Segundo caso do novo coronavírus é confirmado no Rio de Janeiro, a paciente está na capital
A Secretaria de Estado de Saúde já confirmou o novo caso no Rio.
Nesta última sexta-feira (06), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou o segundo caso do novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro, na madrugada de hoje o órgão revelou que a paciente tem 52 anos, mora na capital e apresentou os sintomas de quadro viral após voltar de uma viagem à Itália esta semana.
O primeiro caso no Rio de Janeiro foi confirmado nesta última quinta-feira (05), a paciente é de Barra Mansa, sul fluminense e também retornou de uma viagem à Itália. Esta segunda paciente foi levada para uma unidade de saúde particular após apresentar tosse, febre e dificuldade para respirar, além de conjuntivite.
Como ela viajou à Itália com outras três pessoas, todas serão monitoras pela Vigilância municipal em parceria com a SES. A mulher reside sozinha e ficará em isolamento domiciliar.
“É importante destacar que continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os dois casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência e não há razão para pânico. Os cuidados devem permanecer os mesmos que tomamos para a gripe”, informou Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde, em nota divulgada.
No mesmo dia em que a paciente foi levada para a unidade de saúde, foi realizada a primeira amostra para testagem e o resultado deu negativo, mas o caso foi comunicado aos CIEVSs municipais e também estaduais. Ontem o material foi encaminhado ao Lacen-RJ e ao Fiocruz, então os novos testes confirmaram o laudo positivo para o novo coronavírus.
Na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento na TV e alegou que ‘não há motivo para pânico’. Algumas horas antes, o Ministério da Saúde confirmou que no Brasil já são 13 casos confirmados e 768 classificados como suspeitos.



