Terroristas impedem acesso da OPAQ à cidade síria de Douma

Os terroristas estão impedindo que os especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) inspecionem o lugar do suposto ataque químico na cidade síria de Douma, afirmou nesta quinta-feira (19) o vice-chanceler russo, Mikhail Bogdanov.

Ontem, o diretor-geral da OPAQ disse, durante uma reunião na sede da organização, que a equipe de segurança da ONU foi forçada a recuar, adiando a chegada dos inspetores da OPAQ que deveriam visitar o lugar do suposto ataque.

“Há rebeldes que aterrorizam os civis e inclusive impedem o trabalho dos representantes da comunidade internacional — da ONU e da OPAQ. Há quem não queira que seja realizada uma investigação objetiva e profissional”, disse Bogdanov à Sputnik.

Nesta quinta-feira, 19 de abril, Cuba viverá um dia histórico. Raúl Castro, 86 anos, cederá a presidência e seu sucessor será o seu vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, nascido depois da revolução de 1959. Uma nova geração chega ao topo do Estado, embora ainda sob a figura tutelar do general Castro, que permanece até 2021 como primeiro secretário do Partido Comunista, o órgão máximo de decisão na ilha por determinação constitucional. É o penúltimo ato do adeus da “geração histórica”. Depois da morte de Fidel Castro, em 2016, o início de uma nova era será rubricado, definitivamente, nos próximos anos pela saída de seu irmão Raúl do comando do partido ou por seu falecimento.

A Assembleia Nacional de Cuba se reuniu nesta quarta-feira em Havana para votar nos candidatos a ocupar os postos do Conselho de Estado, eleitos por uma Comissão Eleitoral Nacional controlada pela cúpula do regime. Díaz-Canel foi indicado como candidato à presidência e votado pelos 604 deputados. O resultado, que se dá como certo que será por aprovação unânime, vai ser anunciado oficialmente nesta quinta-feira. A sessão desta quarta-feira foi presidida por Raúl Castro. A seu lado estava o vice-presidente Díaz-Canel, vestido com um sóbrio terno cinza. Ambos pareciam relaxados e estavam sorridentes.

Díaz-Canel iniciará um mandato de cinco anos, renovável por outros cinco, mas não mais que isso, em razão do limite de duas legislaturas estabelecido por Raúl Castro para os altos cargos. A sucessão presidencial tem sido marcada pelo chamado à “continuidade”, o conceito-chave do governismo em uma conjuntura muito importante que evitam identificar com uma transição, para não dar espaço à ideia de uma possível mudança de regime.

O novo presidente, um engenheiro eletrônico que subiu a escada do poder com discrição durante três décadas na burocracia do partido, se apresenta, portanto, como o continuador da linha revolucionária e socialista e, mais especificamente, do processo de reformas iniciado por Raúl Castro na última década. Seus maiores desafios serão dar impulso à transição para um modelo de mercado para revitalizar a economia –com a complexidade de não inquietar as facções tradicionalistas do partido– e tornar-se uma figura de autoridade unitária acatada pelas elites burocráticas e do Exército e, em última instância, pela sociedade. Terá também, como fizeram os Castro, de garantir que a estabilidade do sistema continue repousando na concentração do comando no cume da pirâmide. E, por fim, precisará enfrentar a relação com os Estados Unidos, onde Donald Trump voltou a cultivar o antagonismo de outrora.

Os analistas concordam em que o alcance reformista de Díaz-Canel é uma incógnita, pelo pouco que se sabe dele e porque não se pode prever a autoridade que chegará a ter. “Não se sabe bem o que pensa e, além do mais, se Raúl Castro em dez anos não foi capaz de acelerar mais as reformas por causa do contrapeso dos setores conservadores, não sei como Díaz-Canel poderá fazer isso, já que não está revestido de sua legitimidade histórica e é bem provável que não tenha o apoio unânime do Exército e do partido”, opina o economista Carmelo Mesa-Lago. O cientista político Michael Bustamante, da Universidade Internacional da Flórida, ressalta que o novo presidente tem pela frente “uma encruzilhada econômica” com a urgência da unificação monetária como o grande desafio. “É um risco porque a desvalorização pode afetar muito a população. Mas se consegue levar isso em frente também é sua oportunidade de se legitimar diante do povo.” O líder da organização oposicionista Movimento Democracia, de Miami, Ramón Saúl Sánchez, qualifica a sucessão como uma “nomeação de cima que não deveria ser reconhecida internacionalmente” e acha possível que com o desaparecimento do primeiro plano dos históricos “o povo cubano possa começar a protestar mais e abalar o regime”.

Em Havana, o mesmo tempo lento de sempre

Apesar da grande importância deste novo capítulo que Cuba inicia, nas ruas de Havana se respira a mesma tranquilidade, o mesmo tempo lento de sempre. Em uma sociedade que em sua maioria vive quase alheia ao político e centrada na sobrevivência diária, e acostumada a que as mudanças sejam mais nominais do que reais, é natural se encontrar cidadãos que nem sequer sabem o que está acontecendo. “Há um presidente novo?”, respondeu em um parque Jesús Milián, de 24 anos e empregado em serviços de mudanças. A seu lado, Hanoi Borrallo, de 44 anos, disse com tom descrente: “Te digo justamente o que é esse rapaz: o mesmo cake [bolo] com cobertura diferente”. O taxista Helbert Fernández, de 24 anos, reconheceu que nada sabia de Díaz-Canel.

– Você nem sequer o viu em uma foto?

– Não, se disser que sim estarei mentindo. É que não vejo o noticiário.

– E o que você espera do futuro?

– Não sei. Que as coisas melhorem. Que retirem o bloqueio. Algo assim…

Em seu rádio tocava El Micha, um dos astros do reggaeton que cativam a juventude cubana, cantando “Oye tu sí suenas/que se caliente el party/porque soy candela”.

As gerações mais adultas estão mais conectadas com o que está ocorrendo. Leticia Rodríguez, 55 anos e dona de uma casa particular [moradia que funciona também como hospedaria], opinou: “Continuaremos na mesma linha, mas é certo que com mudanças positivas”. Sobre Díaz-Canel disse: “É um cara que não me deixa nenhuma dúvida. Chegou aonde está por méritos próprios. Mas é muito sério. Não tem o carisma ao qual as pessoas estão acostumadas. É outra coisa.”

Nos primeiros anos, para ir se assentando, Díaz-Canel contará com o apoio de Raúl Castro, cujo mandato como primeiro secretário do Partido Comunista se estende até 2021. O partido, e seu dirigente, são por determinação constitucional o órgão máximo de direção do país, acima do presidente do Conselho de Estado. Nesse sentido, o timão de Cuba segue em mãos de Castro, e Díaz-Canel poderá ir conduzindo sua presidência sob seu manto protetor durante três anos, no caso de o general não decidir se retirar antes ou ter de fazer isso por motivos de saúde. Ao chegar a esse ponto, a transferência de poder será completa se Díaz-Canel assumir a chefatura do partido, o que lhe daria plenas atribuições, segundo a lógica do regime, para ser o principal tomador de decisões. Contudo, prevê-se que nunca chegue a ter o nível de poder pessoal dos irmãos Castro e que exerça o poder em conjunto com outros, um enfoque que Raúl já começou a pôr em prática, ao contrário do centralizador Fidel.

Em Cuba, embora não seja um termo do gosto da nomenclatura, Díaz-Canel é considerado um reformista, um tecnocrata convencido da necessidade de modernizar o ruinoso sistema socialista para mantê-lo à tona. Não desponta, porém, como um liberalizador em matéria política e de sociedade civil. O regime de partido único não está em discussão e o reconhecimento de novas liberdades políticas terá de esperar, embora não se deva descartar reformas constitucionais que abram um pouco o sistema e deem, de maneira bem controlada, espaço à livre expressão e associação.

Nesta quinta-feira, na Assembleia Nacional, coincidindo com a efeméride do fracasso da invasão anticastrista da Baía dos Porcos, Miguel Días-Canel será declarado, finalmente, novo presidente de Cuba. Pela primeira vez desde 1976, a presidência não estará a cargo de um Castro. Cubra abre um capítulo incerto de sua história. E, em meio à incerteza pelo que vem, o humor, como sempre, vem em resgate. “O futuro de Cuba?”, se pergunta em seu Facebook o comediante mais famoso da ilha, Luis Silva, intérprete do popular personagem do velhinho Pánfilo; e se responde com um animado jogo de palavras: “Que seja o que Díaz quiser. Perdão, o que Deus quiser”.

Lei Seca fica mais rigorosa a partir desta quinta

A partir desta quinta-feira, 19, passam a valer as novas regras da Lei Seca no País, com punições mais rigorosas destinadas aos motoristas que praticarem os crimes de homicídio culposo (não intencional) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência. A pena para lesão corporal passa a ser de 2 anos a 5 anos. Em caso de morte, chega a 8 anos de reclusão.

 As mudanças na nova Lei Seca

Atualmente, as penas para esses crimes permitem a fiança, a ser arbitrada por um delegado de polícia. Com as alterações previstas pela Lei 13.456/2017, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Michel Temer, essa opção no âmbito da polícia deixa de existir, e só quem poderá liberar por fiança será um juiz em análise posterior à prisão.

Cresce número de pessoas que dirigem após consumir álcool, diz governo

A nova lei não faz mudanças quanto aos procedimentos adotados durante as fiscalizações policiais e também não altera a tolerância de álcool no sangue ou o valor da multa.

Presidente quer proibir sexo oral na Pais: “Boca é para comer”

Um discurso do presidente da Uganda, Yoweri Museveni, causou polêmica no mundo. O político deixou claro que quer proibir a prática do sexo oral no país. “Deixem-me lançar um aviso público sobre as práticas erradas de que algumas pessoas participam e que são promovidas por alguns estrangeiros. Uma delas é o que chamam sexo oral”, afirmou Museveni.

“A boca é para comer, não para o sexo. Nós sabemos qual é o ‘endereço’ do sexo, sabemos onde é que deve ir”, afirmou o presidente da Uganda. Yoweri disse ainda que são estrangeiros os responsáveis por banalizar a prática.

Segundo o presidente, haverá uma campanha com cartazes e anúncios na TV na tentativa de criminalizar esse tipo de ato sexual. Não é a primeira vez que Yoweri faz campanha contra o “boquete”. Em 2014, ele disse, também em um discurso, que o sexo oral causaria a absorção de lombrigas e parasitas.

BANDIDOS EM FUGA COM A POLICIA PULAM DO 5° ANDAR DE PRÉDIO EM BAIRRO NA ZONA OESTE!! (FOTOS)

Dois bandidos pularam do quinto andar de um prédio na Rua Monsenhor Mochon, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, após serem perseguidos por policiais do 14º BPM (Realengo), na manhã desta quarta-feira. Segundo a PM, a dupla e outro comparsa estavam praticando roubos na região.

De acordo com a Polícia Militar, os PMs faziam um patrulhamento quando foram avisados sobre a ação dos criminosos no bairro. Um dos bandidos alertou sobre a chegada das viaturas e outros dois criminosos fugiram. Houve perseguição até o quinto da andar de um prédio, local de onde os criminosos pularam do terraço.

 

 

 

Os policiais chamaram o Corpo de Bombeiros, que socorreu os dois suspeitos feridos, identificados como Igor G. Machado, de 18 anos, e Paulo José C. de Aquino, de 20 anos, para o Hospital Municipal Albert Schweitzer. O estado de saúde deles ainda é desconhecido. O caso será registrado na delegacia do bairro.

Aeronáutica abre inscrições do concurso para Curso Preparatório de Cadetes do Ar de 2019

A Aeronáutica abre, nesta quarta-feira, as inscrições do concurso público para a o Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2019 (EA CPCAR 2019). O processo seletivo oferece 160 vagas para candidatos do sexo masculino e 20 para jovens do sexo feminino. É necessário ter o ensino fundamental completo em janeiro de 2019, e idade de 14 a 18 anos.

Por mês, os os estudantes vão receber um soldo de R$ 1.044, alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

ADVERTISING
inRead invented by Teads

As inscrições serão feitas das 10h do dia 18 de abril até as 15h do dia 8 de maio, pelo site. A taxa de participação custará R$ 60, e o prazo de pagamento vai até o dia 15 de maio.

O processo seletivo será composto por provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao ensino médio regular e abrange instruções nos campos Geral e Militar. A formação é realizada na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena (MG), com o objetivo de preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

FAMOSINHA DO INSTAGRAM PEGA 8 ANOS DE CADEIA!!! A CASA CAIU…

Em 2016, a canadense Melina Roberge, de 24 anos, foi presa ao desembarcar no porto de Sydney portando 29 quilos de cocaína. Com ela, também foram presos os compatriotas Isabelle Lagace, de 30 anos, que trabalhava como atriz pornô, e Andre Tamine, de 67 anos.

Nesta semana, Melina foi sentenciada a oito anos de prisão. Isabelle, que fez acordo com a promotoria, teve a pena abrandada: 7 anos e meio. O terceiro membro do grupo ainda será sentenciado.

Melina (à esquerda) e Isabelle Foto: Reprodução/Instagram

Chamou muita atenção do juíza que cuidou do caso o fato de Melina ter topado participar do tráfico com o objetivo de ficar famosa no Instagram mostrando uma rotina glamourosa a bordo de um transatlântico de luxo MS Sea Princess.

