Oi pessoal! O Parque Laje, com apoio da Fábula, recebe o Parquinho Laje especial com varias atrações educativas. Tudo gratuito!
O dia começa com uma atividade oferecida pelo grupo de artistas do Chelpa Ferro com Festival Novas Frequências e Cobogó. Às 11h, também inicia o Pequeno Lab, onde será possível transformar ideias em projetos, objetos e traquitanas divertidas, integrando circuitos, desenhos, luzes, sons e movimentos.
A Oficina de Estampa Corrida, com Fernanda Zerbini, terá criação coletiva de um painel de estamparia, a partir de matrizes afro-ameríndias, das 13h às 15h. Desenhar estruturas e engenhocas, construir maquetes com ferramentas e materiais de construção. Assim será a Oficina de Maquete com Priscila Hirszman.
Além disso, terá piscina liberada para as crianças, cantinho com editoras, brinquedos infantis e educativos, teatro lambe-lambe, além de uma lojinha do Bento, onde será possível comprar através do site. E para deixar o dia mais divertido ainda, uma barraquinha do Mil Frutas.
Programação:
- Chelpa Ferro para crianças [com Festival Novas Frequências e Cobogó] – Junte o maior número de smartphones, tablets e gravadores que conseguir (tentar juntar pelo menos cinco). Em cada um deles, grave a voz de pessoas diferentes cantando ou fazendo barulhos variados (por pelo menos 5 minutos). No Parque Lage, também vale buscar sons na floresta!! Depois coloque cada um dos equipamentos dentro de uma panela, pote, vaso ou tigela, de modo a amplificar o som de cada gravador. Não se esqueça de colocar a gravação em modo de repetição. Depois, como você é o maestro, deve organizar os recipientes pelo espaço para reger sua orquestra de vozes e sons.”
Para crianças acompanhadas de um adulto
3 horários: 11h – 13h // 13h – 15h // 15h – 17h
Local: Cavalariças
Levar materiais: 1 Smartphone ou gravador + panela, pote, vaso ou tigela
- Laboratório de Inventos – Pequeno Lab – Serão propostas experiências para a construção de dispositivos sensíveis, olhando de forma ampliada para a arte, a ciência, o meio ambiente e a tecnologia. Vamos transformar ideias em projetos, objetos e traquitanas divertidas, integrando circuitos, desenhos, luzes, sons e movimentos. As atividades exploram o fazer criativo em diferentes vivências que alimentam a imaginação e a ação dentro do universo individual e coletivo das crianças.
Horário: das 11h às 13h
Local: Sala 2
- Estampa Corrida – Fernanda Zerbin – Criação coletiva de um painel de estamparia corrida, a partir de matrizes afro-ameríndias. A atividade será parte de uma oficina que integra o parquinho lage, Inventando Geometrias.
Horário: das 13h às 15h
Local: Sala 1
- Oficina de Maquetes – Priscila Fiszman – Oficina para ativar o olhar à cidade e aos materiais que a compõem, despertar questões relativas ao uso do espaço urbano através de brincadeira e imaginação, e desenhar estruturas e engenhocas provocando as barreiras entre público/privado, permanente/temporário. Nas aulas, os processos da construção civil serão desmistificados dos ditos como “sérios”, “perigosos” e “dos adultos”. As crianças construirão maquetes com ferramentas e materiais de construção que estarão divididos e etiquetados em 3 cores: Verde sendo livre para uso, Amarelo – livre após ter sido capacitado e Vermelho- o uso da ferramenta só é possível acompanhado de um adulto. Com as devidas ferramentas, materiais e auxílio, que cidade as crianças construiriam?
Horário: 15h – 17h
Local: Sala das crianças
- Piscina Livre:
Horário: das 15h às 17h
Mais informações:
Evento gratuito
Dia 09 de dezembro conforme programação
FONTE: RIO COM CRIANÇAS