UFRJ cria sensor para detectar água contaminada em 20 minutos

Pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) desenvolveram um sensor que detecta coliformes fecais na água. O resultado sai em apenas 20 minutos enquanto os métodos atuais levam até dois dias. A inovação foi criada pelo Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF), coordenado pelo professor Marcelo Werneck. O estudo saiu publicado recentemente na revista “Polymers”.
De acordo com informações divulgadas pelo site da universidade, a ideia é que o protótipo final possa ser utilizado em lugares remotos e que necessitem da verificação da qualidade da água. De acordo com o Instituto Trata Brasil, cerca de 16% da população brasileira não têm acesso a água tratada em casa.
O dispositivo utiliza os feixes luminosos de fibras óticas para identificar alterações causadas na água pelas bactérias da espécie Escherichia coli.

Corpo de homem é encontrado no mar da Praia do Recreio

Um corpo foi encontrado na manhã deste sábado (17) na Praia do Recreio, altura do Posto 12, próximo à Pedra do Pontal, Zona Oeste do Rio. A vítima, um homem que ainda não teve a identificação confirmada, foi localizada por volta das 9h20, após ter sido avistada por um pescador, em uma rede de pesca.

O resgate foi realizado por uma equipe de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, que utilizou um jetski e contou com o apoio de um helicóptero. Policiais militares do 31° BPM (Recreio dos Bandeirantes) foram acionados e isolaram a área.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro, onde será submetido a exames para identificar a causa da morte e a identificação. As investigações estão sendo conduzidas pela 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes).

Silvio Santos é enterrado em cerimônia judaica em São Paulo

Silvio Santos foi enterrado, na manhã deste domingo (18), pouco antes das 9h, em uma cerimônia judaica fechada para poucos amigos e família no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. O apresentador, um dos maiores ícones da TV brasileira, morreu na madrugada deste sábado (17) por broncopneumonia em decorrência de uma infecção por H1N1.

Em carta divulgada pela família Abravanel, e colocada na porta do cemitério, foi explicado o desejo do apresentador: “Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu”.

Segundo as tradições judaicas, religião seguida por Silvio Santos, o enterro deve acontecer o mais rápido possível após a morte. Porém, como o apresentador faleceu no sábado, no shabat, ou dia de descanso, que dura do pôr de sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado, o sepultamento foi marcado para a manhã deste domingo.

Estiveram na cerimônia, restrita ao público, familiares e amigos mais próximos de Silvio Santos. Tiago Abravanel, neto do apresentador, e o marido, Fernando Poli foram um dos primeiros a chegar no cemitério. Patrícia Abravanel, Fábio Faria, Daniela Beyruti, Marcelo Beyruti, Celso Portiolli, César Filho, Elaine Mickely,  Jassa e Carlos Alberto de Nóbrega também foram prestar suas últimas homenagens.

Na entrada do cemitério, fãs se reuniram para render suas últimas homenagens a Silvio Santos. Com cartazes, fotos e objetos pessoais que fazem alguma referência ao ícone da TV brasileira, diversas pessoas foram se despedir, mesmo que de longe, do apresentador.

Abalado, Carlos Alberto de Nóbrega, amigo pessoal de Silvio Santos, deixou o cemitério na manhã deste domingo (18) e fez questão de abaixar os vidros do carro para acenar para os jornalistas e fãs que estão de plantão no local. Anteriormente, o apresentador chorou ao relembrar os momentos que viveu ao lado do ícone.

As filhas de Silvio, Rebeca Abravanel e Daniela Beyruti também acenaram na saída do cemitério. No local, elas agradeceram o carinho dos fãs que foram prestar suas últimas homenagens. “Muito obrigada”, repetiu Rebeca várias vezes.

Hospital divulga a verdadeira causa morte de Silvio Santos; Entenda

Na manhã deste sábado (17), após diversas especulações na internet, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou a causa da morte de Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira. O apresentador, que estava internado desde o começo de agosto, faleceu aos 93 anos, vítima de uma broncopneumonia decorrente de uma infecção por Influenza (H1N1).

O boletim médico, assinado por uma equipe de especialistas, incluindo os geriatras Dr. Gabriel Truppel Constantino e Dr. Victor José Dornelas Melo, trouxe o detalhamento da causa do falecimento. “Confirmamos com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”, informou o documento.
“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”, revelou o documento.

Conforme o Boletim Médico enviado à imprensa, o hospital se solidarizou com a família e todos que sofreram com a perda do apresentador.

O documento foi assinado pelos geriatras Dr. Gabriel Truppel Constantino e Dr. Victor José Dornelas Melo, o cirurgião Dr. José Curado e o diretor médico Dr. Miguel Cendoroglo Neto.

Silvio Santos, cuja carreira marcou gerações e moldou a televisão brasileira, deixa um legado incomparável. Seu falecimento marca o fim de uma era, e a notícia abalou profundamente tanto fãs quanto colegas de profissão, que agora se despedem do apresentador.

PM que atirou e matou jovem após manobras com a moto está preso

O policial militar Allan Mendes Rocha foi preso, na noite desta sexta-feira (16), por atirar e matar o motociclista Gabriel Pereira dos Santos, de 24 anos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O agente atirou na cabeça da vítima durante uma abordagem do Segurança Presente Miguel Couto, base onde estava lotado, no início da tarde de sexta-feira (16).

Allan passou por audiência de custódia, na tarde deste sábado (17). Na decisão, a juíza Daniele Pires Lima converteu a prisão em preventiva, tendo em vista a gravidade da ocorrência. “Trata-se de crime de extrema gravidade, em que o custodiado efetuou disparos em direção à vítima, ceifando com sua vida”, escreveu na decisão. O agente vai responder por homicídio qualificado.
Sob forte emoção, familiares e amigos compareceram ao enterro de Gabriel, às 15h deste sábado (17), no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu. O velório teve início às 14h. Ainda na sexta-feira, horas depois da morte do jovem, um grupo de motociclistas realizou uma manifestação no mesmo local onde Gabriel foi morto.
O caso
Gabriel estaria realizando manobras na Estrada Federal de Tinguá quando foi atingido. De acordo com o comando do Segurança Presente, um dos policiais que estava no local presenciou o ocorrido e disse que o agente disparou ao perceber que Gabriel poderia lançar a moto contra ele.
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga o crime. Allan também tem a sua conduta investigada pela corregedoria da PM, além de ter sido descredenciado do programa Segurança Presente.
Os agentes da DHBF estiveram no local onde o disparo ocorreu para realização de perícia. Na ocasião, o policial foi ouvido pelos agentes e sua arma recolhida e levada para análise.

Segundo a Secretaria de Estado de Governo (Segov), as câmeras usadas pelos agentes integrantes do Segurança Presente que estavam presentes também serão disponibilizadas para a DHBF. “A conduta do policial está sendo investigada pela Corregedoria da PM e ele será descredenciado do CPROEIS se constatado qualquer erro durante a abordagem”, disse em comunicado.

Análise preliminar de áudio do avião da Voepass indica queda repentina

Uma análise preliminar do áudio obtido pelo gravador de voz do avião da Voepass, que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na sexta-feira passada (9), indica que aeronave caiu de forma repentina. Entre a constatação da perda de altitude e a queda foram cerca de um minuto. A informação foi revelada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quarta-feira (14).
Na gravação, que tem cerca de duas horas, é possível ouvir o copiloto perguntando ao piloto o que estava acontecendo. Entretanto, especialistas que tiveram acesso à gravação informaram que ainda não é possível identificar a causa da queda. O acúmulo de gelo nas asas, apontada como causa do acidente, não foi descartada e nem confirmada pelos especialistas.
O relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que analisa as caixas pretas da aeronave, está previsto para ser divulgado em 30 dias.

O Centro Esportivo Miécimo da Siva, em Campo Grande, na Zona Oeste, vai abrir 1.600 vagas gratuitas para prática de esportes, nesta quarta-feira (14).

 

O Centro Esportivo Miécimo da Siva, em Campo Grande, na Zona Oeste, vai abrir 1.600 vagas gratuitas para prática de esportes, nesta quarta-feira (14).

Entre as atividades disponíveis, destacam-se alongamento, atletismo, boxe, ginástica, futebol, natação e basquete, entre outras. Qualquer pessoa, a partir de 5 anos, pode participar das aulas.

As matrículas são realizadas na secretaria do Centro Esportivo, de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 17h. Maiores de 18 anos precisam apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. No caso de menores, é necessário anexar documento do responsável, enquanto pessoas com deficiência ou problemas de saúde precisam levar atestado médico, além de documentos pessoais e do responsável.

O Miécimo da Silva, que é administrado pela prefeitura, fica na Rua Olinda Elis, 470, em Campo Grande.

 

Acidente Aéreo em Vinhedo: Conheça os Ocupantes do Avião que Partiu de Cascavel

Na tarde desta sexta-feira (9), um trágico acidente aéreo ocorreu em Vinhedo, São Paulo. Um avião de pequeno porte que decolou de Cascavel, no Paraná, caiu pouco tempo depois do início do voo, causando a morte de todos os ocupantes. As autoridades divulgaram a lista dos passageiros, composta por empresários e profissionais respeitados.

Ocupantes do Avião:

  1. Carlos Eduardo de Almeida, 55 anos: empresário do setor agrícola, Carlos Eduardo era uma figura influente na exportação de grãos e estava a caminho de São Paulo para importantes reuniões de negócios.
  2. Mariana Ribeiro de Souza, 38 anos: advogada e sócia de um escritório de advocacia em Cascavel, Mariana era conhecida por sua expertise em direito empresarial e estava acompanhando Carlos Eduardo para oferecer assessoria jurídica.
  3. José Antonio Pereira da Silva, 50 anos: engenheiro civil e consultor especializado em grandes projetos de infraestrutura, José Antonio estava envolvido em um projeto estratégico e tinha compromissos em São Paulo.
  4. Rogério da Silva Santos, 45 anos: piloto experiente com mais de duas décadas de carreira na aviação, Rogério era conhecido por sua competência e estava no comando da aeronave.

A aeronave, um Cessna 210, era utilizada para voos executivos e estava em condições adequadas de manutenção. No entanto, as causas do acidente ainda estão sob investigação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

As equipes de resgate e perícia continuam trabalhando no local do acidente, e as investigações para determinar as causas da queda prosseguem. Os resultados preliminares devem ser divulgados em breve, trazendo mais esclarecimentos sobre essa tragédia que deixou um vazio imenso para as famílias e amigos dos envolvidos.

Veja, em ordem alfabética, a lista dos passageiros e tripulantes:

  1. ADRIANA SANTOS
  2. ADRIANO DALUCA BUENO
  3. ADRIELLE COSTA
  4. ALIPIO SANTOS NETO
  5. ANA CAROLINE REDIVO
  6. ANDRE MICHEL
  7. ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
  8. ARIANNE RISSO
  9. DANIELA SCHULZ FODRA
  10. DANILO SANTOS ROMANO (tripulante)
  11. DEBORA SOPER AVILA (tripulante)
  12. DENILDA ACORDI
  13. DEONIR SECCO
  14. DIOGO AVILA
  15. EDILSON HOBOLD
  16. ELIANE ANDRADE FREIRE
  17. GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
  18. HADASSA MARIA DA SILVA
  19. HIALES CARPINE FODRA
  20. HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA (tripulante)
  21. IOSLAN PEREZ
  22. ISABELLA SANTANA POZZUOLI
  23. JOSÉ CARLOS COPETTI
  24. JOSÉ CLOVES ARRUDA
  25. JOSE FER
  26. JOSGLEIDYS GONZALEZ
  27. KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
  28. LAIANA VASATTA
  29. LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
  30. LIZIBBA DOS SANTOS
  31. LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
  32. LUCIANI CAVALCANTI
  33. LUCIANO TRINDADE ALVES
  34. MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
  35. MARIA PARRA
  36. MARIA VALDETE BARTNIK
  37. MARIANA BELIM
  38. MAURO BEDIN
  39. MAURO SGUARIZI
  40. MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
  41. NELVIO JOSE HUBNER
  42. PAULO ALVES
  43. PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO
  44. RAFAEL ALVES
  45. RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
  46. RAPHAEL BOHNE
  47. RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
  48. REGICLAUDIO FREITAS
  49. RENATO BARTNIK
  50. RENATO LIMA
  51. RONALDO CAVALIERE
  52. ROSANA SANTOS XAVIER
  53. ROSANGELA MARIA DEOLIVEIRA
  54. ROSANGELA SOUZA
  55. RUBIA SILVA DE LIMA (tripulante)
  56. SARAH SELLALANGER
  57. SILVIA CRISTINA OSAKI
  58. SIMONE MIRIAN RIZENTAL
  59. THIAGO ALMEIDA PAULA
  60. TIAGO AZEVEDO
  61. WLISSES OLIVEIRA

Vídeos: Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo-SP

Um grave acidente aéreo abalou o interior de São Paulo na tarde desta sexta-feira (9). Um avião turboélice ATR-72 da Voepass, antiga Passaredo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, por volta das 13h28. A aeronave transportava 62 pessoas, incluindo 58 passageiros e 4 tripulantes. Infelizmente, não houve sobreviventes, segundo informações confirmadas pela prefeitura local e pelo governo estadual.

O voo havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que a aeronave, fabricada em 2010, estava em boas condições e operava regularmente.

Osmir Cruz, secretário de Segurança de Vinhedo, relatou que o avião caiu próximo a uma casa no condomínio, mas não houve feridos no solo. O acidente ocorreu nas proximidades da rodovia Miguel Melhado (SP-324), um local de difícil acesso para as equipes de resgate, que incluem Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. Hospitais de Vinhedo e Valinhos foram mobilizados para um possível atendimento às vítimas, embora, até o momento, todas as pessoas a bordo tenham sido confirmadas como mortas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão a caminho do local para iniciar as investigações. Curiosamente, o aeroporto de Viracopos, o mais próximo do acidente, informou que não houve pedido de emergência por parte dos pilotos antes do impacto.

Moradores da área relataram ter ouvido um estrondo seguido de uma coluna de fumaça, e alguns chegaram a se deslocar até o local, mas a cena que encontraram era desoladora. “Não tinha como fazer nada, foi tudo muito rápido”, disse um dos moradores que preferiu não se identificar.

A queda do avião da Voepass representa uma das piores tragédias aéreas dos últimos anos no Brasil, e as autoridades estão focadas em descobrir as causas desse terrível acidente. Mais informações devem ser divulgadas nas próximas horas, conforme o trabalho dos investigadores avança.

CLIQUE AQUI PARA VER O VIDEO NO LOCAL (IMAGENS FORTES)

Briga de Torcida Organizada? Homem é executado na Zona Oeste

 

# URGENTE: Briga de Torcida Organizada Termina em Morte em Realengo

Na tarde desta sexta-feira, o clima ficou tenso em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um homem, identificado como “Sapinho”, foi morto na rua Olímpia Esteves, em circunstâncias que indicam uma briga entre torcidas organizadas. O episódio trágico deixou a comunidade em choque, ressaltando mais uma vez a violência ligada ao futebol no país.

De acordo com informações preliminares, a confusão começou por volta das 16h30, quando um grupo de torcedores rivais se encontrou nas proximidades de um bar. Testemunhas relataram que a discussão rapidamente escalou para agressões físicas, culminando em um confronto fatal. Sapinho, que era conhecido na região por seu envolvimento com uma das torcidas organizadas, acabou sendo alvejado. As marcas da violência ficaram evidentes, com sinais de luta e correria pela rua.

A rua Olímpia Esteves, geralmente movimentada, foi tomada por policiais militares que isolaram a área para realizar a perícia. Moradores assustados se aglomeraram nas janelas e calçadas, enquanto tentavam entender o que havia acontecido. “Foi tudo muito rápido. Um barulho, gritos, e depois o silêncio. Nunca imaginei ver algo assim aqui na nossa rua”, disse um morador que preferiu não se identificar.

As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre os envolvidos no confronto ou sobre possíveis prisões. No entanto, a Polícia Militar confirmou que equipes estão em busca dos outros participantes da briga, que teriam fugido logo após o crime. A Divisão de Homicídios da Capital foi acionada e ficará responsável pelas investigações.

A morte de Sapinho é mais um capítulo triste na longa história de violência associada às torcidas organizadas no Brasil. Em breve, novas informações sobre o caso deverão ser divulgadas, e a expectativa é que os responsáveis sejam identificados e levados à justiça.

Fique atento para atualizações. A qualquer momento, mais detalhes podem surgir sobre esse caso chocante que abalou Realengo nesta tarde.