– É uma emoção muito grande estar aqui ao lado da diretora (Wanda Lúcia Santana) e também da nossa secretária de Educação,Talma. Porque não só a educação é de qualidade, mas também o uniforme, material escolar e tem ainda o tênis, que nós estamos estreando hoje para toda nossa rede. Era um sonho meu que agora se realiza, fico muito feliz. As crianças são 20% da nossa população, mas 100% do nosso futuro. Aqui se forma o Rio de Janeiro de amanhã que nós sonhamos – afirmou Crivella, que estava usando um modelo tênis igual ao que os alunos começaram a receber.

Talma Suane lembrou que modelo dos uniformes foi democraticamente escolhido pelos alunos.
– Nós tivemos muito cuidado com a participação das crianças na escolha do uniforme e também na escolha do tênis, um desejo do prefeito que a gente colocou em prática, com um desenho especial, para todos os alunos. Isso nos deixa muito orgulhosos – disse a secretária de Educação, ressaltando que as outras 1.539 escolas da rede municipal começarão a receber o uniforme também a partir desta segunda.
A diretora Wanda Lúcia Santana destacou que só na sua escola são 420 crianças.
– Abrir o ano letivo, numa época em que todos estão sem dinheiro, com uniforme sem custos para os pais, é maravilhoso, gratificante – comentou a diretora, elogiando a iniciativa de o prefeito ter escolhido o colégio, “numa região bastante carente”, para o início oficial do ano letivo.

Maior rede de ensino público da América Latina
O ano letivo da rede municipal de ensino, a maior da América Latina, tem 55 mil novas matrículas. No total, são 650 mil alunos distribuídos em 1.540 escolas, em segmentos que passam por Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental, Classe Especial e Educação de Jovens e Adultos. Uniforme antigo ainda pode ser utilizado. Os uniformes serão distribuídos até março.
Prefeitura dá tênis pela primeira vez no kit escolar
Pela primeira vez, a Prefeitura dará um par de tênis a cada aluno, que terá direito também a um kit com três camisas – vale lembrar que o custo da licitação foi 34,82%abaixo da realizada na gestão passada, em 2014. As camisas do novo uniforme têm um desenho mais moderno, aprovado pelo conselho dos alunos. A troca do uniforme será feita de forma gradual devido à grande quantidade de alunos. Os que têm a camisa antiga, que também foi distribuída, poderão usá-las.
A partir da Pré-Escola, os alunos também recebem: apontador, borracha, caderno de desenho, caneta, cola, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, massa para modelar, pincel, tesoura sem ponta, tinta guache, régua e transferidor. Desenvolvido pelos próprios educadores municipais, o novo Material Didático Carioca substitui as antigas apostilas por livros para classes do 1º ao 9º ano. O título de Rio 2020 – Capital Mundial da Arquitetura, concedido pela Unesco, será explorado nesse material para que os alunos conheçam os territórios da cidade, por meio das paisagens e arquitetura.
Pais e alunos comemoram
Gleide de Araújo, de 35 anos, mãe de Heitor , de 3 anos; Miguel, de 4, de Gabrielly, de 14 (ela estuda na Escola Municipal Monte Castelo, no mesmo bairro), disse que o kit escolar de graça representa uma economia e tanta para os pais.
– Se fossemos ter que comprar, teríamos que gastar mais de R$ 120, no mínimo, com cada kit, incluindo o tênis. Só na minha casa, são mais de R$ 500 de economia. Numa época apertada para as famílias, como todo início de ano, a iniciativa da Prefeitura é muito bem vinda – agradeceu Gleide.

A vendedora Raquel Cândido, de 27, garantiu que a filha, Serena, de 5 anos, foi até “mais animada” para a escola.
– Sabendo que vai ganhar uniforme novo, ela veio toda feliz e contente – ressaltou Raquel.
Já o auxiliar de serviços-gerais Diego Domingos, de 24 anos, que foi levar o filho, Davi, 4, para o primeiro dia de aula, com a avó do menino, Cleonice da Silva, 43, elogiou a qualidade do material.
– Tudo de primeira qualidade. O Governo municipal está de parabéns. É a primeira vez que vejo um material tão bom assim – assegurou Domingos.
Mais 27 creches e novo período de matrículas
A Prefeitura acrescentou 27 unidades parceiras no segmento creche, aumentando para 188 o número de instituições conveniadas. Em função da disponibilidade de vagas sem confirmação dos responsáveis, um novo período de matrículas está aberto desde o último dia 4 e vai até 16 de fevereiro. Basta acessar o link http://matricula.rio/