Em coletiva na manhã desta segunda-feira (27), a prefeitura do Rio de Janeiro anuncia o programa RIO+SEGURO, que associa planejamento, inteligência e tecnologia na prevenção à desordem urbana e aos pequenos delitos. O prefeito Marcelo Crivella estará na apresentação no Palácio da Cidade.
A iniciativa começa pelos bairros de Copacabana e Leme, cartões postais da Cidade Maravilhosa e envolve a Guarda Municipal, Cet-Rio, Rio Luz; Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), Riotur; Comlurb, Secretaria Municipal de Assistência Social e de Direitos Humanos (SMASDH), coordenadoria de gestão do espaço urbano (CGEU) e a Superintendência da Zona Sul. A Secretaria de Ordem Pública coordena a operação.
O programa prevê um aumento de 280 homens no efetivo da Guarda Municipal nos bairros. Todos irão atuar 24 horas com o apoio de dois micro-ônibus como base operacional, dez carros e 33 motocicletas. A polícia militar também reforça esta operação com 140 policiais. O RIO+SEGURO prevê a integração das atividades da GM com as forças de segurança do Estado. Seja em ações autônomas dos guardas municipais ou conjuntas com policiais militares do 19º BPM (Copacabana) e do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR). Toda equipe de campo receberá informações e imagens captadas por 54 câmeras espalhadas em pontos estratégicos e monitoradas em tempo real pelas equipes do Núcleo de Videopatrulhamento da GM.
A tecnologia irá permitir também a localização exata de cada um dos guardas municipais envolvidos na operação. Além de agilizar o deslocamento das equipes, os smartphones recebem informações sobre as missões e imagens de suspeitos. As equipes de Videopatrulhamento da GM têm treinamento para realizar análise e identificar padrões de comportamento. A capacitação permite a identificação de pessoas suspeitas na iminência de executarem crimes, possibilitando ações preventivas.
O mapa de desordem e de pontos com maior incidência de pequenos delitos cobre toda orla e suas ruas. Este mapeamento é resultado da análise de dados estatísticos de setores de Inteligência. Este mapeamento permite a adoção de iniciativas de ordenamento urbano, pela Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e GM, para redução da desordem e da prática de pequenos delitos. Além de ações conjuntas, como o acolhimento de população em situação de rua e a organização do comércio ambulante legal, o Rio + Seguro chega para tranquilizar o carioca e lhe trazer mais qualidade de vida.
FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO