Prefeitura recebe 150 pistolas da PRF, apesar da Guarda Municipal não ter porte de arma

O prefeito  Marcelo Crivella (Republicanos) e a  Polícia Rodoviária Federal (PRF)  assinaram um termo de cooperação técnica para melhoria na Guarda Municipal do Rio. O convênio prevê a doação de 150 pistolas para o município. Os guardas da cidade, no entanto, não podem andar armados.

O termo foi assinado na quarta-feira e prevê ainda a cessão do antigo prédio do  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).  O prédio que fica no terreno da sede da PRF, em  Irajá, na  Zona Norte; e treinamento e troca de experiências entre as duas instituições.

“Há estrutura para treinamento, com troca de experiência entre a GM e a PRF. Vamos fazer uma escola que será muito importante. Eles vão ceder o prédio e nós, os professores, vamos educar os filhos dos policiais e dos guardas municipais”, disse Crivella, durante a assinatura do termo. O senador  Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ)  esteve presente na solenidade.

De acordo com a prefeitura, o prédio do antigo DNIT tem dois andares e também funcionará como base operacional dos   grupamentos especiais de Cães de Guarda (GCG), Tático Móvel (GTM) e de   Guardas Motociclistas (GGM), além da  Corregedoria da Guarda Municipal.