Em Campo Grande, o bonde começou a operar em julho de 1894. Eram bondes puxados a burro, que só carregavam uma carga: capim para alimentar os burros que puxavam os bondes no Centro, Tijuca e Zona Sul. Em 1908 foi inaugurado o serviço de passageiros, e em 17 de maio de 1917 a linha até a Pedra de Guaratiba foi eletrificada.
Em 23 de março de 1918 a linha para a Ilha de Guaratiba foi inaugurada, e em 1920 foi aberto o serviço para o Rio da Prata. Os bondes circularam em Campo Grande até 31 de outubro de 1967.
Em Santa Cruz, uma linha até Itaguaí operou entre 1880 e 1907. Foi substituída pelo trem em 1910. A linha para Sepetiba foi operada entre 1884 e 1911, e tinha integração multimodal com embarcações que serviam portos nas Baías de Sepetiba e da Ilha Grande.
Confira o trajeto das três linhas em Campo Grande, rumo ao Rio da Prata, Ilha de Guaratiba e Pedra de Guaratiba, neste mapa, clicando no link https://bit.ly/2JhSj54.
Texto de Guilherme Braga Alves. Doutorando em Geografia na UERJ, e pesquisa a história do transporte em Campo Grande.