Voltamos a tratar de um assunto prioritário para a maioria dos profissionais: a remuneração, algo fundamental quando se considera a escolha da carreira. O profissional formado em Publicidade tem a tarefa de desenvolver estratégias para inclusão e destaque do novo produto no mercado, através de anúncios que façam o consumidor tomar conhecimento das qualidades da mercadoria.
Também é tarefa do publicitário elaborar materiais como marcas, site e identidade visual em geral. Analisar assuntos envolvendo diagnósticos, planejamento estratégico de atuação e desenvolvimento dos trabalhos, propondo alternativas e soluções.
Quem começa na carreira (trainee), segundo a pesquisa do Site Nacional de Empregos, tem remuneração inicial que é de R$ 1264,40 em empresas pequenas, R$ 1643,73 nas médias e R$ 2136,85 nas grandes.
No estágio posterior, como publicitário júnior, o ganho vai de R$ 1580,50 (empresa pequena) a R$ 2671,06 (empresa grande). Como profissional pleno, ganha de R$ 1975,63 a R$ 3338,82.
Ao chegar à penúltima fase da carreira, o publicitário sênior tem remuneração que vai de R$ 2469,54 a R$ 4173,53. Por fim, o profissional master recebe entre R$ 3086,93, nas empresas pequenas, e R$ 5216,91, nas grandes.
AINDA A PUBLICIDADE
Talvez por influência das novelas e filmes, costuma ser corrente a ideia de que a carreira de publicidade e propaganda é algo fácil, divertida, cheia de charme e rentável sem muito esforço. Saiba: isso não é verdade. A carga de trabalho e o nível de pressão da carreira são bastante grandes. Além disso, essa profissão impõe desafios, como a manipulação de diferentes mídias, exigida pelo marketing digital. Contudo, é uma área que dá liberdade para a criação de ideias e inovação, além de estar em crescimento.É preciso se manter sempre atualizado.
AINDA A PUBLICIDADE (2)
O curso tem duração de quatro anos e o estágio na área não é obrigatório. Não é necessário ter diploma específico de Publicidade e Propaganda. Mas as agências e empresas costumam dar preferência a profissionais que têm curso superior na área. As principais áreas de atuação do publicitário são: – Produção, criação e planejamento publicitário em agências, Marketing, Pesquisa de mercado, Comunicação digital e Promoção de vendas.
ALUNOS NAS PARTICULARES
Pesquisas mostram que, de cada 10 estudantes do país, 7 estão matriculados em instituições da iniciativa privada. Dados da Companhia de Estágios – assessoria e consultoria especializada em vagas de estágio e trainee – revelam que, dos 74,4% de alunos que estudam em instituições particulares, apenas um quarto não tem qualquer gasto com educação, pois, os custos são pagos por terceiros, o restante precisa investir parte da renda para garantir os estudos.
ISENÇÃO
Os candidatos que desejarem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem solicitar o benefício a partir de amanhã. A taxa cobrada neste ano será de R$ 82.