A dupla (Melina à esquerda) em uma parada paradisíaca da viagem Foto: Reprodução/Instagram

“Ela foi seduzida pelo estilo de vida e pela oportunidade de postar fotos glamourosas no Instagram, de várias partes do mundo”, afirmou a juíza Kate Traill ao proferir a sentença. “Isso destaca a influência negativa que a mídia social tem sobre mulheres jovens”, acrescentou a magistrada de Nova Gales do Sul.

De acordo com o acertado com o recrutador, Melina receberia US$ 100 mil dos US$ 21 milhões do negócio. Mas o que mais animava a garota de programa eram as fotos que ela fazia nas paradas do cruzeiro: Bermuda, Colômbia, Panamá, Equador, Peru, Chile e Taiti.

Cocaína descoberta com trio canadense Foto: AP

O plano estava “dando certo”. Em uma suíte da primeira classe, ao custo de US$ 20 mil, Melina curtia os luxos do MS Sea Princess. Ela havia recebido 4 mil euros para gastar durante a viagem. No Instagram, ela documentava a boa vida e sua passagem pelas escalas do cruzeiro de seis semanas.

Melina a bordo do MS Sea Princess Foto: Reprodução/Instagram

Até que a droga, que teria entrado no transatlântico durante a escala no Peru, foi descoberta e a vida artificial de Melina no Instagram naufragou.

O plano de Melina era postar fotos em locais paradisíacos e ficar famosa no Instagram Foto: Reprodução/Instagram

 

Contratar professor particular não é o mesmo que chamar um Uber

Fiquei sem entender do que se tratava. Conheço de perto todos os professores que trabalham comigo. Ao não reconhecer a voz, perguntei seu nome para localizar o cadastro.

Falei com minha gerente de recursos humanos e ela confirmou: eu estava certa. Ele não era nosso professor. Apenas ACHOU que, ao cadastrar o currículo em nosso site, já fazia parte da empresa.

Depois do susto inicial, retornei a ligação e esclareci. Para trabalhar com a gente, é preciso ser aprovado em nosso processo seletivo, o qual seria iniciado caso o currículo dele fosse selecionado.

Expliquei o processo. Começaria com uma entrevista, depois ele faria provas relativas às disciplinas sobre as quais gostaria de dar aula, e só então assinaríamos um contrato – se ele fosse aprovado nas etapas anteriores.Acrescentei que, no primeiro mês, tanto eu quanto minha auxiliar pedagógica supervisionaríamos o trabalho dele e auxiliaríamos no planejamento das aulas que seriam agendadas. E, somente depois de concluídas todas as etapas, ele faria parte da nossa equipe de docentes de fato.

Para minha surpresa, o mocinho ficou decepcionadíssimo e ainda completou: “Credo, burocrático demais”.

Que nível de consciência esse rapaz tem sobre docência, educação, segurança e uma empresa de aulas particulares? Parece-me que desconhece todos esses assuntos, para arriscar-se a usar a palavra ‘burocrático’ a fim de definir um processo seletivo criterioso que garanta um atendimento adequado a crianças e adolescentes

Trabalho no ramo de aulas particulares em casas há 14 anos e não consigo imaginar contratar professores apenas pelo cadastramento de currículos. É um ramo delicadíssimo, que envolve o público infantojuvenil.

Não ser “burocrática” é ser irresponsável nesse ramo.

É claro que o professor da nossa história é um educador cadastrado em aplicativos que recrutam profissionais pelos próprios apps, e eles verificam os antecedentes criminais, CPF, nada-consta – e voilà, está contratado!

Será que, em se tratando de oferecer um serviço a ser prestado para nossos filhotes, em nossas casas, saber apenas que ele não é um criminoso condenado é o suficiente?

É óbvio que não.

Trabalhar com aulas particulares é oferecer um serviço adequado e desenhado para cada aluno. É preciso ter um professor que entenda de docência, consiga montar uma estratégia de aulas, que tenha repertório de conteúdo e postura para prestar serviços nas casas das pessoas.

Os aplicativos são um enorme avanço. Um caminho sem volta na educação. Precisamos comemorar a economia criativa. O ponto importante é: a sociedade precisa cobrar dos aplicativos que sejam criteriosos na hora de selecionar os profissionais que entrarão nas nossas casas para ensinar nossas crianças.

