Entenda como funciona o leilão da Receita Federal para eletrônicos

Para quem quer comprar notebooks, celulares e outros eletrônicos por um preço abaixo do mercado, uma das alternativas é recorrer aos leilões da Receita Federal. Este tipo de pregão conta com lotes de produtos apreendidos pelo órgão, geralmente fruto de fiscalização em portos e aeroportos. Procurando bem, dá para encontrar opções atrativas, como uma que continha um iPhone 6S de 16 GB e um Apple Watch com lance mínimo de R$ 800 (acessado em dezembro de 2017), por exemplo.

Página de produtos disponíveis para leilão da Receita Federal (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) (Foto: Gabriel Ribeiro)

No entanto, para participar deste tipo de leilão é importante entender as regras. Além disso, é preciso pesquisar bastante para encontrar um preço que realmente valha a pena. Entenda como funciona e o que fazer para participar dos leilões da Receita Federal.

De onde vem os produtos

A maioria dos eletrônicos vem de apreensões feitas pela fiscalização da Receita Federal. Quando alguém passa na barreira aduaneira no aeroporto e tem um aparelho apreendido – por não querer pagar o imposto ou pelo excesso da cota máxima -, o órgão pode posteriormente colocar o dispositivo à leilão público. Outro exemplo é o de produtos apreendidos nos portos, fruto de importação clandestina.

Onde ver os produtos a leilão

O material apreendido é dividido em lotes. Cada lote pode contar com um único produto ou uma caixa com vários equipamentos diferentes. Eles ficam disponíveis no Portal SLE da Receita Federal(http://www25.receita.fazenda.gov.br/leilaoEletronicoInterPub/private/pages/visualizarPortalSle/visualizarPortalSle.jsf), que detalha o preço mínimo e o local onde o produto se encontra. O leilão acontece pela Internet em um período específico, mas também há, em alguns casos, uma modalidade de leilão presencial.

Como funciona

Para participar do leilão é necessário ter um certificado digital válido, através do qual é possível acessar o e-Cac, o sistema online que permite dar os lances. Além disso, o CPF deve estar válido. Vale lembrar que a Receita Federal determina que os produtos adquiridos no leilão sejam para uso pessoal. A revenda é proibida.

Na primeira fase o lote recebe as propostas de preço. O usuário consegue modificar o valor e também desistir, caso desejar. Posteriormente, acontece a abertura da sessão de lances. Só passa para segunda fase quem deu um lance até 10% menor do que a melhor proposta. São estas pessoas que vão participar do pregão. Quem der o lance com o maior valor consegue arrematar o lote. Mas atenção: quem ganhar o leilão e não fizer o pagamento é multado pela Receita Federal.

Frete e garantia

Apesar do pregão acontecer online, a Receita Federal não se responsabiliza pelo frete. Quem arrematou o lote deve ir presencialmente retirar o produto no local especificado pelo órgão. Por isso, é importante ficar atento ao edital, que contém as informações de onde está cada lote e os procedimentos de retirada.

Além do frete, a Receita Federal também não oferece garantia dos produtos que vão a leilão. Não há como saber se o aparelho está funcionando corretamente e não é possível devolver um produto que esteja com defeito.

Vale a pena?

É preciso estar atento a alguns pontos. Primeiro é o local onde está o produto. Arrematar um lote longe da cidade de residência pode não ser vantagem – é importante ler o edital antes de fazer alguma proposta. Outro fator é o preço: pesquise bastante para achar algum produto com um valor que valha a pena apostar – já que não há garantia.

Em uma busca rápida conseguimos achar alguns lotes que chamam a atenção. Além do lote do iPhone e do Apple Watch citado anteriormente, um outro contendo um Galaxy J7 Prime, um Zenfone 2 Laser e um Moto G5 Plus tinha um lance mínimo de R$ 1.200.

