Uma grande operação do 40 ° Batalhão de Campo Grande foi realizado na Estrada da Cachamorra com a Rua José de Capanema, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, terminou com a prisão de seis indivíduos e a apreensão de um verdadeiro arsenal de armas de grosso calibre, além de drogas, munições e aparelhos de comunicação. A ação aconteceu após informações de inteligência repassadas à guarnição do RAS Moto Patrulha e da Supervisão de Graduado, que cumpriam determinação do Comando da Unidade no combate às práticas criminosas na região da APol40.
O material apreendido
Durante a ação, foram encontrados e recolhidos:
- 02 fuzis calibre 5,56, sendo um modelo Colt M4 (número de série M4247768466) e outro com identificação suprimida;
- 03 pistolas calibre 9mm, sendo uma Taurus, uma Tisas Kanuni e uma Smith & Wesson MOD6904 (VAA2979), algumas também com numeração raspada;
- 301 munições de calibre 5,56 e 50 munições de calibre 9mm;
- 11 carregadores de fuzil e 03 carregadores de pistola;
- 120 pinos de cocaína, prontos para comercialização;
- 04 aparelhos de telefone celular, que serão analisados para possíveis conexões com o crime organizado.
O montante impressiona pela diversidade de armas de uso restrito, munições em grande quantidade e drogas embaladas para venda, reforçando o poder de fogo que traficantes e milicianos utilizam nas disputas por território na Zona Oeste.
Como aconteceu a operação
Segundo a polícia, a ocorrência começou a se desenrolar após o Setor de Operações (SOp40) informar, via rádio, que indivíduos estariam escondidos desde cedo em uma área de mata conhecida como “Campo do Chacrinha”, utilizada frequentemente como rota de fuga e esconderijo de criminosos armados.
Os suspeitos teriam tentado deixar o local em um Chevrolet Ônix preto e em uma motocicleta, o que gerou atenção imediata das equipes em patrulhamento.
Em uma primeira abordagem, o automóvel foi interceptado com quatro homens, que portavam dois fuzis e uma pistola. Pouco depois, uma nova informação indicava que a motocicleta com mais dois indivíduos havia sido avistada em deslocamento pela Estrada da Cachamorra. O cerco foi montado rapidamente em frente à fábrica da Michelin, onde os policiais conseguiram deter os suspeitos e apreender mais duas pistolas.
Prisão e encaminhamento
Com a conclusão da ação, os seis presos e todo o material apreendido foram levados para a 35ª Delegacia de Polícia (Campo Grande), onde o caso foi registrado. As armas e drogas passam agora por perícia, e os celulares devem ajudar a polícia a aprofundar as investigações sobre a ligação dos presos com facções criminosas atuantes na região.
Repercussão
Moradores próximos relataram que ouviram intensa movimentação policial ao longo do dia e afirmaram que a região do Campo do Chacrinha vem sendo usada há muito tempo como refúgio de criminosos armados, principalmente por ser uma área de mata de difícil acesso.
A operação foi considerada um grande golpe contra o crime organizado na Zona Oeste, retirando de circulação armas de alto poder destrutivo, drogas e criminosos que colocavam em risco a segurança da população.
As autoridades destacaram que novas operações seguirão acontecendo em pontos estratégicos da região, reforçando o compromisso de sufocar financeiramente e estruturalmente as quadrilhas que atuam em Campo Grande e arredores.