Lembrando da nossa infância, era facil de se recordar do yakult…
Em 1925, o Japão apresentava alto índice de mortalidade infantil por infecções gastrointestinais. Inconformado com isso, o Dr. Minoru Shirota iniciou seus estudos sobre lactobacilos intestinais, com o objetivo de usá-los em prol da medicina preventiva. Nesta época, a medicina preocupava-se mais com o tratamento do que com a prevenção das doenças. Praticamente inexistiam pesquisas sobre microrganismos úteis ao intestino. No ano de 1930, após anos de contínuas pesquisas, Dr. Shirota selecionou uma espécie de lactobacilos, resistentes à acidez do estômago e, que se mantendo vivos no intestino, inibiam a proliferação de bactérias intestinais nocivas, promovendo o equilíbrio da flora intestinal. Estes micro-organismos revolucionaram todos os conceitos da área de saúde e foram denominados Lactobacillus casei Shirota. Cinco anos depois, foi desenvolvido o Leite Fermentado Yakult à base de leite desnatado e fermentado com os Lactobacillus casei Shirota. Para que ele estivesse facilmente disponível para o maior número de pessoas, foi adotado o sistema de entrega domiciliar. Em 1938, Yakult foi registrado como marca. No ano de 1955 foi estabelecido o instituto de pesquisa na cidade de Quioto. Em 1963, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Dr. Minoru Shirota, a distribuição do Leite Fermentado Yakult no Japão passou a contar com as “Yakult Ladies”. No ano seguinte, iniciam-se as atividades internacionais da Yakult, em Taiwan. Em 1966 o produto passou a ser produzido no Brasil. Desde então, a empresa tem se expandido com sucesso na Ásia, América, Europa e Oceania. Atravessou fronteiras desenvolvendo atividades adequadas às necessidades de cada país e conquistou o respeito de cada consumidor. Em 1968 o produto passou a ser vendido em potes de plástico. Nas décadas seguintes, a empresa lança inúmeros produtos, sempre mantendo Yakult como carro-chefe. Assim, o Leite Fermentado Yakult tornou-se um dos alimentos mais consumidos no século XX. Na década de 90 a marca começou sua grande e rápida expansão pelo continente europeu, ingressando primeiramente no mercado holandês em 1994. Entre 1995 e 1997 o produto foi introduzido com sucesso na Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Inglaterra. Em 2000 foi a vez do mercado francês receber o produto.
Atualmente a marca está presente em 33 países como Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Belize, Brasil, Brunei, Canadá, China, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, Malta, México, Nova Zelândia, Países Baixos, Reino Unido, República da Irlanda, Suíça,Tailândia, Taiwan, Uruguai e Vietnã, sendo consumida por mais de 30 milhões de pessoas.