Via: TechTudo

XUXA RASPA O CABELO E ASSUSTA FÃS…(FOTOS)

Adepta do corte joãozinho há anos, Xuxa Meneghel decidiu radicalizar ainda mais o visual e chocou os fãs. Em fotos publicadas nas redes sociais nesse sábado (16/6), a apresentadora apareceu com as laterais do cabelo bem mais curtas do que de costume.

Enquanto alguns fãs comentaram dizendo que acharam o corte muito “masculino”, outros relevaram e aceitaram a nova produção. “Ela usa a desculpa da velhice, mas tem muitas mulheres mais velhas do que ela e estão um arraso. Entendo ela não querer usar botox ou fazer outros preenchimentos, mas ela trabalha com a imagem. Ela pode até curtir cabelo curto, mas desse jeito não combina com ela” disse um internauta enquanto outros rebateram dizendo que a apresentadora “fica linda de qualquer jeito”.

E você? O que achou do resultado?

 

 

Professor que encontrou falhas na urna eletrônica deixará o Brasil

0, realizar alguns testes de invasão e buscar vulnerabilidades — o resultado dos testes você pode acompanhar aqui.

A luta de Aranha, sua e de outras equipes de segurança, era caminhar para um modelo mais seguro de contagem de votos. Uma das ideias seria adicionar uma camada extra: o voto impresso. Infelizmente, essa luta sofreu um golpe duro na semana passada, quando o Supremo Tribunal Eleitoral suspendeu a implantação do voto impresso nas próximas eleições por 8 a 2. Vale notar que o uso do voto impresso foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2015 como parte da minirreforma eleitoral.

“O principal argumento de apoio era o risco representado para o sigilo do voto se um mesário verificasse a cédula impressa. Esta máquina também tem uma tela grande, mas tanto faz”

Agora, de acordo com o Baguete, o pesquisador Diego Aranha está deixando o Brasil para dar aulas na Dinamarca, especificamente na Universidade de Aarhus. “A decisão veio de uma desilusão generalizada com o estado completamente disfuncional do país. A (in)segurança da urna eletrônica é apenas mais um exemplo infeliz”, resume Aranha sobre a mudança.

Entre as vulnerabilidades encontradas nas urnas pelas equipes de pesquisa, poderia até ser possível alterar o voto de alguém diretamente — mesmo que o tempo de análise tenha sido curto para ‘maiores’ comprovações. Ainda, também é possível ludibriar cidadãos alterando textos na tela.

No dia em que o STF venceu essa luta, Aranha tweetou: “Voto impresso derrubado no STF. Nenhuma surpresa, com exceção do voto do relator, cujos votos inclusive funcionam como um gerador de números aleatórios superior ao utilizado em 2012 para proteger o sigilo do voto. O Supremo Tribunal Federal acaba de suspender as provas de papel verificadas pelos eleitores nas próximas eleições. O principal argumento de apoio era o risco representado para o sigilo do voto se um mesário verificasse a cédula impressa. Esta máquina também tem uma tela grande, mas tanto faz”.

É preciso notar que todas as vulnerabilidades encontradas, mesmo com o pouco tempo disponível para mais testes, foram corrigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral

Brasileiros são acusados de machismo e racismo na Copa da Rússia

A Copa da Rússia mal começou e algumas atitudes de torcedores brasileiros provocaram reações inflamadas na internet. Em um vídeo publicado na noite de sábado (16/6), alguns homens se aproximaram de uma jovem estrangeira, aparentemente russa, e fizeram uma gravação com ela. Nas redes sociais, o ato foi apontado como uma demonstração de machismo e racismo.

Entre outros impropérios, o grupo cantou “essa buceta é bem rosinha”, referindo-se à cor da mulher. A moça, que obviamente não entende uma única palavra em português, cantou junto a eles, sem ter noção do desrespeito. A objetificação pela qual a estrangeira passa – uma pessoa é reduzida aos órgãos genitais – foi considerada ofensiva pelos internautas.

Além do machismo alarmante, tendo em vista que um grupo de adultos achou por bem fazer comentários grotescos sobre o corpo de uma desconhecida na rua, há indícios de racismo no episódio. Ao exaltar a cor da mulher, deduz-se que outros tons de pele são inferiores.

O vídeo está disponível abaixo. As cenas são fortes e ofensivas.

Um dos integrantes do vídeo foi identificado por internautas como o ex-secretário de Turismo de Ipojuca (PE), à época no PSB, Diego Valença Jatobá. O município fica na região metropolitana de Recife. Jatobá foi procurado pela reportagem via Facebook, mas até a última atualização desta matéria, não havia respondido.

Entre internautas que se manifestaram contra o ato, está a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos. A parlamentar reagiu aos comentários de teor similar feitos pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e pré-candidato à Presidência da República, em episódio ocorrido em 2014. Veja as publicações que apareceram no Twitter:

Maria do Rosario (#LulaLivre)

@mariadorosario

Risadas idiotas. Vergonha desses caras em grupo, se achando engraçados dizendo idiotices ao redor de uma garota. Façam isso com um russo bem grandão! Retuitei só pra dizer que esses babacas podem ter grana pra chegar lá mas não representam o Brasil.

Toni Lula da Silva Bulhoes@ToniBulhoes

Coxinhas brasileiros assediando garota russa, aproveitam o desconhecimento dela da língua portuguesa para abusar da cordialidade.
Isso tem que ser denunciado.

Toni Lula da Silva Bulhoes@ToniBulhoes

Coxinhas brasileiros assediando garota russa, aproveitam o desconhecimento dela da língua portuguesa para abusar da cordialidade.
Isso tem que ser denunciado.

Viúva do FF7 @kaol_

Depois a gente fala que homem só faz merda e vocês acham ruim.

Toni Lula da Silva Bulhoes@ToniBulhoes

Coxinhas brasileiros assediando garota russa, aproveitam o desconhecimento dela da língua portuguesa para abusar da cordialidade.
Isso tem que ser denunciado.

 

Atacante do Marrocos descobre que será pai em dia de gol contra

O atacante do Marrocos Aziz Bouhaddouz viveu, na sexta-feira (15/6), o pior dia de sua carreira, mas o melhor de sua vida. Autor do gol contra aos 49 minutos do segundo tempo, na derrota de sua seleção para o Irã, pelo Grupo B da Copa do Mundo da Rússia, o jogador recebeu uma notícia inesperada logo após a partida: vai ser pai.

“Acabei de falar com minha esposa e estamos esperando um bebê”, disse Aziz Bouhaddouz, em declaração publicada pelo jornal Marca, da Espanha, sobre a ligação telefônica que recebeu de sua mulher minutos depois de tomar banho, ainda no estádio de São Petersburgo, na Rússia.

 

Depois do duelo, ele deixou o campo chorando, consolado pelos companheiros de seleção. “Infelizmente, o futebol é assim, mas estou feliz por outras coisas”, acrescentou o jogador do St.Pauli, da segunda divisão do futebol alemão. “Agora espero que possamos derrotar Portugal”, destacou o atacante, de 31 anos, em um misto de decepção profissional, euforia pessoal e otimismo futebolístico.

O gol contra praticamente colocou um final ao sonho marroquino de chegar às oitavas de final do Mundial, já que as próximas partidas são contra Portugal, na quarta-feira (20/6), e Espanha, em 25 de junho. O revés se torna ainda mais simbólico por causa da esperança dos marroquinos para passar da fase inicial da Copa, no retorno do país depois de duas décadas fora.

Uma das estrelas do Irã, Reza Ghoochannejhad enviou uma mensagem de encorajamento a Aziz Bouhaddouz. “Não o conheço pessoalmente, mas na vida às vezes você ganha e às vezes você perde. Não se abale por esse gol contra”, escreveu Ghoochannejhad no Instagram. “Somos todos profissionais e isso faz parte do futebol, estou muito feliz e orgulhoso do meu país, mas queria desejar-lhe o melhor”, concluiu o iraniano, segundo o diário espanhol.

 

MUSA DA COPA DO MUNDO!! JOJO TODYNHO!!!

No dia da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, Jojo Todynho, fã declarada dos jogadores Neymar e Gabriel Jesus, mostra pela primeira vez a nova silhueta, depois da lipoescultura.

A funkeira, que tirou umas gordurinhas das costas e colocou no bumbum, ostentou a sua comissão de frente numa camisa verde e amarela bem decotada e fez questão de usar uma calcinha tamanho P, na mesma cor.

“Sempre gostei de ousar. Na Copa do Mundo da África, em 2010, apostei com umas amigas que se o Brasil ganhasse do Chile nas oitavas de final, eu tiraria a camisa no meio do Largo de Bangu. A seleção venceu o jogo por três a zero e eu cumpri a promessa” conta a dona do hit “Que tiro foi esse”: “Já fiz muita loucura na Copa. Uma vez, eu e meus amigos enfeitamos a rua da casa da minha avó todinha e meu tio não tirava o carro dele do portão. Não pensei duas vezes e pintei tudo de verde e amarelo. Minha avó quase me matou”.

Acostumada a comentar os capítulos das novelas nas redes sociais, Jojo diz que não terá o mesmo desempenho com relação à Copa: “Não entendo nada de futebol, mas sempre assisto aos jogos do Brasil. Grito, xingo e fico enfezada quando batem no Neymar. O menino é magro! Vem um grandão e quer dar um carrinho nele. Dá vontade de entrar na TV e dar na cara dos jogadores gringos”.
A funkeira relembra que durante a temporada de shows que fez em Portugal, em maio, encontrou com os jogadores da seleção de Camarões e falou sério:

Jojo diz que está preparada para ver os jogos do Brasil

“Disse que se eles batessem no Neymar, eu iria dar na cara deles. Todo mundo começou a rir de mim e eu pensei: Eles não me conhecem, acham que estou brincando”.

Jojo diz que tem vontade de dar na cara de jogadores que batem em Neymar

A carioca avisa que, se o Brasil for campeão da Copa e ela tiver oportunidade, vai curtir com os jogadores: “Ai papai, já tô até imaginando aquele monte de homem lindo”.
Antigo Campo Grande

PRESO É FLAGRADO TENTANDO FUGIR DISFARÇADO DE MULHER

PRESO É FLAGRADO TENTANDO FUGIR DISFARÇADO DE MULHER, NO RECIFE

Um presidiário foi capturado por agentes penitenciários ao tentar fugir de uma das unidades do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, usando uma peruca e roupas de mulher. O caso foi registrado na tarde deste sábado (16), no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros.

Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), Cleyton Alberty de Souza Firmino, 20 anos, tentou fugir por volta das 15h, durante a visita conjugal. Usando uma peruca e unhas pintadas, ele tentou sair pela porta da frente do presídio, quando foi impedido por agentes.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp), o homem usou a identificação que a esposa dele havia ganho para entrar na unidade durante o horário de visitas. “Ele achava que, pela quantidade de gente que estava saindo, ninguém ia notar a presença dele ou pedir identificação”, comenta o presidente da entidade, João Carvalho.

De acordo com a Seres, o detento vai ser submetido ao Conselho Disciplinar da unidade prisional e a carteira da visitante, que estava em posse dele, suspensa.

ENTERRO DA MENINA VITÓRIA TEM PATINS AO LADO DO CAIXÃO.

ENTERRO DA MENINA VITÓRIA TEM PATINS AO LADO CORPO E MÃE PASSA MAL

Segundo parentes e amigos, mãe passou mal e não conseguiu ir ao velório. Cerca de 2 mil pessoas, conforme a prefeitura, acompanharam o enterro da garota encontrada morta após 8 dias desaparecida.

O caso Vitória Gabrielly é um dos mais falados do momento e, nesse domingo, 17/06, teve o seu momento mais difícil. Cerca de duas mil pessoas estiveram no enterro de Vitória Gabrielly. A despedida da menina, que desapareceu enquanto andava de patins rosa, foi marcada por forte comoção e com a ausência da mãe. A mãe de Vitória Gabrielly passou mal e preferiu não estar nesse instante de adeus.

Família coloca patins rosa ao lado de caixão de Vitória Gabrielly
A menina Vitória Gabrielly chegou a ficar desaparecida por oito dias. Ela tinha apenas doze anos de idade e agora os seus familiares clamam por justiça. O corpo de Vitória Gabrielly foi encontrado em uma área pouco movimentada. Ele estava a apenas doze metros de uma estrada.

A menina desaparecida uniu à pequena comunidade de Araçariguama, no interior de São Paulo. A morte da menina Vitória fez com que muitas pessoas ficassem revoltadas. O pai de Vitória Gabrielly ficou desesperado ao ver o corpo da filha. Ele e a mulher reconheceram a garota.

Roberto Vaz, pai de Vitória Gabrielly foi um dos presentes na despida. Muitos jornalistas tentaram falar com ele, mas Roberto preferiu não atender à imprensa.

Um dos momentos mais comoventes dessa despedida foi quando os patins rosas da menina foram colocados ao lado do caixão de Vitória Gabrielly.

Antigo Campo Grande

LUTO!!!DESCANSE EM PAZ VITÓRIA GABRIELLY..

Vitória Gabrielly Guimarães Vazl

LUTO

OI…meu nome era Vitória Gabrielly Guimarães Vaz,
Eu tinha 12 anos, e tinha planos e sonhos! Mais eu estava desaparecida há mais de uma semana em Araçariguama (SP) quero agradecer a todos que oraram por mim, Mais em fim, fui encontrada!
Não dá forma que os meus pais sonharam” mais na tarde deste sábado (16) eu fui encontrada! e agora vou me encontrar com meu Deus

Meu corpo foi encontrado próximo a um matagal, Um homem disse que sentiu o cheiro enquanto passeava na região com seu cachorro…
Ao ver o meu corpo, o homem chamou a polícia”
Meu corpo foi jogagado como um lixo! Eu não merecia isso.
O meu pai reconheceu o meu corpo, A minha mãe ainda não acredita,

O meu corpo será levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Sorocaba, e eu só queria brincar com o meu patins novo
Sim”
Eu sai na tarde do dia 8 de junho para patinar próximo da casa onde eu morava, no bairro de Vila Nova, mas não voltei.
O triste disso tudo é que eu não fui a primeira (e nem serei a última) esse é o nosso Brasil.

POR

Daniela Aquino Silva

 

ENTENDA O CASO
CORPO DA MENINA VITÓRIA É ENCONTRADO NO INTERIOR DE SÃO PAULO

O corpo da menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, 12 anos, que estava desaparecida há uma semana em Araçariguama (SP), foi encontrado na tarde deste sábado (16). A informação é da Polícia Militar da cidade.

Segundo informações da polícia, o corpo foi encontrado próximo a um matagal. Uma mulher disse que sentiu o cheiro enquanto passeava na região com seu cachorro. Ao ver o corpo, a mulher chamou a polícia. Vitóriaestava embaixo de um monte de lixo.

O pai reconheceu a filha. A mãe da menina ficou sabendo da notícia pelo filho mais velho – que veio da Argentina para apoiar a família durante as buscas.

O corpo da menina será levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Sorocaba.

Suspeito
Na manhã deste sábado (16), a Polícia Civil confirmou a prisão do suspeito que apresentou seis versões diferentes sobre o desaparecimento da menina. A Justiça atendeu ao pedido da polícia e decretou a prisão temporária do homem, que não teve a identidade divulgada, por cinco dias.

Para a polícia, o servente de pedreiro é a principal testemunha do caso, pois afirma que esteve com a garota na sexta-feira (8), quando ela foi vista pela última vez.

O rapaz preso chegou a apontar locais por onde a menina pode ter passado em Mairinque, cidade que fica a 20 quilômetros de distância. De acordo com o delegado seccional Marcelo Carriel, o homem disse ser usuário de drogas e revelou que esteve com a garota junto com um casal em um carro.

O delegado não deu detalhes sobre a investigação, sem explicar como a menina foi parar dentro do veículo, mas diz que a menina pode ter sido levada por engano. O homem, que não teve a identidade divulgada, afirmou à polícia que foi deixado em uma rua na volta para Mairinque, cidade onde mora, e que a menina seguiu com o casal no carro.

 

 

 

Marinha abre vagas com salários de até R$ 11 mil!!! Essa é a sua chance!!

A Marinha do Brasil abriu três editais para profissionais da área da saúde. São 123 vagas para médicos de diferentes especialidades, 12 oportunidades para cirurgiões dentistas e 11 para enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Os candidatos devem ter no máximo 36 anos completos até o dia 1º de janeiro de 2019 e precisam ter concluído curso superior na área para qual se candidatarem.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de junho de 2018, presencialmente ou através do site. A taxa é de R$ 120. O pagamento tem vencimento no dia 3/7.

Médicos
Os médicos interessados devem atentar às diferenças de especialidades para os âmbitos nacional e regional. No segundo caso, é obrigatório possuir Certificado de Residência Médica ou Certificado de Título de Especialista.

Para o âmbito nacional, há 100 vagas em anestesiologista, cardiologista e cirurgias diversas, entre outras especialidades. Para o concurso regional, são 23 oportunidades. É possível conferir mais detalhes aqui.

Quadro de cirurgiões-dentistas e apoio à saúde
Há vagas para cirurgião-dentista em várias especialidades, como ortodontia, patologia bucal e estomatologia. É possível conferir as especificidades das oportunidades ofertadas aqui.

Os aprovados irão fazer o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Rio de Janeiro. Após finalização e aprovação no CFO, em 2019, serão nomeados oficiais da Marinha do Brasil como primeiros-tenentes e receberão o valor inicial da categoria, de aproximadamente R$ 11 mil.

Os concursos públicos sofrem altos e baixos, e parece que as opiniões a respeito dessa escolha profissional também oscilam na mesma frequência. Nos bons momentos, parece ser a solução para a vida de todo mundo. Quando a situação se complica, todo mundo quer desistir do projeto.

 

Atualmente, a oferta de vagas tem sido menos generosa, e ainda temos presenciado problemas de pagamento de salários em algumas unidades da federação, além de incertezas em relação aos critérios de aposentadoria e até à ocupação de alguns cargos por concurso, por conta da terceirização.

 

Mas cabe observar tudo com equilíbrio – afinal, o momento do país está muito tumultuado – e não fazer avaliações precipitadas.

 

Voltando ao tema: vale a pena fazer concurso público?

 

Depende. Depende dos sonhos que você tem para a sua vida. Depende da sua realidade financeira. Depende do seu perfil.

 

Trabalhar para a administração pública, da mesma forma que ser empregado na iniciativa privada ou trabalhar por conta própria, tem vantagens e desvantagens.

 

Vantagens
Em relação aos concursos, acho que a principal vantagem é a relativa segurança de ter um salário no fim do mês e outros direitos, tais como férias e décimo terceiro salário, garantidos. Com isso, é possível pensar em projetos de futuro.

 

Há pontos favoráveis também quanto ao acesso. Você não depende de indicações ou de conhecimentos pessoais. Não há discriminação de idade, sexo, classe social, religião – aliás, como deveria ser sempre –; você é um CPF e o resultado de uma prova.

 

Além disso, é possível se preparar aos poucos, e não há prazo fatal (exceto o limite de idade para a aposentadoria compulsória), porque sempre há novas oportunidades. No fim de tudo, não importa quanto tempo você levou para ser aprovado/a nem quantas vezes você foi reprovado/a antes – depois da aprovação, nomeação, posse, você é um servidor público com o mérito de ter conquistado aquele lugar a partir dos seus próprios recursos e empenho.

 

Outro aspecto importante é que há cargos nas mais variadas atividades, e não só em funções burocráticas, como muita gente pensa. Há trabalho em área administrativa, de planejamento e gestão, de segurança, bancária, de saúde, magistério, jurídica, inteligência; existe, ainda, uma infinidade de cargos de formação específica: arquitetura, arquivologia, astronomia, biologia, biblioteconomia, ciências contábeis, direito, economia, engenharia, geologia, informática, medicina, psicologia e muitos outros.

 

E também é possível empreender no serviço público, apesar de tudo ser mais moroso, porque cada passo é regrado pela legislação. Mas, mudanças e melhorias são importantes para garantir a qualidade do serviço prestado, e cabe também a você levar novos conhecimentos e propostas de atualização.

 

Então, é uma questão de verificar o tipo de concurso que você deseja, e se preparar adequadamente.

Mais uma coisa: sempre haverá concursos, porque existem serviços que precisam ser prestados à sociedade e que não podem ser privatizados. Então, há momentos com oferta mais restrita e outros com mais vagas, mas isso é sempre temporário.

 

Desvantagens
Mas, nem tudo são flores, e há também desvantagens, claro.

 

Por exemplo, o tempo de aprovação costuma ser um pouco longo – em torno de 2 anos ou mais, conforme o concurso -, porque muita gente se prepara para o mesmo cargo.

 

O salário é determinado por lei, o que, de certa forma, é uma segurança. Por outro lado, não existe negociação com a chefia para pedir aumento, por melhor funcionário que você seja. Também por isso, o clima costuma ser menos competitivo do que na economia privada.

 

Mais um ponto a ser analisado, vale lembrar que o concurso é para o cargo. Então, aquele será o seu trabalho para sempre. Não é como trabalhar numa grande empresa e poder mudar totalmente de área ou subir patamares. É possível exercer funções um pouco diferentes, desde que conexas ao cargo de origem, porque cada cargo tem um leque de atribuições que termina sendo dividido por diversos funcionários.

 

Mas, se você se encantar por outra atividade, mesmo que dentro do serviço público, terá de ser aprovado em outro concurso. O mesmo acontece se você entrar para um cargo de nível médio e depois quiser exercer atividades de um cargo de nível superior, ainda que na mesma carreira – só prestando novo concurso.

 

Outros caminhos
Vamos supor que você sempre soube “o que eu vou ser quando crescer?”. Ou, mesmo que tenha descoberto mais tarde um pouco, tem hoje absoluta clareza do que deseja como profissão. Persiga esse sonho. Enfrente o que for preciso, porque nada vai fazer você tão feliz. E é muito mais fácil superar os obstáculos quando a gente está indo para onde realmente quer.

 

Mas, há aí um detalhe importante a ser considerado, e que obriga muita gente a mudar de direção, mesmo sem desejar: você tem condições de se sustentar até que o seu projeto de profissão dê frutos? Podemos estar falando aí de algo entre 5 e 10 anos, até que seja possível conquistar efetivamente a autonomia.

 

Sei bem que a realidade da maioria da população é encontrar trabalho para poder morar e comer. E, assim, é preciso aceitar empregos com condições muito ruins. Talvez o sonho precise ser adiado um pouco.

 

Nesse caso, o concurso pode entrar como alternativa para iniciar a vida, até poder construir a carreira desejada. No futuro, os dois trabalhos podem coexistir – se for possível e permitido conciliar – ou um substituir o outro. Não há qualquer problema – é opção de trabalho como outra qualquer, desde que, enquanto você atuar como servidor, tenha real comprometimento com a causa pública.