Para os adeptos das rotinas regulares de exercícios físicos, não é novidade que a ingestão de um bom pré-treino prepara o corpo e a mente para a atividade física que será realizada e, dessa forma, maximiza os resultados almejados.
Alguns alimentos são valorizados por quem deseja melhorar o desempenho e a performance durante os exercícios. Exemplo disso é o suco de beterraba, considerado um protagonista e peça-chave no cardápio de muitas pessoas.
Mas, afinal, ele realmente funciona? A fim de ajudar quem deseja diversificar o cardápio dos pré-treinos diários, o Folha Vitória ouviu uma nutricionista. Confira as observações:
Beterraba ajuda a dilatar os vasos sanguíneos
A nutricionista Juliana Baêta Lage explica que a beterraba é rica em nitratos que são convertidos no organismo em óxidos nítricos, substância que promove dilatação dos vasos sanguíneos e controle da pressão arterial.
“A beterraba é fonte de óxido nítrico, molécula que propicia um relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, a controlar a pressão arterial e a melhorar o rendimento durante os treinos. Além disso, a beterraba é um vegetal rico em vitamina C, betalaína, carotenoides e flavonoides, que são antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo danos às células saudáveis e ajudando na proteção contra o câncer e algumas doenças crônicas”, esclareceu a nutricionista.
Mais energia para o treino
Juliana ainda reitera que os nitratos presentes na beterraba aumentam a produção de energia do corpo para que os exercícios possam ser realizados com mais intensidade e, também, por mais tempo se assim for desejado.
“O suco de beterraba ajuda a melhorar a performance e o desempenho durante o exercício físico independente de qual seja. Os nitratos da beterraba também melhoram a função das mitocôndrias, que são células do nosso corpo que fazem a produção de energia” explicou ela.
Benefícios para o cérebro
Juliana Baêta destacou que dentre os fatores que tornam a beterraba um dos alimentos mais utilizados como pré-treino natural estão os benefícios para o cérebro.
Ainda devido aos nitratos, o alimento potencializa o foco, a concentração e a memória. Elementos essenciais para realização de uma atividade física eficiente e que gera resultados.
Como consumir
A orientação da nutricionista é ingerir cerca de 200 ml a 250 ml 2 a 3 horas antes da atividade física. O ideal, segundo ela, é não coar o suco, pois quanto maior a concentração, mais benefícios à saúde.
Para além dos exercícios físicos
A nutricionista ainda ressaltou que a beterraba crua ou o suco de beterraba proporcionam inúmeros benefícios não só para quem pratica exercícios físicos regularmente pois o alimento gera resultados positivos para as mais diversas áreas do nosso corpo.
“Pode-se consumir o suco, o alimento cru ou até mesmo as folhas da beterraba. Pra quem tem hipertensão, a beterraba pode ser uma aliada se for consumida diariamente. Além disso, por possuir em sua composição a betalaína, o vegetal tem efeito oxidante e anti-inflamatório. Todos nós temos um certo nível de inflamação no organismo, uns mais e outros menos, a beterraba ajuda a reduzir o nível dessas inflamações. Gerando benefícios, principalmente, para quem já possui algum problema de saúde como a obesidade, por exemplo”, esclareceu Juliana Baêta.
Por fim, a nutricionista também indicou o consumo do alimento para quem deseja aumentar a imunidade e para quem tem pedras nos rins ou tendência a desenvolver o problema. Já para quem tem ácido úrico elevado, a ingestão é contraindicada.
O estudante Rafael Schmidt, de 21 anos, faz exercícios físicos todos os dias e é um dos adeptos do suco de beterraba como pré-treino.
Segundo ele, a bebida traz inúmeros benefícios para sua saúde e, após a sua ingestão, o aumento da energia e do vigor para a prática dos exercícios é evidente.
“Eu costumo descascar a beterraba e bater no liquidificador juntamente com água, laranja e cenoura. Tomo a bebida gelada 30 minutos antes de treinar e me sinto muito mais disposto. Além dos benefícios para a saúde, a mistura tem um ótimo sabor”, disse o estudante.