.
ROTULAGEM NUTRICIONAL
Os rótulos, além de trazerem identidade e beleza para os produtos, através de suas embalagens desenvolvidas para chamar a atenção, eles possuem uma função muito importante que é informar as características nutricionais deste produto. Essas informações , em geral, encontram-se no verso das embalagens. Você tem o hábito de olhar o verso dos produtos que compra e que tem por hábito consumir?
Vou relacionar abaixo, algumas informações que são obrigatórias nas embalagens dos produtos, que vão influenciar na sua saúde e, em geral, estão somente na parte de trás das embalagens:
• Fabricante: neste local, encontra-se a origem do produto. Se é produzido por quem embalou o produto ou se foi produzido por uma empresa e embalado para venda por outra empresa;
• Ingredientes: local onde são descritos os ingredientes utilizados na fabricação do produto. Tem 2 pontos importantes que devem ser vistos nesta área: a ordem dos ingredientes e quantos ingredientes o produto possui. Os ingredientes são informados em forma decrescente, ou seja, os primeiros ingredientes são os que estão mais presentes no produto e o último ingrediente é o que menos está presente. A quantidade de ingredientes utilizados também é importante. Quanto menos ingredientes um produto tiver, mais próximo ao natural ele é. Quanto mais ingredientes, mais industrializado ele foi. Ou seja, mais substâncias industrializadas você estará consumindo ( aditivos, conservantes, emulsificantes…);
• Alerta de alergênicos: ao final da descrição dos ingredientes existe a necessidade de alertar se existe alguma substância no produto que venha a causar alergias, como: amendoim, trigo, aveia, cevada, leite, entre outras.
• Tabela nutricional: nesta tabela estão descritas as informações referente às características nutricionais dos produtos, como calorias, quantidade de carboidrato, proteína, gorduras totais, trans, saturadas e instauradas, sódio, entre outras quantidades de vitaminas e minerais. Lembrete: nesta tabela essas quantidades são informadas de acordo com um porção pré estabelecida na legislação referente ao produto. Ou seja, essas informações são referentes a somente uma parte do consumo da embalagem toda.
No momento está em vigor uma consulta pública para que algumas informações sejam apresentadas de forma mais clara e visível nas embalagens. Para quem quiser participar ou ter mais informações sobre rotulagem nutricional segue endereço eletrônico: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/abertas-consultas-publicas-sobre-rotulagem-de-alimentos/219201.
Patrícia Santanna
Nutricionista – CRN 05100214



