ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM ESCOLAS

Com a entrada da segunda quinzena de janeiro, as férias escolares vão chegando ao fim e com isso uma preocupação para os pais que precisarão matricular pela primeira vez seus filhos na escola ou mudá-los de instituição: qual a melhor opção? Do outro lado, as escolas também precisam ser atrativas para os pais dos novos alunos e uma das estratégias utilizadas é oferecer uma carta de atividades complementares, que possibilitem aos responsáveis a comodidade de ter no mesmo ambiente, além do ensino regular, ocupações como esportes e artes. Esse é o caso do Centro Educacional Meireles Macedo (CEMM), em Guaratiba, que oferece inúmeras atividades extraclasse gratuitas no contraturno escolar para seus alunos.

“No Ensino Fundamental II os alunos estudam no turno da manhã e na parte da tarde são oferecidas aulas de reforço escolar, monitoria, preparatório e diversas atividades esportivas e artísticas. Nossa escola oferece atividades extraclasse gratuitas para os nossos alunos: futsal, voleibol, handebol, basquetebol, badminton, judô, balé, jazz, teatro e música. Respeitando a faixa etária de cada modalidade, com a permissão do responsável e liberação de um médico, nossos alunos podem realizar gratuitamente, e fora do horário de aula, as atividades do Núcleo Esportivo Meireles Macedo” explica a coordenadora pedagógica do CEMM, Camila de Souza.

Para a educadora, esse tipo de abordagem garante um aprendizado mais amplo e que favorece uma formação mais sólida do indivíduo. “Nossa proposta pedagógica é fundamentada na busca da educação para a vida, que transforma o educando em protagonista do processo educacional de aprendizagem, favorecendo a evolução consciente de sua dignidade e responsabilidade enquanto cidadão. Além disso, em parceria com o projeto ‘Escola da Inteligência’ do Augusto Cury, as crianças trabalham e ampliam seus conhecimentos socioemocionais, a partir de atividades com a turma e os professores. Os pais também são participantes ativos nesse projeto e atuam não só em casa com atividades específicas, como também em encontros dinâmicos na escola”, conta Camila.

O Centro Educacional Meireles Macedo atende a alunos do berçário ao 9º ano do Ensino Fundamental II (creche, pré-escola e ensino fundamental). Do berçário ao 5º ano são oferecidos dois turnos (manhã e tarde) e para os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), a proposta são aulas no turno da manhã e atividades complementares no turno da tarde. As matrículas para 2018 ainda estão abertas e as aulas terão início no dia 5 de fevereiro para o Fundamental II e no dia 6 para os alunos da Educação Infantil ao Fundamental I. A unidade tem algumas condições especiais como a ação “Meu amigo é nota CEMM”, que funciona da seguinte forma: o aluno que indicar amigos para estudarem na escola receberá 20% de bolsa de estudos para cada indicação, ou seja, ao indicar cinco amigos, ele pode estudar de graça (o desconto é válido somente para o horário parcial). Além disso, a unidade oferece desconto para o pagamento da mensalidade até o dia 5 de cada mês, monitoria gratuita para os alunos do 6º ao 9º ano, preparatório gratuito para os alunos do 9º ano, e parcerias diversas com cursos de idiomas, academia etc.

Sobre o Centro Educacional Meireles Macedo 

O Centro Educacional Meireles Macedo (CEMM) foi inaugurado em novembro de  2001 e era um sonho pessoal da professora Telma Meireles, moradora de Campo Grande, que desde a adolescência já dava aulas particulares, pois sempre teve gosto pelo ensino. ” O  local para fundação do colégio foi escolhido por se tratar de uma área carente e que necessitava de novas possibilidades e transformações na comunidade. O CEMM veio para fazer a diferença na vida de toda região, incluindo alunos, responsáveis, comunidade escolar em geral e até mesmo o comércio local, sendo esse beneficiado com o crescimento da escola”, afirma a coordenadora pedagógica do CEMM, Camila de Souza.

