Projetos na biblioteca da sede da Prefeitura

Com férias escolares e a renovação de convites a novos participantes e entrevistados, dois projetos na Biblioteca Popular Municipal Abgar Renault voltarão à agenda a partir de 3 de janeiro: o Sarau das Quartas e o Quintas-feiras Afetivas.
Sempre na última quarta-feira do mês, às 15h30, o Sarau das Quartas recebe os participantes com muita música e poesia. Nas quintas, das 10h às 14h, a professora Sônia Lima promove uma contação de histórias nas Quintas-feiras Afetivas.
Independentemente da suspensão temporária desses dois projetos, a antiga biblioteca popular, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, continua à disposição dos interessados, com programação também gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, para consulta, empréstimo e troca-troca de livros.
Para mais informações sobre essa e outras atividades, ligue para 2976-2178. A Biblioteca funciona no Centro Administrativo São Sebastião, sala 251, Sede da Prefeitura.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Dicas para se proteger do sol neste verão

O carioca sabe que quando o verão chega ao Rio de Janeiro ele não vem para brincadeiras. A temperatura é sempre alta, e as praias da cidade ficam lotadas de gente tentando aliviar um pouco o calor. Nessa época do ano, é importante redobrar a atenção aos cuidados com a pele, hidratar-se bem e tomar algumas outras precauções para manter a saúde em dia.
Para você não ter dúvidas sobre as medidas necessários para enfrentar o calor, a Secretaria Municipal de Saúde separou algumas dicas de saúde para o verão, que começa oficialmente nesta quinta-feira (21). Leia e curta a estação mais quente do ano com responsabilidade.
Abuse do filtro solar 
A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, então o verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol – na praia, piscina, pesca e outras atividades ao ar livre.
Para grantir a proteção, deve-se aplicar o produto 30 minutos antes da exposição ao sol, pois assim ele será completamente absorvido pela pele. Além disso, distribua o protetor solar uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. É preciso reaplicar o produto a cada duas horas. No entanto, em caso de transpiração excessiva ou contato com a água, esse tempo diminui.
LEIA MAIS
Roupas e acessórios fazem a diferença
Para incrementar a proteção da pele no verão, é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação ultravioleta. Outro objeto importante são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.
Não se esqueça da hidratação
As temperaturas mais quentes exigem também cuidados com a hidratação. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique no corpo todo um bom hidratante, pois ele ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.
Atenção ao relógio
Toda essa proteção extra ajuda bastante, mas prevenção nunca é demais: sempre que possível, é bom evitar a exposição solar entre as 10 e 16 horas.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS DO FEIRÃO DO EMPREGO

O Clube Municipal da Tijuca sediou nesta terça-feira (19) o último Feirão do Emprego do ano. Das 9h às 15h, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo local e se candidataram a 1609 vagas de trabalho. As vagas do Feirão são do cadastro de empregos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) e de 22 empresas parceiras que participaram do evento.
“O Feirão de Empregos foi pensado para ajudar as pessoas que estão à procura de trabalho. Aqui unimos empresas e trabalhadores, gerando oportunidades”, afirma a secretária da pasta, Clarissa Garotinho.
A equipe da SMDEI fez o cadastro dos candidatos no local, e quem recebeu atendimento saiu com uma carta de encaminhamento para entrevistas de emprego, conforme o perfil profissional. No diálogo direto com as empresas parceiras, havia até a possibilidade de já sair com um emprego novo.
“Temos uma equipe que trabalha nessa captação de vagas desde o começo do ano. Sempre estamos em contato com as empresas, e elas utilizam nosso sistema para buscar candidatos”, esclarece Luis Malheiros, subsecretário de Trabalho e Qualificação da SMDEI.
Desempregado desde março de 2015, o engenheiro mecânico Rodrigo Baptista Lima foi um dos cariocas que foram até o Feirão em busca de um futuro melhor. Durante o período sem emprego fixo, Rodrigo trabalhou como motorista nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e atualmente faz manutenção em equipamentos eletrônicos de casas lotéricas, um trabalho cuja demanda varia muito.
“Vou priorizar vagas no meu nível de escolaridade, mas não dá para dispensar nenhuma oportunidade hoje em dia”, comenta Rodrigo.
No caso de Lívia Bazílio, a busca por um novo emprego já dura um ano. A moradora da Tijuca está trabalhando como vendedora de roupas autônoma, mas não deixou de procurar uma ocupação que garanta uma estabilidade maior.
“Nunca tinha participado de nenhuma caravana do emprego, mas fiquei sabendo do Feirão pelo Sine e vim conferir”, conta Lívia, que cursou até o 3º período de pedagogia.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Travesti furtada por cliente em motel se vinga postando fotos na web

Uma travesti que trabalha como garota de programa em Praia Grande, no litoral de São Paulo, foi furtada dentro de um motel por um cliente que a havia contratado horas antes pela internet.

Revoltada com a situação, ela fez postagens em grupos nas redes sociais estampando o rosto do suposto assaltante e pedindo a devolução dos pertences.

O caso ocorreu na manhã de domingo (8/1). Dayane Larraya Rios foi até um motel na cidade com um rapaz e, após realizar o programa, recebeu o pagamento normalmente. Em seguida, foi até o banheiro. Ao sair, percebeu que havia sido furtada.

Após as publicações na rede social, a família do rapaz entrou em contato com Dayane para ressarci-la. A pedido dos parentes dele, Dayane apagou a postagem.

Veja a publicação:

Reprodução/Facebook

FEIRA NOTURNA LAPA LEGAL

A Feira Noturna Lapa Legal funcionará nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, nos mesmos horário e condições previstas na legislação municipal. A autorização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) foi publicada, nesta terça-feira (19/12), no Diário Oficial do Município.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

ASSALTANTE LEVA MASSAGEM EM CAMPO GRANDE (FOTO)

Por volta das 14 horas dessa quarta feira ( 20) um assaltante tentou assaltar uma van na estrada do Cabuçu , em Campo Grande.

o motorista se ligou que a arma era de brinquedo , então , motorista, passageiros e populares que passavam pelo local bateram  nele.

O assaltante Foi pra 35 DP. ” Segundo informações atualizadas, mais de 30 vítimas estão fazendo o reconhecimento do assaltante.

 

Guarda Municipal leva Papai Noel às crianças no Miguel Couto

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou, nesta terça-feira (19/12), uma ação especial de Natal com visita de Papai Noel e distribuição de brinquedos às cerca de 30 crianças internadas na pediatria do Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. A entrega dos presentes, doados pelos funcionários da instituição, foi feita pelo subinspetor Marlon César, conhecido como o “Guarda Noel”, especialmente por levar alegria e conforto a crianças todos os anos.

– Esse é o melhor dia do ano para mim, pois é muito gratificante poder realizar o sonho das crianças e principalmente das que estão em leito de hospital. Ganhar um abraço e ver o sorriso no rosto delas me faz continuar a vestir a fantasia do bom velhinho – disse Marlon que é pais de três filhos e avô de dois netinhos de cinco e sete anos.

A entrega dos presentes foi acompanhada pelos flautistas Roberto Meia e Maria Rita Ramos, da Banda Sinfônica da GM-Rio, que tocaram canções natalinas para os pequenos pacientes. Alegria compartilhada pelo diretor do hospital, Cristiano Chame, que recebeu a equipe na porta da unidade.

– Essa iniciativa da Guarda Municipal é muito linda. Ver os olhos das crianças brilhando acalenta o nosso coração. Torço para que essa iniciativa perdure por muitos anos – afirmou o diretor.

Em uma das enfermarias da unidade, Paula Simplício, 51 anos, que acompanhava o neto, Breno, de 13 anos, em tratamento contra pneumonia há 17 dias, ficou muito feliz com a chegada do Papai Noe:

– Trazer esse espírito natalino para a enfermaria é muito bom, além de melhorar o clima, distrai as crianças. É tudo que elas precisam neste momento – afirmou Paula, que não deixou de tirar uma foto com o bom velhinho para registrar o momento.

O papai noel da GM-Rio aproveitou a oportunidade e distribuiu presentes em ruas dos bairros do Humaitá e de Botafogo surpreendendo as crianças que encontrava pelo caminho. Teve até motorista de ônibus pedindo presente para a filha e foi prontamente atendido.

Esta não é a primeira vez que o “Guarda Noel” visita uma unidade hospitalar do município. Em dezembro do ano passado, o Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, recebeu uma ação especial com a distribuição de presentes para 70 crianças internadas na unidade.

O subinspetor Marlon César é comandante da 12ª Inspetoria da Guarda Municipal, unidade responsável pelo patrulhamento e pela fiscalização das Ilhas do Governador e de Paquetá, está há 26 anos na Instituição e há 17 leva alegria para as crianças vestido de Papai Noel.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Permissão de uso de imóvel municipal em Campo Grande

No dia 10 de janeiro, às 15h, serão recebidas propostas de interessados na permissão de uso de um imóvel municipal localizado em Campo Grande.
As propostas devem ser entregues na sala 512 do bloco anexo do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova. O imóvel, que fica na Estrada do Campinho, 881, poderá ser ocupado por prazo indeterminado, mediante pagamento mínimo mensal de R$2.286,00.
Edital e anexos estão disponíveis na sala 711, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h, e no site http://ecomprasrio.rio.rj.gov.br/editais/banners_lista.asp. Mais informações: celproprios@smf.rj.gov.br e pelo telefone (21) 2976-3268.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

RECESSO DA REDE MUNICIPAL

As escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) da rede municipal de ensino vão fechar na próxima quinta-feira (21) e só serão reabertos no dia 5 de janeiro.

 

Para os profissionais que trabalham nessas unidades e não estiverem de férias durante o período, esses dias serão considerados recesso escolar.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Servidores ativos e inativos recebem décimo terceiro

A Prefeitura do Rio depositou o décimo terceiro de todos os servidores, ativos e inativos, nesta segunda-feira (18/12). O pagamento se deu em vários horários. Para alguns, o pagamento caiu às 9h, 10h e, em outros horários, ao longo do dia. Mas todos receberam. É possível que servidores que optaram pela portabilidade bancária demorem um pouco mais.

Nesta parcela incidem os descontos do imposto de renda. Vale lembrar que o servidor que se aposentou recentemente, recebeu a primeira parcela como ativo, não pelo Previ-Rio, mas pela Subsecretaria de Serviços Compartilhados. Em caso de dúvida, o servidor ou pensionista deve ligar para o Disque Servidor: 2599-4746.

 

FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO