Um comboio com mais de 15 viaturas da PM chamou a atenção de quem estava na Avenida Teixeira e Souza, na manhã dessa segunda-feira (16/02). Eram viaturas das tropas especiais da Polícia Militar, em sua maioria do BAC (Batalhão de Ações com Cães). Logo depois, a Autoviação Salineira emitiu uma nota de que a linha 311 (Célula Mater) estaria suspensa por tempo indeterminado por conta de problemas de segurança no bairro Manoel Corrêa, um dos pontos mais perigosos da Região dos Lagos por conta do domínio do tráfico de drogas que domina o local há décadas.
Isso aconteceu um dia depois do segundo policial militar ser moto em Cabo Frio, em um intervalo de apenas cinco dias. Um sargento da Polícia Militar foi morto a tiros nesse domingo (16/02), no bairro Braga, em Cabo Frio. A vítima é Luis Paulo Costa da Silva, de 39 anos, havia acabado de deixar o plantão e passava de carro pela Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos, quando foi atingido por pelo menos nove disparos de pistola e fuzil. Devido à gravidade dos ferimentos, ele não resistiu e morreu no local.
O corpo do policial será velado nesta segunda-feira (17/02), na quadra Poliesportiva Osvaldo Antunes Neves e o enterro acontecerá no Cemitério São Judas Tadeu, às 11h, em Iguaba Grande. Ele era casado, deixa três filhos e a esposa grávida. A Polícia Civil analisa imagens de câmeras de segurança e já sabe que pelo menos quatro criminosos participaram da execução. Eles fugiram do local após cometer o homicídio e ainda não foram localizados, mas o carro usado pelos atiradores foi encontrado horas depois, na localidade de Monte Alto, em Arraial do Cabo. No veículo, foram encontradas roupas camufladas e estojos de fuzil.
De acordo com o delegado titular da 126º Delegacia Policial, Sérgio Simões Caldas, o Toyota Corolla usado pelos atiradores foi roubado no último dia 7 de fevereiro na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e teria chegado a Região dos Lagos nesse final de semana. “Tudo indica que esse crime tenha sido planejado e, efetivamente, a ideia era executar o sargento nessa manhã [de domingo], porque foi tudo preparado, desde o roubo do veículo em Caxias, a vinda do carro para Cabo Frio e a execução que aconteceu nessa manhã. Da forma como ele foi executado, sequer possibilidade de defesa ele teve”, afirma o delegado responsável pelas investigações.
Os tiros disparados contra o PM também atingiram a parede de uma casa, um carro e a lateral de um caminhão baú. Os veículos estavam estacionados próximos ao local do atentado e, segundo os moradores, não tinha ninguém dentro deles no momento da ação.
NA QUARTA-FEIRA SARGENTO DO GAT FOI MORTO EM CONFRONTO
Na noite de quarta-feira (12/02) a polícia militar entrou em confronto com bandidos armados, ligados ao tráfico de drogas, no bairro Figueira em cidade de Arraial do Cabo. Na ação policial, o Sargento Ricardo Oliveira, do Grupamento de Ações Táticas (GAT), e um dos mais ativos policiais do 25º BPM, foi atingido por um disparo, chegou a ser socorrido pelos companheiros, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu. Na sexta-feira Hermerson Silveira de Souza, apontado como culpado pela morte do PM e um dos mais perigosos traficantes de Arraial do Cabo foi morto em Araruama durante confronto com a PM.