 

 

FONTE: ACICG

NESTE SÁBADO! CAMPANHA DE VACINAÇÃO!

Com o aumento do número de casos de febre amarela no estado, a população do município do Rio de Janeiro vive a tensão da corrida até os postos de saúde em busca de vacinação. No dia 27 de janeiro, sábado, a Secretaria de Estado de Saúde promoverá uma campanha voltada para a imunização na qual participarão os 92 municípios do Rio. Durante a ação, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, instalações montadas pela secretaria e nos quartéis do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas na capital, em 2017, foram vacinadas 1.698.307 pessoas. O órgão informa, ainda, que a cobertura vacinal do município é de cerca de 50% do público-alvo. Apenas em um dia (15 de janeiro), 16.279 pessoas procuraram unidades de saúde e foram vacinadas – o número é maior do que o total de pessoas que foram vacinadas em todo o mês de dezembro.

“Diante dessa nova demanda, as unidades estão se organizando para atender o máximo de pessoas da melhor maneira possível. O número de doses a serem aplicadas por dia em cada unidade é definido pelas direções das respectivas unidades, dentro de sua capacidade técnica de segurança dos pacientes e boas práticas de vacinação”, afirmam em nota.

A vacina da febre amarela deve ser tomada por pessoas de 9 a 59 anos e é aplicada em dose única. Não é recomendada para gestantes, idosos, crianças menores de 9 meses e pessoas com alergia a algum componente da vacina, a ovo e derivados. Pacientes em terapias imunossupressoras e portadores de doenças autoimunes. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações. Essas são as recomendações da SMS.

“Reforçamos que não há razão para pânico, pois ate agora no Brasil só foram registrados casos de febre amarela da forma silvestre, ou seja, o paciente entrou em região de mata fechada, e foi contaminado pelos mosquitos silvestres que não existem na cidade, o Hemagogo e o Sabete. O último caso de febre amarela em cidades, que é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, foi registrado em 1942. Portanto estamos em estado de alerta, mas não há necessidade de pânico”, aconselha Dra Selma Merenlender, Diretora Técnica da Clínica Imunofluminense Vacinas.

A médica reforça ainda que, dentre os efeitos colaterais, estão dor no local da injeção, febre baixa, dor de cabeça leve, dor no corpo, náuseas e vômitos, que cedem rapidamente.

FONTE: ACICG

ATÉ AMANHÃ! VAGAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

O SESI Rio está com inscrições abertas para 1.500 vagas gratuitas de EJA (Educação para Jovens e Adultos) para trabalhadores da indústria e seus dependentes. Estruturado para quem não pôde concluir o Ensino Médio no tempo regular e precisa conciliar o tempo de trabalho e de estudo, o curso é oferecido na modalidade semipresencial.

As inscrições podem ser feitas até 26 de janeiro. Para participar ou indicar dependentes, os funcionários da indústria devem procurar a empresa em que trabalham e manifestar interesse. A empresa – que precisa ter vínculo de contribuição com o SESI Rio – deve, então, entrar em contato com a instituição para encaminhar os candidatos.

As aulas podem acontecer dentro das empresas, em turmas in company, ou em um dos polos de EJA do SESI Rio: Duque de Caxias, São Gonçalo, Santa Cruz ou Volta Redonda. O edital completo está disponível no site www.firjan.com.br/eja, onde as empresas já podem manifestar interesse em participar. Mais informações também podem ser obtidas através do 0800 0231 231.

O currículo do curso de EJA do SESI Rio é estruturado por competências e organizado de forma integrada por áreas de conhecimento, num desenho técnico avançado de educação para adultos trabalhadores do século XXI. O programa utiliza uma metodologia de certificação e reconhecimento de saberes pré-existentes do adulto. Além disso, disponibiliza tecnologias educacionais inovadoras para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, como plataforma de estudos, sala de aula virtual e materiais didáticos digitais.

 

Imagem: https://goo.gl/images/sMD55G

 

FONTE: ACICG

PT confirma Lula como pré-candidato à presidência!!!

O Partido dos Trabalhadores reafirmou a intenção de lançar o nome do ex-presidente Lula como candidato à presidência da República, em ato realizado nesta quinta-feira (25/1), na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo.

Lula e a também ex-presidente Dilma Rouseff participam do evento, que foi aberto pela senadora e comandante da legenda, Gleisi Hoffmann. “Faremos um ato político lançando a pré-candidatura do Lula à presidência da República”, afirmou a líder. Enquanto isso, o povo gritava: “Brasil urgente, Lula Presidente”.

Antes do lançamento, a senadora chamou à mesa o ex-ministro da Justiça no governo Dilma, Eugênio Aragão. Durante sua fala, o jurista disse que o partido recorrerá da condenação imposta na quarta (24) e que, por enquanto, Lula não está inelegível.

O ex-ministro voltou a atacar os desembargadores que aumentaram a sentença do ex-presidente pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. “Ontem, eles (desembargadores) funcionaram mais como advogados do (juiz Sérgio) Moro do que como magistrados do TRF-4”, atacou.

Participação do DF
Um dos primeiros a chegar no local, foi o deputado distrital Chico Vigilante (PT). O político brasiliense participa da “reunião ampliada” de apoio a Lula. Vigilante desembarcou em São Paulo no início da manhã e irá representar o diretório do Distrito Federal no encontro.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Será tomada uma decisão oficial da executiva do partido, com representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, comunicando o dia que ele será lançado como nosso presidente, ao menos é essa a intenção. A gente espera que seja anunciado a data do registro da candidatura”, explicou Chico Vigilante.

Condenação
Lula foi condenado em 2ª instância, na quarta-feira (24/1), pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A pena dele nos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro foi aumentada de 9 anos e meio para 12 anos e 1 mês de prisão. A defesa do ex-presidente afirmou que irá recorrer “de todas as formas possíveis”.

 

 

HOJE! COLETA DE SANGUE NO PARK SHOPPING

O ParkShoppingCampoGrande recebe, mais uma vez, a equipe do Hemorio. As novas coletas ocorrem nos dias 25 e 26 de janeiro, com capacidade para atender até 120 doadores por dia, no espaço exclusivo ao lado da loja Aquamar, no piso L2.

Para os interessados em doar sangue, a distribuição de senhas começa às 11h. É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum; é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A coleta de sangue pode durar até dez minutos. O doador tem que fazer um cadastro com documento oficial com foto e responder um questionário para que seja avaliada possível situação ou doença impeditiva. O doador também será examinado por um profissional de saúde para avaliação de pessoas com alto risco de transmissão de doenças pelo sangue. O Hemorio lembra que não há risco de contrair doenças doando sangue e que, após a doação, a pessoa receberá um lanche e informações sobre cuidados básicos após a coleta.

Após a doação, serão realizados exames para determinação do grupo sanguíneo e detecção de doenças transmissíveis pelo sangue e, posteriormente, será utilizado pela rede de hospitais públicos do Estado, principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc.), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

O Hemorio- Órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para cerca de 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI’s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS.

 

SERVIÇO – DOAÇÃO DE SANGUE PARA HEMORIO

Data: 25 e 26 de janeiro

Horário: a partir das 11h

Endereço: Estrada do Monteiro, 1200 – Campo Grande, Rio de Janeiro. Tel.: 2414-7417 – Call Center: 3003-4175

Mais informações: Disque Sangue (0800 282 0708)

 

Imagem: https://goo.gl/images/cAcoUd

FONTE: ACICG

Biblioteca Popular de CG promove doação de livros

Os frequentadores da Biblioteca Popular Municipal Manoel Ignácio da Silva Alvarenga, em Campo Grande, podem receber doações de livros às terças e quintas-feiras, entre 9h e 16h.
As obras são doações de editoras, que destinam sua produção excedente à biblioteca. A iniciativa integra o “Um Livro de Presente”, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para incentivar o gosto pela leitura. A biblioteca fica na Praça Thelmo Gonçalves Maia, s/n. Para mais informações, ligue para 3394-5509.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

AULAS GRATUITAS DE DANÇA DO VENTRE

A Clínica da Família Josuette Sant’Anna de Oliveira, em Guadalupe, oferece aulas gratuitas de dança do ventre, às terças e quintas, a partir das 16h.
Segundo comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, um grupo de dez pacientes da unidade incorporou aulas de dança do ventre ao tratamento e apresentou resultados positivos: queima de calorias, aumento de flexibilidade e da resistência física e maior agilidade mental, concentração e atenção, além de reeducação postural.
A clínica fica na Rua Luís Coutinho Cavalcânti, s/n.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

NOVA CAMPANHA DE VACINAÇÃO – FEBRE AMARELA

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta quinta-feira (25) a campanha de vacinação contra a Febre Amarela na cidade. A ação vai até o dia 9 de fevereiro, com oferta da dose fracionada da vacina em 232 unidades de saúde. No sábado (27), acontece o dia D de mobilização, com as unidades funcionando exclusivamente para vacinação das 8h às 17h. Neste dia, a prefeitura também vai disponibilizar postos extras espalhados pela cidade.
No dia D, as vacinas serão aplicadas em todos os que comparecerem aos postos de vacinação no horário de funcionamento, sem distribuição de senhas. A previsão é que, somente neste sábado, sejam vacinadas de 300 mil a 400 mil pessoas no Rio. Durante o resto da campanha, os 232 postos de vacinação em unidades de saúde continuarão vacinando rotineiramente, além de manter todos os demais serviços oferecidos pelas unidades. Cada unidade ofertará um número específico de doses diárias, dentro de suas capacidades técnicas de segurança dos pacientes e boas práticas de vacinação.
A SMS oferece, desde março de 2017, a vacina contra a febre amarela em sua rotina de imunizações das unidades de atenção primária – clínicas da família e centros municipais de saúde.
LEIA MAIS
Pátio da Prefeitura terá posto de vacinação nos dias 25 e 26 de janeiro
De acordo com a secretaria de Saúde, a cidade do Rio de Janeiro não tem nenhum caso confirmado de febre amarela, nem em macacos e nem em seres humanos. A vacina é a melhor forma de prevenir-se contra a doença, e há doses para todos dentro do público-alvo da campanha: pessoas entre nove meses e 59 anos de idade. Como a vacina é feita com vírus vivo, é importante ficar atento às contraindicações, que incluem idosos, gestantes, mulheres amamentando bebês menores de seis meses, pessoas com alergia grave ao ovo e com quadro de imunodeficiência por doença ou tratamento.
Levando em conta essas recomendações, a vacina não é indicada para essas pessoas nas regiões onde o vírus da febre amarela não circula, como é o caso do Rio. Para que pessoas com contraindicações sejam vacinadas, elas precisam apresentar atestado médico por escrito, de preferência feito por um médico que acompanhe o paciente e conheça suas condições de saúde. Essas restrições podem mudar caso haja alteração das condições epidemiológicas do município.
Dose fracionada 
O uso da dose fracionada foi recomendado pelo Ministério da Saúde, para realizar a cobertura vacinal de forma rápida e eficaz, em toda a população não vacinada nas áreas endêmicas. A vacina é exatamente a mesma, o que muda é a quantidade da dose. A vacina fracionada contém 0,1 ml do soro, ou seja, 1/5 da dose padrão, que é 0,5ml. A dose padrão é considerada altamente imunogênica, com resposta e eficácia para toda a vida, ou seja, só precisa ser vacinado uma única vez. A vacina fracionada é indicada para o momento epidemiológico atual e tem validade de oito anos, porém mais estudos precisam ser feitos.
A dose fracionada da vacina de febre amarela é recomendada apenas para maiores de 2 anos de idade, pois a resposta imunológica em crianças é menor e não garante proteção com a dose fracionada. Assim, crianças de 9 a 23 meses de idade continuarão tomando a dose plena, assim como gestantes (após avaliação médica, considerando-se o risco x benefício, principalmente em áreas endêmicas) e viajantes para países que exijam o Comprovante Internacional de Vacinação e Profilaxia (mediante comprovante de viagem, conforme norma da ANVISA).

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Dez dicas para o folião ser feliz no carnaval

Ainda estamos em janeiro, mas os blocos já estão na rua e o espírito de Carnaval começa a tomar conta da Cidade Maravilhosa. O Rio de Janeiro espera receber aproximadamente 6 milhões de foliões. Muita gente, né? Mas não se preocupe, organizando direitinho todo mundo se diverte.
Para ajudar a criar um ambiente de respeito e cordialidade no Carnaval nem é preciso se esforçar muito. Separamos algumas dicas que podem contribuir para que seus dias de folia sejam agradáveis e deixem só boas lembranças.
Respeite a liberdade
Carnaval é alegria, é tempo de se divertir. Por isso, quando for se fantasiar, esqueça o preconceito em casa e ponha em prática sua criatividade. Vale sempre lembrar que, no fim das contas, o que vale mesmo é ser feliz!
Use camisinha
O Carnaval é um momento incrível de descontração, alegria e muita interação. Mas, na Hora H, o folião não pode esquecer de usar a camisinha. Proteja-se, pois, da festa, a gente só quer levar as boas lembranças, não é mesmo?
Conserve o patrimônio público
Quer tombar, pisar, lacrar, destruir nesse Carnaval? Que seja só o baixo-astral. Vandalismo não está com nada, respeite sempre o patrimônio público. E lembre-se: a festa passa, a cidade fica. Moradores e trabalhadores cariocas merecem que a nossa cidade permaneça maravilhosa.
Proteja seus pertences com uma doleira
Uma dica para curtir o Carnaval com tranquilidade? Use uma doleira para guardar seus pertences. No meio da agitação, um momento de distração e… Lá se vai um documento, uma nota de dinheiro. Não dê bobeira.
Fique atento à Lei do Silêncio
Depois de um dia longo e divertido, o que vale é respeitar o espaço e o sono do outro. Por isso, após as 22 horas, evite quebrar a Lei do Silêncio. Aproveitar ao máximo o Carnaval é muito bom, mas podemos fazer isso sem incomodar quem não curte tanto assim a folia. Certo?
Não faça xixi na rua
Bateu vontade de fazer xixi bem no meio do bloco? Acontece. A dica é: procure um banheiro químico antes mesmo de entrar na folia – este ano, serão mais de 32 mil espalhados por toda cidade. A rua é de todos e é bem melhor quando elas estão limpas. Vale lembrar que a multa aplicada aos que forem pegos fazendo xixi em local público é de R$ 563,30. Contamos com você para tornar o Carnaval do Rio de Janeiro ainda melhor.
Não exagere no consumo de álcool
Envolvidos pela euforia que toma conta do Carnaval, muitas pessoas acabam perdendo o bom da festa. Não seja uma dessas pessoas. Respeite seus limites e hidrate-se. Brinque, ria e se divirta com moderação.
Respeite os outros foliões
No Carnaval, o respeito deve vir acima de tudo: deixe o preconceito em casa e vá se divertir sem olhar cor, classe social, sexo ou orientação sexual. A festa é para todos e de cada um. Não atrapalhe a folia alheia e não deixe que atrapalhem a sua. Carnaval é tempo de ser feliz!
Confira a programação dos blocos
Frustração não é um sentimento que deva fazer parte do seu repertório no Carnaval. Para não errar o local, data e horário do seu bloco, confira com atenção a agenda antes de sair de casa. E, para garantir, tenha sempre um plano B: caso haja algum contratempo, você vai saber o que fazer para não perder nenhum minuto da festa.
Jogue o lixo no lixo
Festa de rua não é pretexto para esquecermos que lugar de lixo é na lixeira. Descartando seus dejetos de forma correta, as ruas ficam mais limpas, o Carnaval mais bonito e o Rio de Janeiro muito mais seguro e saudável. Venha com a gente nessa missão.

 

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Sair da versão mobile