Rio de Janeiro tem primeiro caso confirmado do novo coronavírus
O governo estadual já confirmou o primeiro caso do coronavírus no Rio.
Nesta quinta-feira (05), o governo do estado do Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso do novo coronavírus e Edmar Santos, secretário estadual da saúde, se preparar para dar maiores detalhes no caso diretamente do Palácio da Guanabara.
Segundo informou o Ministério da Saúde na tarde de hoje, no Brasil já são oito casos, sendo que 6 são em São Paulo, 1 no Espírito Santo e este no Rio de Janeiro. Em relação aos casos suspeitos, o número já é de 636, com 79 destes pacientes no Rio de Janeiro.
De acordo com o portal G1, a OMS – Organização Mundial da Saúde considera que os casos assintomáticos de coronavírus precisam ser classificados como confirmados e em nota informou: “Toda pessoa com teste positivo para Covid-19 é considerado como um caso de Covid-19”.
Uma curiosidade é que na China, país epicentro desta doença, os casos assintomáticos de coronavírus não estão entrando na classificação de casso confirmados. No mês passado a revista Nature até divulgou um artigo onde vários cientistas estão questionado a forma como a China vem abordando este tema.
Wu Zunyou, que é o epidemiologista chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças de Pequim, respondeu à reportagem da revista alegando que os casos positivos ficam isolados pelo menos pro 14 dias e são monitorados durante todo este período por autoridades de saúde. Caso algum desenvolva sintomas nestes 14 dias, aí sim, são classificados como confirmados.
O primeiro paciente infectado pelo coronavírus no Rio de Janeiro é uma mulher de 27 anos que foi recentemente à Itália, ela é de Barra Mana, sul fluminense e seguirá sendo acompanhada pelos órgãos competentes.
O governo já anunciou a inauguração de um hospital para os próximos 40 dias que oferecerá 75 leitos e depois será inaugurada uma ala com 20 leitos em um hospital estadual apenas para os pacientes que forem diagnosticados com o coronavírus. Quem não tem infecção grave fará o tratamento em casa mesmo.