Um dos suspeitos de envolvimento na morte do turista argentino Matías Sebastian Carena, de 28 anos, durante uma briga em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi preso na madrugada deste sábado. Pedro Henrique Marciano, o PH, de 25 anos, foi encontrado em uma casa na Favela da Coreia, em Senador Camará, Zona Oeste do Rio.
Ele é um dos quatro que tiveram a prisão temporária pedida pela Justiça. O delegado Rodrigo Brand, da Divisão de Homicídios (DH), disse que não tem dúvida de que os quatro brasileiros tinham a intenção de matar o turista.
PH foi preso por policiais militares do 14° BPM, após verificarem informação enviada pelo Disque Denúncia. Ele estava no número 272, na Rua Tamboril, e foi transferido da 34ª DP (Bangu) para a Divisão de Homicídios.
Segundo o advogado de PH, Pablo Vilela, o suspeito estava na casa da namorada quando foi encontrado pela polícia. Mineiro, ele mora em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e trabalha como promotor de festas.
– Ele esta muito abalado com a situação. Não teve intenção de matar. Foi uma briga generalizada, uma rixa entre brasileiros e argentinos.
Nas imagens, PH é o homem que chuta o argentino, logo depois que o músico Valterson Ferreira Cantuária, o Toddy Cantuária, dá o primeiro soco.
– O Pedro pensou em se entregar, mas ficou com medo pois sabe da crise carcerária no estado. Depois daquela noite, ele não teve mais contato com aqueles amigos – conta o advogado.
Pablo foi chamado para cuidar do caso pela mãe de PH, que mora em Uberlândia, em Minas Gerais.
– Ele esta disposto a colaborar com a polícia e será ouvido neste sábado pelo delegado.
PH estava foragido, assim como os outros três suspeitos, entre eles Valterson Ferreira Cantuária, o Toddy Cantuária, considerado foragido internacional. Segundo a polícia, às 11h40 do mesmo dia do crime ele pegou um avião para Madri, na Espanha. Os investigadores afirmam que o músico pegou um táxi logo após dar o soco que deixou Matias desacordado. Ao chegar em casa, ele pegou uma muda de roupas e, no mesmo veículo, foi para o aeroporto.
Na sexta-feira, imagens de câmeras de segurança exibidas pelo jornal Hoje, da TV Globo, mostraram o momento em que o argentino foi agredido e morto. O vídeo mostra o primeiro soco sofrido pelo argentino.i desferido pelo pagodeiro Toddy Cantuária, ex-músico do Karametade. Matias parece já cair inconsciente. Mesmo assim, os outros agressores continuam chutando e desferindo golpes no jovem.
As imagens também registraram algumas pessoas socorrendo a vítima e a colocando dentro de um táxi, cinco minutos após o crime. Uma delas contou que passou pelos agressores e afirmou que eles estavam aparentemente bêbados:
— Quando estávamos caminhando em direção à (rua) Prudente de Moraes, encontramos os brasileiros (que agrediram o argentino). Eles estavam muito bêbados e disseram para não irmos naquela direção, porque tinham caído na porrada com argentinos. Andamos mais um pouco e vimos o rapaz estatelado no chão. Tentamos ajudar. Um homem fez massagem cardíaca nele, mas não deu certo. Chamamos um táxi, mas a vítima já não tinha pulso. Falaram que ele estava com o pescoço quebrado — contou Guilherme Pereira.
Ainda de acordo com Guilherme, ao cruzar com os agressores, eles teriam relatado o crime em tom de vitória:
— O homem de muleta falou: ‘pegaram minha muleta para bater no cara’. Na hora nem acreditei.