REVITALIZAÇÃO DA REGIÃO

Nas próximas semanas, a região do Cais do Valongo terá uma nova iluminação. A medida, anunciada por Marcello Rezende, presidente da Rioluz, durante a última edição do Papo Carioca, tem por objetivo ajudar a revitalizar o turismo na região.
“A partir dessa melhoria, poderemos atrair o turismo para a área, há muito abandonada. Aconselho a todos a fazer uma visita e ver como vai ficar bonito”, convida Marcello.
Antes do Cais do Valongo, outros lugares da cidade já tiveram sua iluminação reformulada, como a Igreja de Nossa Senhora da Penha e o Planetário, além da decoração natalina que já enfeita a Avenida Rio Branco.
Uma das cidades mais bem iluminadas do Brasil, o Rio de Janeiro tem cerca de 450 mil pontos de luz instalados. A Rioluz conta com mais de 600 funcionários, além de empresas terceirizadas que realizam serviços para a companhia. Em um momento de restrições orçamentárias, o principal foco da Rioluz tem sido a manutenção desses equipamentos.
“Nosso principal foco é a manutenção, uma vez que a situação financeira do país é difícil e os investimentos são escassos. O nível de apagamento está, atualmente, em torno de 1,5%, enquanto em 2009 já chegou a 18%”, conta o presidente da Rioluz.
Para o presidente da Câmara Comunitária de Campo Grande e Adjacências, Luiz Carlos Dentinho, a iluminação pública desempenha um papel importante na segurança dos cidadãos.
“A iluminação faz diferença para a segurança da população. Como cidadão, você tem o dever de entrar em contato com o órgão e solicitar o reparo quando o poste não está funcionando”, diz.
O reparo de postes de iluminação pública pode ser solicitado pela Central 1746. A Rioluz mantém vistorias diárias pela cidade e atende a 93% das solicitações de reparo no prazo máximo de 72 horas.
Iluminação de LED é o próximo passo
Segundo Marcello Rezende, a pretensão da Prefeitura é, no futuro, implantar a iluminação LED em toda cidade, uma tecnologia mais alinhada com o meio ambiente e que gera mais economia para os cofres públicos.
“A iluminação LED não atrai inseto, é uma luz fria. E nossa ideia é que a iluminação não seja só acender a lâmpada, mas agregar outros serviços, como recursos de vídeo, estação meteorológica e wi-fi”, afirma.
Sobre o Papo Carioca
O Papo Carioca é transmitido, ao vivo, pela página da Prefeitura do Rio no Facebook, sempre às segundas e quintas, às 20h. O programa tem duração de meia-hora e interage com os usuários, respondendo perguntas realizadas nos comentários do vídeo, enviadas por um número de WhatsApp ou utilizando a hashtag #papocarioca no Twitter.
FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Padre pede orações para que príncipe George seja gay

Um sacerdote escocês causou polêmica nesta sexta-feira (1°/11) ao pedir “orações” para que o príncipe George, de 4 anos, filho do casal real Kate e William, seja homossexual.

O pedido de Kelvin Holdsworth, que, além de ser reitor da Catedral de Glasgow, é gay e ativista dos direitos homossexuais, foi feita em seu blog. “Rezar, na privacidade de seus corações (ou, em público, caso se atrevam), para que o Senhor abençoe o príncipe George com o amor, quando crescer, de um bom jovem cavalheiro”, escreveu o padre Holdsworth.

 

Ainda segundo a publicação, o padre afirma que um casamento real gay “solucionaria as coisas de maneira incrivelmente fácil”.

A Igreja Episcopal , um ramo da Igreja Anglicana do Reino Unido, votou em junho pelo reconhecimento de casamentos entre pessoas do mesmos exo. Desde então, são feitas diversas cerimônias com casais homossexuais.

Mas a proposta de Holdsworth não foi bem aceita pelas entidades religiosas britânicas, tanto que Gavin Ashenden, antigo capelão da rainha Elizabeth II, afirmou que o pedido foi “desagradável e desestabilizador, equivale a uma maldição”.

 

 

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE

A Clínica da Família Santa Marta, em Botafogo, participa neste sábado (02/12), da 18ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ). Na ação, das 9h às 15h, médicos dermatologistas atenderão a população e levarão orientação sobre a prevenção a doença. O estado do Rio de Janeiro responde por 13,9% dos casos de câncer da pele no país. Do total de casos no estado, 49,18% estão concentrados na capital.

 

Os números refletem por si só a importância da campanha de esclarecimento à população. O tipo não-melanoma, de maior incidência, apesar de menos fatal, pode provocar deformidades e cicatrizes cirúrgicas grandes indesejáveis quando não tratado rapidamente.

