Os fiscais da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), orgão vinculado à Secretaria Municipal de ordem pública (Seop), aplicaram 51 autuações e removeram 14 vans, sendo três piratas, nesta última sexta-feira. As ações aconteceram nos bairros de Inhaúma, Bonsucesso, Penha, Campo Grande e Santa Cruz.
Entre as irregularidades flagradas pelos agentes destacam-se: veículo em mau estado de conservação, uso de celular ao volante, falta de selo de vistoria e fora da validade, licenciamento atrasado, lotação excedente à permitida no utilitário, motorista sem os documentos de porte obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e van legalizada trafegando com condutor sem autorização.
Segundo a secretaria, nem todos os veículos autuados são removidos. Mas os veículos removidos são levados para os dois depósitos municipais. E todos as vans identificadas como piratas são removidas e apreendidas, e os condutores e ou proprietários são multados.
A operação faz parte de ações iniciadas em agosto, quando houve a reestruturação das operações da CETC, que voltou a focar seus esforços somente na fiscalização do transporte complementar. O objetivo é trazer mais segurança na mobilidade dos usuários de vans e kombis, fiscalizar os serviços prestados e reprimir o transporte pirata.
Segundo a Seop, de agosto até agora já ocorreram 1.061 apreensões de veículos e foram retiradas de circulação das ruas do Rio 1.061 vans, entre piratas e irregulares. Só em autuações, foram mais de 2.100 autuações por irregularidades flagradas nas ruas.
As ações da Coordenadoria seguem intensificadas em diversos pontos da cidade durante o sábado. A CETC destaca a importância da população no registro de denúncias, que são anônimas e podem ser realizadas por meio do 1746 em posse da placa, data, horário e local com o objetivo de auxiliar no direcionamento e planejamento das ações.