A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, informou nesta quinta-feira (27) que investiga um caso suspeito de coronavírus na cidade. De acordo com o município, a paciente é uma mulher moradora da cidade que realizou cruzeiro com destino à Argentina no dia 16 e retornou ao Brasil nesta semana.
Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
Segundo a Prefeitura, o município foi notificado sobre o caso nesta quarta (16) por um hospital da rede privada da cidade.
“Segundo o hospital, a paciente passa bem, sem agravo do quarto, com previsão de ser liberada hoje. Ela receberá todas as orientações de precaução de contato. No atendimento, foram adotadas todas as medidas preventivas para a transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para a vírus respiratórios comuns”, informou a Prefeitura em nota.
Ainda de acordo com a nota da Prefeitura, o material coletado para análise específica foi encaminhado para o laboratório de referência do Estado, o Lacen-RJ, que encaminha também para a Fiocruz, de acordo com o protocolo Charité, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O caso só poderá ser confirmado ou descartado, após o resultado.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que até o momento trata cinco casos como suspeitos no estado do Rio: dois na capital, dois em Niterói e um em Nova Iguaçu.