AP-5): Bangu, Gericinó, Padre Miguel, Senador Camará, Campos dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo, Vila Militar, Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Barra de Guaratiba, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Paciência, Santa Cruz e Sepetiba. A decisão foi publicada no Diário Oficial do município desta quarta-feira.
As novas linhas funcionarão 24 horas e possuem bilhetagem eletrônica e validadores que permitirão a utilização do Bilhete Único Carioca (BUC). Os veículos serão monitorados por GPS e as linhas circularão ininterruptamente, cobrindo os itinerários todos os dias da semana, de acordo com o decreto.
A tarifa é a mesma dos ônibus (R$ 3,80). As vans fazem parte de uma rede integrada alimentadora de outros meios de transporte de maior capacidade (como ônibus, BRT, trens e metrô) e “promoverão deslocamentos de âmbito local aos pólos geradores de viagens dos usuários, tais como centros comerciais, escolas, hospitais e áreas de lazer”, afirma a prefeitura do Rio.
Os veículos terão identidade visual padronizada, que incluirão elementos que identifiquem a região onde irão atuar. Na Zona Oeste, por exemplo, a cor vermelha terá destaque, a exemplo da identidade visual dos ônibus convencionais. Todos os motoristas estarão devidamente uniformizados e identificados.
As novas linhas do serviço de Transporte Público Local (STPL) somam-se às já licitadas nas Zonas Sul, Norte e Oeste.