A Clínica da Família Santa Marta, em Botafogo, participa neste sábado (02/12), da 18ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ). Na ação, das 9h às 15h, médicos dermatologistas atenderão a população e levarão orientação sobre a prevenção a doença. O estado do Rio de Janeiro responde por 13,9% dos casos de câncer da pele no país. Do total de casos no estado, 49,18% estão concentrados na capital.
Os números refletem por si só a importância da campanha de esclarecimento à população. O tipo não-melanoma, de maior incidência, apesar de menos fatal, pode provocar deformidades e cicatrizes cirúrgicas grandes indesejáveis quando não tratado rapidamente.
A melhor forma de prevenção é a proteção. E se proteger é simples e barato, e começa com mudança de comportamento. Não se expor ao sol, usar chapéu, boné e óculos contra os raios UVA e UVB vêm antes do uso do filtro solar, terceiro fator de fotoproteção.
Dados do Instituto Nacional do Câncer sobre a doença
– Todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país.
– O câncer da pele é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre os tumores da pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente.
– Na pele (maior órgão do corpo humano), o câncer não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo.
A Clínica da Família Santa Marta fica na Rua São Clemente, 312.
FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO