Um estudo constatou que manter relações com frequência pode ser mais benéfico para o tratamento do que alguns medicamentos.
Uma pesquisa publicada na revista científica Urology, avaliou 75 homens e descobriu que os participantes que faziam sexo de 3 a 4 vezes por semana, tinham mais facilidade em expelir pedras nos rins.
Para realizar o estudo, os homens foram divididos em 3 grupos.
O primeiro foi orientado a manter relações sexuais de 3 a 4 vezes por semana.
O segundo grupo, recebeu uma prescrição médica para fazer uso do tamsulosin, que frequentemente é dado para homens com a próstata aumentada para ajuda-los a urinar com maior facilidade.
Já o terceiro grupo, foi instruído a tomar as medicações comuns para tratamento de pedras nos rins.
Depois de 2 semanas, dos 31 homens que foram orientados a praticar sexo com frequência, 26 deles conseguiram expelir as pedras renais de forma natural.
Dos 21 homens que fizeram uso do medicamento tamsulosin, apenas 10 expeliram pedras.
Já os 23 homens que seguiram o tratamento comum, apenas 8 conseguiram expelir as pedras dos rins.
Então os pesquisadores constatam que o sexo saudável e regular, é mais potente contra pedras nos rins dos homens do que os medicamentos.
O estudo não foi conclusivo sobre por qual razão isso ocorre, mas uma das possibilidades apontadas pelos estudiosos é que o ácido nítrico que é produzido durante o ato sexual contribui com o relaxamento do ureter, canal por onde passa a urina e as pedras nos rins quando existentes. Outra teoria seria de que os orgasmos masculinos ajudariam a relaxar o ureter.