 

A melhor forma de prevenção é a proteção. E se proteger é simples e barato, e começa com mudança de comportamento. Não se expor ao sol, usar chapéu, boné e óculos contra os raios UVA e UVB vêm antes do uso do filtro solar, terceiro fator de fotoproteção.

 

 

Dados do Instituto Nacional do Câncer sobre a doença 

 

– Todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país.

 

– O câncer da pele é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre os tumores da pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente.

 

– Na pele (maior órgão do corpo humano), o câncer não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo.

 

A Clínica da Família Santa Marta fica na Rua São Clemente, 312.

 

 

FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Presidência da República gasta quase R$ 1 milhão em “salgadinhos”

Nos últimos quatro anos, o governo federal gastou quase R$ 1 milhão em lanches para eventos corporativos ligados à Presidência da República., via Lei de Acesso à Informação. A maior despesa registrada, entre 2014 e 2017, é referente à 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada de 3 a 6 de novembro de 2015. Na ocasião, o governo pagou R$ 543.750 pela comida servida aos 2 mil convidados – um custo médio de R$ 250 por pessoa.

Segundo consta no site oficial da Presidência, “a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo lema era ‘Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar’, foi um evento estratégico entre iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país.”

 

Já no XVI Seminário Internacional de Ética na Gestão, em 22 e 23 de outubro de 2015, o lanche custou R$ 33.600. O cardápio não foi divulgado pela Presidência, mas, em geral, em ocasiões dessa natureza, é de praxe servir salgadinhos simples, como enroladinho de queijo e coxinha, ou um almoço modesto. No ano seguinte, o mesmo evento recebeu verba de R$ 28.000.

Um encontro descrito apenas como “almoço oficial” custou R$ 13 mil aos cofres públicos em 2016. No mesmo ano, a Presidência desembolsou R$ 27.000 em outro “almoço oficial”, dessa vez no Palácio do Jaburu – residência oficial do vice-presidente e endereço mantido por Michel Temer (PMDB-SP) após assumir o comando do Executivo federal. O coffee break para quem participou do Programa de Desenvolvimento em Liderança para Servidores custou R$ 14.280 ao contribuinte.

Somando os gastos dos últimos anos, a conta totaliza R$ 959.838 (confira abaixo). Eles não incluem eventos dos ministérios nem almoços e jantares da Presidência com parlamentares e chefes de Estado, por exemplo. Nesses casos, as refeições são preparadas pela cozinha dos palácios – informou o Planalto.

 

.

Questão de segurança
Na relação enviada pela Presidência ao Metrópoles, não aparecem os gastos registrados no cartão de pagamento do governo federal (considerados sigilosos), por “questões de segurança”. O cartão pode ser usado, por exemplo, para pagar contas como a feita em 19 de março de 2017, quando Michel Temer levou embaixadores a uma churrascaria em Brasília.

A operação Carne Fraca, da Polícia Federal, havia denunciado a venda de carne adulterada e estragada por empresas brasileiras e o presidente tentava limpar a imagem dos produtos para exportação diante dos visitantes. O restaurante, porém, informou à imprensa que não servia carnes nacionais, mas depois recuou. O jantar custou mais de R$ 13 mil e incluiu vinhos e caipirinhas.

TENTATIVA DE ASSALTO A UMA FACULDADE NA ZONA OESTE!!!

TENTATIVA DE ASSALTO NA UNISUAM EM BANGU

“Peço que não me identifique pq sou aluno, meliantes acabaram de entrar na secretaria na faculdade Unisuam no Bangu shopping os mesmo se passaram por pessoas de bens para pedir informações estavam armados pois iriam assaltar mais perceberam que não tinha dinheiro pelo fato da unidade só trabalhar com pagamento feito em débito os funcionários ficaram desesperados achando que iria acontece o pior mais graças a Deus não houve nada grave. Eu como aluno me sinto inseguro pois na unidade entra e sai qualquer pessoa sem identificação, caso de fato tivesse acontecido o pior poderia ter tiro para tudo quer lado pois não teria nenhum meio de segurança

COMLURB COMUNIDADES – nesse sábado!

O programa “Comlurb Comunidades – Limpando Geral” chega à sua 23ª edição neste sábado (02/12), nas comunidades Árvore Seca, Barro Preto e Vila Cabuçu, no Complexo do Lins, e Caixa D´Água, em Água Santa, na Zona Norte. Semanalmente, cerca de 400 garis e outros profissionais, como fiscais e agentes ambientais, integram uma ação coordenada das unidades de pronto-emprego da empresa para solucionar demandas extraordinárias em comunidades selecionadas por equipes técnicas da companhia. Desde sua implantação, o programa já removeu 6.870 toneladas de resíduos sólidos (lixo).

As comunidades são atendidas com serviços de remoção de lixo público, entulho, bens inservíveis e carcaças de carros; limpeza de canaletas, ralos e valas; raspagem, varrição e limpeza com soprador; rapel em encostas, roçada e capina; e poda de vegetais, além de lavagem de laranjões e retirada de pichações nos logradouros públicos. Em média são feitas 150 podas, limpos 350 ralos e roçados cerca de 120 mil metros quadrados por edição.

Uma equipe faz o controle de vetores, inspecionando bueiros e imóveis, utilizando raticidas e orientando moradores e comerciantes sobre a maneira mais adequada de combater os roedores.

No último fim de semana, o Comlurb Comunidades esteve na Vila Aliança, em Bangu, com 334 garis e 59 fiscais e agentes ambientais, que contaram com apoio de 51 veículos e equipamentos móveis e 104 equipamentos portáteis. Foram removidas 237 toneladas de lixo, roçados 160.010 metros quadrados, realizadas 140 podas de árvores e limpos 457 ralos.

Além do serviço operacional, equipes de divulgação da companhia participam de ação de conscientização, distribuindo folhetos e alertando os moradores sobre a importância do descarte correto do lixo, juntamente com o grupo musical da Comlurb, Chegando de Surpresa, e o gari Renato Sorriso, que colaboram com música, dança e bom humor.

As 22 primeiras edições do “Comlurb Comunidades – Limpando Geral” beneficiaram as comunidades:  Fumacê e Batan, em Realengo; Vila Vintém, em Padre Miguel; Curral das Éguas, em Magalhães Bastos; Vila Aliança, Catiri e Sabreira, em Bangu; Fazenda dos Coqueiros, em Senador Camará; São Vítor e Santa Maria, em Santíssimo; Vila Mariana I e II, Carobinha, Vila Nova, Corcundinha, Jardim Moriçaba e Jardim Monteiro, em Campo Grande; Santa Margarida, em Cosmos; Cesarão, Urucânia e Aço, em Santa Cruz; Nova Sepetiba, em Sepetiba; Ilha de Guaratiba; Jardim Maravilha, em Guaratiba; Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme; Santa Marta, em Botafogo; Morro dos Prazeres, em Santa Teresa; Cerro-Corá, no Cosme Velho; Rocinha; Vila do João, no Complexo da Maré; Complexo da Penha (Vila Cruzeiro, Santa Edwiges e Chatuba); Kelson´s e Marcílio Dias, na Penha; Rio D’Ouro e Dr. Miguel Dibo, em Irajá; Vila Eugênia, em Marechal Hermes; Muquiço, em Guadalupe; e Ás de Ouros, em Anchieta.

Também já foram atendidos o Complexo da Pedreira (Costa Barros, Barros Filho e Pavuna); Favela Boogie Woogie, na Ilha do Governador; Camarista Méier; Águia de Ouro, em Del Castilho; São João e Rato, no Engenho Novo; Darcy Vargas, no Jacarezinho; Complexo de Manguinhos; Agrícola de Higienópolis; Morro da Mangueira; São José Operário, na Praça Seca; Gardênia Azul, Curicica, Colônia Juliano Moreira, Morro do Plástico, Vila Sapê e Quarto Centenário, em Jacarepaguá; Conjunto Bandeirantes, em Vargem Pequena; Tijuquinha, Muzema e Morro do Banco, no Itanhangá; Comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes; Morro da Mineira, no Catumbi; Providência, na Zona Portuária; Boa Esperança, no Complexo do Caju; Andaraí; Formiga e Salgueiro, na Tijuca; Morro do Turano, no Rio Comprido; Morro dos Macacos, em Vila Isabel.

 

 

FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

Prefeito recebe medicamentos para unidades de saúde

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, acompanhou nesta sexta-feira (1) a chegada dos primeiros caminhões com medicamentos e insumos comprados para abastecer as unidades municipais de saúde. A entrega faz parte da compra realizada com o valor de R$ 100 milhões liberado pelo prefeito no início da semana e é suficiente para abastecer toda a rede de saúde por três meses.
“Quero tranquilizar a população de que não vão faltar medicamentos, sobretudo para diabetes e pressão. Esta semana encomendamos R$ 100 milhões em medicamentos e insumos e os fornecedores prometeram nos doar mais 10%, aproximadamente, então vamos receber R$ 110 milhões em material. São mais de 500 produtos para atender a população”, ressaltou o prefeito Marcelo Crivella.
O material foi entregue na Central de Distribuição de Medicamentos e Materiais Médico-Cirúrgicos da Prefeitura, em Jacarepaguá. Lá, os insumos são recebidos, registrados, estocados e encaminhados para distribuição nas mais de 300 unidades de saúde, de acordo com a necessidade de cada unidade (clínica da família, centro municipal de saúde, policlínica, hospital, maternidade, UPA, CER e centro de atenção psicossocial). Ainda hoje, 17 caminhões sairão da Central carregados de medicamentos e insumos para distribuir pelas unidades de saúde da rede.
A Central de Distribuição, que funciona na Estrada dos Bandeirantes, 1700, em Jacarepaguá, é uma moderna área que foi inaugurada em julho de 2012. O espaço tem 7.000 m² e infraestrutura adequada de acordo com diretrizes da ANVISA e Vigilância Sanitária, que permitem melhor armazenamento e distribuição dos medicamentos.
O prefeito também falou sobre a crise na área da saúde. Ele admitiu que, devido à grave situação financeira encontrada no município, sua gestão enfrentou problemas e, neste final de ano, teve dificuldades para fazer os repasses necessários ao pagamento dos salários dos profissionais de unidades sob gestão de organizações sociais. Mas disse que os pagamentos já foram colocados em dia e que os atrasos não vão se repetir.
“A crise já está passando, os piores momentos foram superados. Nós conseguimos alinhar os valores do IPTU e do ITBI, renegociamos dívidas e cortamos despesas. A questão dos atrasos estamos colocando em dia e pedimos às OSs que compreendam a situação e nos ajudem neste momento difícil”, afirmou Crivella.
O prefeito anunciou também outras medidas para melhorias na área da saúde. Os hospitais de emergência da rede municipal passarão a contar com um profissional sênior como consultor, 24 horas por dia, e todos os profissionais passarão por treinamentos para reforçar os protocolos de atendimento. Além disso, os médicos formados há menos de cinco anos também passarão por cursos de aperfeiçoamento promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é reduzir o risco de erros de diagnósticos e procedimentos no atendimento à população.

 

FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

BIBLIOTECA VOLANTE NO SEU BAIRRO

Cinco bairros das zonas Norte e Oeste da cidade recebem, na próxima semana (04 a 08/12), das 10h às 14h, a visita da Biblioteca Volante João Antônio com empréstimo gratuito de até dois livros a cada solicitante. Basta apresentar documento de identidade e comprovante de residência no Município do Rio. os menores de idade devem apresentar a documentação do pai ou responsável, além de autorização por escrito.

Na segunda-feira, dia 4, a biblioteca volante estará no Jabour (Rua Raul Azevedo, 70); terça, 5, em Ricardo de Albuquerque (Praça Cláudio de Souza; quarta-feira, dia 6, em Cavalcante (Rua Herculano Pena, perto do PAM-Posto de Assistência Médica); quinta-feira, 7, em Acari (Praça Portugal); e na sexta, 8, na Pavuna (Praça Nosa Senhora das Dores.

A devolução do(s) livros(s) pode ser feita no mesmo local do empréstimo, no prazo de 14 dias, quando a biblioteca voltar ao bairro; ou diretamente na sede da Biblioteca Volante (Avenida Monsenhor Félix, 512, Irajá).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefone 2482-3582.

 

FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

FESTIVAL NO PARQUE DE MADUREIRA

A Praça do Samba do Parque de Madureira recebe, no dia 10 de dezembro, o 1º Festival Carioca de Direitos Humanos. O evento vai acontecer das 14h às 20h, e contará com apresentações artísticas e culturais, feira de gastronomia e de empreendedores orgânicos.
O festival vai celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos com a ampliação do debate sobre os direitos na cidade e o compromisso da Prefeitura com a temática, e integra o Programa Municipal de Direitos Humanos, contemplado no Planejamento Estratégico da Prefeitura.
Confira as atrações
– Ato ecumênico na abertura do Festival
– Apresentações artísticas e culturais com muita dança e música, cine debates, envolvendo percussão com crianças, coral da terceira idade e população em situação de rua, dança com pessoas com deficiência, desfile das senhoras do calendário.
– Feiras e exposições de Boas Práticas em Direitos Humanos, envolvendo entidades governamentais e não governamentais.
– Feira de gastronomia com famílias refugiadas – Projeto Chega Junto.
– Feira de empreendedores orgânicos, materiais recicláveis e africanidade.
– Lançamentos de materiais e ações de Direitos Humanos para a cidade.
– Em comemoração aos 69 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, haverá show e queima de fogos, encerrando o festival.

 

FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO