Segundo informa a página do BRT nas redes sociais, “A partir desta quinta-feira, 2 de maio, a Guarda Municipal começa o processo de orientação dos passageiros do BRT Rio a respeito da área destinada as mulheres nos articulados, nos horários estabelecidos entre (5h às 7h) e (17h às 20h)”.
Porém a reportagem do RJ TV viajou hoje nos ônibus e mostrou que a maioria ainda não respeita a medida que diz que, nos veículos articulados, homens ficarão na frente, mulheres atrás. Nos ônibus padrões, área feminina será diferenciadas com pintura no teto. Nesta primeira fase, não haverá aplicação de multa aos homens que desrespeitarem a medida, mas passado o tempo de adaptação, homens que desrespeitarem espaço serão retirados e impedidos de prosseguir na mesma viagem.
A equipe de TV embarcou em um ônibus do BRT na estação do Mato Alto, em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, e encontrou homens dentro dos compartimentos destinados às mulheres. Ao serem questionados, eles informaram que não sabiam da nova medida
De acordo com as passageiras, não havia seguranças na estação para informar sobre a exclusividade das composições. O BRT informou que a fiscalização será feita, na parte da manhã, em Santa Cruz e na Estação Paulo da Portela, em Madureira.
À tarde, agentes vão fiscalizar o Terminal Alvorada e Jardim Oceânico. Ainda segundo o consórcio, a Guarda Municipal já começou o processo de orientação dos passageiros.
Com informações do G1.