*Prefeitura do Rio de Janeiro libera salões de beleza, mas não serão todos que poderão abrir*
Por enquanto somente alguns terão autorização para funcionarem e a Vigilância Sanitária estará atenta.
Nesta segunda-feira (22), a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que os salões de beleza poderão abrir, mas por enquanto a autorização vale somente para aqueles que estão dentro dos shoppings. Os salões e barbearias de rua ainda devem permanecer fechados por tempo indeterminado.
De acordo com a prefeitura, somente na Fase 3 da reabertura é que os salões e barbearias de rua poderão voltar a funcionar e apesar da previsão disto acontecer ser na semana que vem, não há uma data definida, já que a pandemia vem fazendo novas vítimas diariamente por todo estado.
“Estamos permitindo, a partir de hoje, no acordo da secretária, verificando os protocolos específicos, as restrições sanitárias, a abertura de salão de beleza nos shoppings”, informou a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim.
A princípio, os shoppings seriam liberados somente na Fase 3, só que o prefeito do Rio autorizou uma mudança e estes estabelecimentos já estão funcionando, mas adotando um protocolo de segurança.
Por enquanto o Rio de Janeiro está a Fase 2 da reabertura, sendo assim, estão autorizados a funcionar somente o seguintes estabelecimentos: concessionárias e agências de carros, lojas de móveis e decorações, ambulantes que estejam devidamente legalizados, lojas de alimentação em shopping, lanchonetes e bares, padarias e lojas de conveniência, escritórios em geral, hotéis, praças e parques, entre outros.
*Fase 3 liberará novos estabelecimentos para abertura*
O prefeito Marcelo Crivella disse na semana passada que a Fase 3 da reabertura poderia até ser antecipada, mas que isto depende de alguns fatores. Nesta nova fase, todos os comércios poderão abrir, porém, terão que providenciar uma forma de que haja restrição de clientes na loja, evitando assim as aglomerações.
Na Fase 3 as academias também podem voltar a funcionar, mas com agendamento e distanciamento.
Creches, escolas para o quinto e nono ano, além de salões de beleza, atividades culturais, entre outros, poderão voltar, mas todos deverão respeitar o distanciamento e providenciar para que tudo seja devidamente higienizado.



