Devido ao tempo chuvoso, o município do Rio entrou em estágio de atenção na madrugada desta segunda-feira, às 1h50m. A informação é do Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura. De acordo com o órgão, o quadro é provocado ao núcleos de precipitação, associados à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que provocam chuvas com intensidade forte em pontos das zonas Norte e Oeste, e fraca a moderada em outros pontos da cidade.
Ainda de acordo com o COR, há a previsão de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas por toda a madrugada deste domingo. Neste período, já foram registradas precipitação de forte intensidade em bairros como a Ilha do Governador, na Zona Norte. Em outros bairros, como Anchieta, Penha e Méier, também na Zona Norte; e Jacarepaguá e Campo Grande, na Zona Oeste; o registro foi de chuva moderada.
Motoristas que circulam pelas vias da cidade e também da Região Metropolitana do Rio, onde há municípios em que a chuva também não dá trégua, precisam redobrar a atenção enquanto estiverem ao volante. O Estágio de Atenção é o segundo nível numa escalade três e significa possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
Para esta segunda-feira, segundo a mateorologia, o tempo permanecerá instável, com temperaturas e declínio e ventos moderados, bastante nebulosidade e chuva moderada ao longo do dia. A tendência é que o tempo continue instável ao longo da terça-feira, com céu nublado a encoberto e chuva moderada a qualquer momento. Os ventos ficarão com intensidade moderada e as temperaturas estarão estáveis.