Na madrugada desta terça-feira (13), um crime chocou os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. Um dos sinos da igreja, uma peça de metal com mais de 25 kg, foi furtado da torre. Esse incidente representa mais um episódio de uma série de assaltos ocorridos no local nos últimos tempos.
O pároco Anderson Monteiro lamentou os frequentes assaltos que a igreja tem sofrido, resultando no desaparecimento de diversos objetos de valor. Entre os itens já levados estão castiçais, cruz, pratos de bateria e até mesmo uma porta de alumínio. Porém, o sino em questão, que fazia parte da igreja antiga, possuía um valor histórico significativo, datando sua fabricação de 1896.
A Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso possui medidas de segurança como muros altos, gradil, cerca e circuito de câmeras. No entanto, mesmo com tais precauções, a ação criminosa não foi evitada. A Polícia Militar (PM) afirmou, em nota, que não recebeu nenhum chamado referente a esse tipo de crime na região. No entanto, eles destacaram que realizam patrulhamento na localidade, onde a maioria dos imóveis é comercial.
O caso do furto do sino foi registrado na 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso), que agora está encarregada das investigações. Os agentes estão ouvindo testemunhas e buscando imagens de câmeras de segurança que possam auxiliar na identificação do autor do crime.
A comunidade local encontra-se preocupada com a recorrência desses furtos e com a sensação de insegurança que isso gera. A perda do sino histórico, além do seu valor material, representa uma parte importante da história da paróquia, causando um impacto emocional significativo nos paroquianos.
Espera-se que as autoridades policiais realizem uma investigação eficiente para elucidar esse caso e, assim, trazer um pouco de tranquilidade à comunidade religiosa. Além disso, é importante que sejam tomadas medidas adicionais de segurança para evitar futuros furtos e proteger o patrimônio da paróquia, preservando assim a sua história e a devoção dos fiéis.



