Na manhã desta quinta-feira (21), a comunidade do Taquaral, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, viveu momentos de tensão e medo com o início de uma operação policial do Batalhão de Choque (BPChq).
Segundo relatos de moradores, traficantes atravessaram um ônibus da linha 731 na pista, bloqueando a passagem e dificultando a entrada de viaturas da polícia. O clima ficou ainda mais intenso com o alerta circulando em grupos de mensagens: “TAQUARAL FECHADA! Traficantes acabaram de atravessar o ônibus 731 na pista. Abriguem-se em local seguro, morador…”
Além das equipes terrestres, dois helicópteros da Polícia Militar sobrevoam a região, dando apoio aéreo na ação contra criminosos fortemente armados que dominam pontos estratégicos da comunidade. O som de disparos também foi relatado por pessoas próximas ao local, que buscaram abrigo em casas e comércios.
A operação faz parte do esforço da PM em combater o tráfico de drogas e retirar barricadas erguidas por facções criminosas, que constantemente impedem o acesso de policiais e veículos de serviço, como ambulâncias e caminhões de coleta de lixo.
Nas redes sociais, moradores expressam o medo e a dificuldade de circular pela área. Muitos trabalhadores e estudantes tiveram a rotina interrompida logo nas primeiras horas do dia.
Até o momento, não há informações oficiais sobre presos ou apreensões. A Polícia Militar reforçou que a ação segue em andamento e pediu que a população evite a região até que a situação seja controlada.
O clima é de apreensão e incerteza, já que a comunidade do Taquaral tem histórico de confrontos intensos durante operações policiais. Moradores seguem em alerta, aguardando o fim da ação para retomar suas atividades.