Por exemplo: o agendamento de mais aulas do que o aluno realmente precisa é algo nocivo. Explico: bons alunos que não têm dificuldades na disciplina, mas agendam aulas regularmente, podem ficar preguiçosos. É preciso ter a honestidade de dizer à família: o número ideal de aulas particulares é menor do que eles pretendem contratar.

Oferecer ajuda para quem não precisa é favorecer uma passividade que, no processo ensino-aprendizagem, não é bem-vinda. E isso não se descobre agendando aulas apenas por aplicativos ou recrutando professores somente por antecedentes criminais. Não contar com um especialista para auxiliar a família nesse momento terá efeito negativo para a relação de estudos do seu filho.

A decisão de oferecer aulas particulares para os nossos filhos exige análise. É preciso descobrir se as dificuldades são recentes ou antigas, entender a personalidade da criança, entre tantos outros “detalhes”. Há muito para conversar com os pais e com o próprio aluno antes de se agendar uma aula.

Contratar professor particular não é o mesmo que chamar um Uber. Tem muito mais coisas em jogo, inclusive a vida escolar do seu filho.

CLINICA DA FAMILIA É INVADIDA POR BANDIDOS NA ZONA OESTE!!!

CLINICA DA FAMÍLIA EM SANTA CRUZ É INVADIDA POR TRAFICANTES

“Sou funcionária da CF Samuel Penha Valle, estamos do lado de fora esperando pois a unidade foi invadida durante a madrugada.
Santa Cruz, no aço. Não conseguimos entrar, mas destruiram tds as salas, farmacia…
Segundo o vigia eles invadiram tds as salas..

O vigia está prestando depoimento na Delegacia de Bangu. Estamos aguardado perito”

ROUBO MILIONÁRIO!!!LADRÕES ROUBAM CELUALRES AVALIADOS NUM TOTAL DE 3 MILHÕES DE REAIS DE UMA SÓ VEZ NO RJ!!!

O diretor de Segurança do Sindicato de Empresas de Transporte Rodoviário e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga), coronel Venâncio Moura, denunciou, nesta quarta-feira, um roubo milionário ocorrido no último domingo, no terminal de carga de Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Segundo ele, bandidos levaram do local uma carga de celulares avaliada em um milhão de dólares — cerca de R$ 3,4 milhões.

 

 

 

 

São aparelhos que ainda nem chegaram às lojas do estado: Samsung do modelo S9, que custam aproximadamente R$ 3,8 mil cada. De acordo com Venâncio, os celulares tinham rastreadores que apontaram que eles foram levados para a Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, ainda na Zona Norte. O 22º BPM (Maré), responsável pelo policiamento na comunidade, foi acionado, de acordo com o coronel. Mas não foi ao local.

— A PM alegou que não tinha recursos para ir à favela. A DRFC (Delegacia de Roubos e Furtos e Cargas, unidade da Polícia Civil responsável por investigar roubos de cargas) também está sem condições, sem blindados — afirmou Venâncio Moura.

 

Ele disse, ainda, que o transportador dos telefones celulares afirmou que trará mais cargas para o Rio:

— Ele contou que foi o quatro roubo em um ano. Fez tudo certo, se cercou de todos os cuidados: fez transporte aéreo, pagou três impostos para transportar o material do Espírito Santo para o Rio e ia pegar no terminal num caminhão blindado. Aí acontece uma coisa dessas.

O diretor do Sindicarga afirmou também que esse foi o segundo roubo do tipo ocorrido no Rio em menos de uma semana. De acordo com ele, na semana passada bandidos roubaram uma carga da Apple avaliada em R$ 2 milhões que havia acabado de deixar o terminal de carga do Galeão.

— Foram cinco milhões de reais de prejuízo em uma semana. Está terrível o Rio de Janeiro. A única carga que circula aqui sem problema, que se salva, é a de caixão. Porque ninguém quer comprar caixão, não é mesmo? — disse o coronel.

Como foi a ação no Galeão

Eram por volta das 21h30 de domingo quando três bandidos num caminhão invadiram o terminal de carga. Eles usavam uniformes semelhantes aos das pessoas que trabalham no local.

Segundo depoimento dos funcionários rendidos, os bandidos logo mostraram as armas e começaram a fazer uma série de ameaças. Eles, então, pegaram os celulares, levaram, para o caminhão que usavam e fugira,.

A ação foi filmada por pelo circuito interno de câmeras e mostra a movimentação os marginais. Todos usam bonés que escondem seus rostos parcialmente. Eles integrariam um bando chamado “Bonde do Gordão”, do Complexo da Maré.