A Prefeitura do Rio de Janeiro reforça o combate ao sarampo com a ampliação dos pontos de vacinação pela cidade. A medida visa facilitar o acesso da população à vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A ação faz parte da intensificação das estratégias de imunização e mobilização social contra o avanço da doença, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas.
Além da vacina tríplice viral, também estará disponível, nos mesmos pontos, a vacina contra a gripe. Ela é destinada a grupos prioritários como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a seis anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
A vacinação pode ser realizada em unidades de saúde da cidade e nos Super Centros Cariocas de Vacinação: em Botafogo, com funcionamento diário das 8h às 22h, e no Campo Grande Park Shopping, no horário de funcionamento do centro comercial.
Confira os pontos móveis de vacinação nesta semana:
Sexta-feira (11/04)
- Das 8h às 16h: Terminal Gentileza, Aeroporto Santos Dumont
- Das 9h às 17h: Saara
- Das 13h às 17h: Parque Realengo
Segunda-feira (14/04)
- Das 8h às 16h: Terminal Gentileza, Aeroporto Santos Dumont
- Das 9h às 17h: Saara
Terça-feira (15/04)
- Das 8h às 16h: Terminal Gentileza, Aeroporto Santos Dumont
- Das 9h às 17h: Saara
Quarta-feira (16/04)
- Das 8h30 às 16h: Metrô Carioca, Metrô Botafogo, Metrô Jardim Oceânico, Metrô Triagem, Metrô Colégio, Terminal Gentileza, Aeroporto Santos Dumont
- Das 9h às 17h: Saara
Quinta-feira (17/04)
- Das 8h30 às 16h: Metrô Maracanã, Metrô Carioca, Metrô Botafogo, Metrô Jardim Oceânico, Metrô Triagem, Metrô Colégio, Terminal Gentileza, Aeroporto Santos Dumont
- Das 9h às 17h: Saara
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização, principalmente para as crianças e adultos que ainda não tomaram as doses recomendadas. A ampliação dos pontos de vacinação tem como objetivo alcançar o maior número possível de pessoas, evitando novos surtos da doença na cidade.
A recomendação é que todos verifiquem a caderneta de vacinação e, em caso de dúvidas, procurem o posto mais próximo. Vacinar é um ato de cuidado coletivo.