Uma informação divulgada nesta segunda-feira pelos sites Uol e O Globo deram esperança aos amigos e familiares de Lucas Zuch.
O surfista não está morto. Hoje, no momento em que seriam retirados os órgãos de Lucas para doação, os médicos do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, constataram que ele ainda estava vivo. Um boletim divulgado pelo hospital informou que o estado dele “é grave e no momento ele passa por uma série de exames de avaliação neurológica”.
Na noite desta segunda-feira, a assessoria da Casa de Saúde São José garantiu que o atleta se transferiu para a capital gaúcha em estado grave, descartando que tivesse sido vítima de morte cerebral durante o período em que ficou no Rio.
A prima de Lucas, Bruna Zuch, chegou a dar declarações ao site do O Globo informando que o surfista teve reações no momento da retirada dos órgãos, que seriam doados, porém ela voltou a fazer contato com o jornal, disse que se enganou e pediu para que as informações fossem retiradas da matéria.
O gaúcho, que foi encontrado submerso no mar na altura da praia do Postinho na terça-feira (7), foi dado como morto no último sábado após passar cinco dias em coma. Lucas surfava sozinho quando se afogou após sofrer uma pancada na cabeça ou por choque com o fundo de areia ou por um impacto com sua própria prancha.
Assim que foi retirado da água pelos guarda-vidas ele foi reanimado e levado para o hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Depois ele foi para a Casa de Saúde São José, no Humaitá, onde no sábado a família recebeu a notícia que Lucas tinha um quadro irreversível devido a lesões cerebrais.
Os principais sites de notícias do Brasil publicaram a notícia da morte de Lucas e nas mídias sociais muita gente escreveu palavras de carinho e conforto aos amigos e familiares. A morte também foi divulgada pelos sócios de Lucas na conta do Instagram do projeto Surfari @surfaritv.
O corpo foi levado para Porto Alegre na madrugada desta segunda-feira, e o velório aconteceria ainda no início desta semana, depois que fosse concluído o processo de doação de órgãos.