A HISTÓRIA DO BONDE EM CAMPO GRANDE NO RIO DE JANEIRO

 

Em Campo Grande, o bonde começou a operar em julho de 1894. Eram bondes puxados a burro, que só carregavam uma carga: capim para alimentar os burros que puxavam os bondes no Centro, Tijuca e Zona Sul. Em 1908 foi inaugurado o serviço de passageiros, e em 17 de maio de 1917 a linha até a Pedra de Guaratiba foi eletrificada.

Construção de 1917 da antiga Oficina de Manutenção dos Bondes, mais conhecida como Usina do Bonde, O prédio, tombado pelo Município em 1996, hoje é ocupado pela Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) e ainda mantém trilhos da época em que era usado para o reparo desse meio de transporte.

Em 23 de março de 1918 a linha para a Ilha de Guaratiba foi inaugurada, e em 1920 foi aberto o serviço para o Rio da Prata. Os bondes circularam em Campo Grande até 31 de outubro de 1967.

Em Santa Cruz, uma linha até Itaguaí operou entre 1880 e 1907. Foi substituída pelo trem em 1910. A linha para Sepetiba foi operada entre 1884 e 1911, e tinha integração multimodal com embarcações que serviam portos nas Baías de Sepetiba e da Ilha Grande.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Confira o trajeto das três linhas em Campo Grande, rumo ao Rio da Prata, Ilha de Guaratiba e Pedra de Guaratiba, neste mapa, clicando no link https://bit.ly/2JhSj54.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Texto de Guilherme Braga Alves. Doutorando em Geografia na UERJ, e pesquisa a história do transporte em Campo Grande.

Avatar

Deca Serejo é maranhense, moradora de Campo Grande na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, guia de turismo, apaixonada por história ,pela cidade maravilhosa e bairrista.