BENS TOMBADOS NA REGIÃO DE CAMPO GRANDE, NO RIO DE JANEIRO

 

A proteção do patrimônio cultural das cidades significa a sua própria preservação de seus aspectos não só construtivos, mas culturais e simbólicos, e só se preserva aquilo que se conhece.

O dia a dia das cidades muitas vezes não nos permite perceber aquilo que está a nossa volta, e todo esse acervo histórico e cultural está em nosso cotidiano: ruas, praças, escolas, cinemas, museus, grandes lojas e até o pequeno comércio local. De acordo com o  Guia dos Bens Tombados da Cidade do Rio de Janeiro de 2014, estes são bens tombados no bairro, pela prefeitura.

BICA D’AGUA Originalmente utilizada como aguada de equinos, a bica de ferro fundido se destaca por seu notável trabalho decorativo, na praça do Rio da Prata

CORETO Com telhado recoberto de telhas francesas, o coreto possui traços arquitetônicos singelos. Na praça do Rio da Prata.

FONTE WALLACE MODELO MURAL. Peça artística originária da célebre Fonderie Val d’Osne. Na praça da Igreja Nossa Senhora do Desterro.

ANTIGA USINA DE BONDE Construção erigida em 1917, com proporções e decoração neo românticas, abrigava a antiga Usina de Bondes. Próximo ao Park Shopping

IGREJA NOSSA SENHORA DO DESTERRO Voltada para a praça, a igreja, de estilo eclético, teve sua decoração primitiva destruída por um incêndio em 1882, sendo reconstruída a partir de 1897. Destaca-se, no seu adro, o cruzeiro e o frontão à feição maneirista, agora com volutas. No ponto central de Campo Grande.

IGREJA DE SÃO PEDRO Erigido em torno de 1910, a partir de uma capela oitocentista (1820), a igreja apresenta traços da arquitetura religiosa colonial brasileira. A tradição local afirma que a edificação original foi utilizada como ponto de parada por D. Pedro I, nas ocasiões em que se deslocava até Santa Cruz e Mangaratiba. Em Vasconcelos.

RESERVATÓRIO VICTOR KONDER . Segundo a ficha no INEPAC, foi construído em 1927 com a função de melhorar o controle da distribuição de águas do Rio de Janeiro. Com capacidade armazenadora de 16.000 m2, o reservatório recebe as águas do rio Cabuçu e abastece os subúrbios do ramal de Santa Cruz, no trecho entre Bangu e Santa Cruz. Ficou desativado por alguns anos, até ser reformado e reinaugurado em 24 de abril de 1998. Próximo ao Cemitério.

CINE PALÁCIO Construído na década de 1960, foi um dos espaços de entretenimento cultural da Região Oeste, com capacidade de público aproximada de 1.740 lugares. Na Rua Augusto Vasconcelos.

Além destes ainda temos o CINE TEATRO CAMPO GRANDE .Edifício em Art Déco funcionou de 1938 a 1994 o Cine Teatro Campo Grande, denominado Cine Star Campo Grande em 1995. Abriga, desde 2007 o Restaurante Popular Maurício Andrade. Na Rua Campo Grande.

e O MERCADO SÃO BRÁZ. Sociedade Mercado São Braz , de importância arquitetônica, histórica e cultural. Na Rua Coronel Agostinho e Augusto Vasconcelos.

Avatar

Deca Serejo é maranhense, moradora de Campo Grande, guia de turismo, apaixonada por história ,pela cidade maravilhosa ,bairrista e idealizadora do Rio de Coração Tour, um Projeto de Valorização de Territórios na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro