Arquivo da categoria: Noticias

Por unanimidade, Lula tem pena reduzida e pode deixar prisão este ano. Veja

Todos os quatro ministros que participam de sessão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que julga recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votaram pela redução da pena do petista. Os magistrados, no entanto, rejeitaram a tese de enviar o processo do político à Corte Eleitoral. Para eles, não há conexão com crime eleitoral.

Felix Fischer, ministro relator do caso envolvendo o triplex, votou pela redução da pena do petista de 12 para 8 anos, 10 meses e 20 dias. O magistrado entendeu que, apesar de ser favorável à diminuição da sentença, não atenderia pedido da defesa para transferir o caso para a Justiça Eleitoral. Para ele, a competência do então juiz federal da Lava Jato, Sergio Moro, para julgar o caso “já foi afirmada largamente em todas as instâncias jurisdicionais”. Ele deu provimento parcial ao petista.

PUBLICIDADE

Em segundo lugar, o ministro Jorge Mussi seguiu o voto do relator e deu parecer favorável à diminuição da sentença. Reynaldo Soares, presidente da 5ª Turma, foi o terceiro a ter a palavra e acompanhou o voto dos outros dois.

O ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas seguiu os outros três magistrados que já votaram e optou por não enviar a ação do ex-presidente para a Corte Eleitoral. O magistrado também foi a favor de reduzir a pena do petista para 8 anos 10 meses e 20 dias.

Com essa decisão, Lula poderá deixar a prisão em setembro deste ano. Ele terá direito a pedir a progressão da pena após cumprir 1/6 dela, de acordo com o Código Penal e poderá ser beneficiado com regime semiaberto ou com prisão domiciliar.

Segundo o Código Penal, pode pedir progressão na reclusão os detentos que cumpriram 1/6 da pena. Lula está preso desde 6 de abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso que envolve a compra do tríplex, em Guarujá, no litoral paulista. Inicialmente, o petista foi condenado a 12 anos e um mês pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4).

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-3o5PPW_U1M]

Recurso
A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça julga, desde as 14h desta terça-feira (23/04/2019), recurso impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta rever a condenação do político no caso do triplex do Guarujá.

O presidente da 5ª Turma, o ministro Reynaldo da Fonseca, abriu a sessão e afirmou que esta é a primeira vez que o agravo regimental é julgado. As outras ações analisadas até o momento eram habeas corpus conexos já julgados pelo colegiado.

Antes de iniciar a análise do recurso, os ministros avaliaram pedido da defesa de Lula para adiar o julgamento. Os advogados alegam que não foram avisados pela Corte e, por isso, tentaram postergar a sessão. Segundo Fischer sustentou em fala inicial, não há a necessidade da publicação da pauta para o conhecimento das partes, bem como para análise de novos documentos.

Metrópoles faz a cobertura do caso em tempo real. Você pode acompanhar pelo portal a evolução dos votos dos ministros e o vídeo, disponibilizado pelo próprio tribunal.

O julgamento foi marcado na segunda-feira (22/04/2019). A proximidade da marcação da data com a realização do julgamento levou a defesa do petista a criticar a rapidez no processo e a pedir para ser intimida oficialmente.

Os advogados do ex-presidente pediram ao STJ que a condenação de Lula seja anulada. O argumento usado pela defesa é que o órgão competente para julgar o caso é a Justiça Eleitoral. Em março, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que crimes comuns conexos a eleitorais são de responsabilidade dos tribunais eleitorais, atribuindo uma derrota à força-tarefa da Lava Jato.

A sentença do petista não tem relação com caixa 2. No entanto, a defesa argumenta que a ação menciona suspeita de crime eleitoral, de que Lula teria arrecadado valores indevidos para custear campanhas eleitorais. A alegação pode abrir uma brecha para o benefício do ex-presidente.

Lula está preso desde o dia 7 de abril de 2018, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). O ex-presidente também foi condenado em outra ação, do sítio de Atibaia, a 12 anos e 11 meses de reclusão, sentença imposta pela juíza federal Gabriela Hardt.

Primeira trans a disputar vaga ao Senado, Duda Salabert deixa PSOL e acusa partido de ‘transfobia estrutural’

A primeira candidata transexual a uma vaga ao Senado , a professora Duda Salabert, de 37 anos, anunciou a desfiliação do PSOL — partido que disputou as eleições em 2018, em Minas Gerais — e acusou o partido de “transfobia estrutural”. Ao GLOBO, Duda diz que a legenda a isolou politicamente, não demonstrou interesse em sua permanência e que a desfiliação teria servido como um “cala a boca” do partido.

— Desde o fim da eleição no ano passado tenho tentado uma ponte com o partido, que me isolou politicamente. Não percebi nenhuma tentativa do partido em me manter como quadro e nenhuma manifestação da Executiva Nacional ou do estado. Me pareceu que minha desfiliação fo ium “cala a boca” dentro da legenda — contou Duda, que disse ainda que a expulsão da ativista Indianara Siqueira, suplente a veredadora no Rio, teria sido a ponta do iceberg.

Segundo a ex-candidata ao Senado, além da expulsão, a luta de Indianara teria sido crimininalizada pelo partido.

— Além dela ser expulsa, a luta dela foi exposta e criminalizada. Criminalizaram a luta dela por moradia e impediram que ela disputasse a eleição no ano passado. Se o partido divulgar a média dos valores investidos em candidaturas trans e compararmos a média das candidaturas não trans fica clara a transfobia. O valor é ínfimo.

Duda diz que o candidato derrotado pelo PDT à Presidência, Ciro Gomes, a convidou a ingressar no partido, mas que no momento ainda analisa as opções e que pretende focar em seus “projetos de luta social”. Ela no entanto não descartou uma candidura à Prefeitura de Belo Horizonte.

Nas redes sociais, Duda diz que o partido se apropria da luta e da identidade trans para privilegiar figuras e candidaturas já privilegiadas. Ambientalista e defensora dos animais, ela acusa o partido ainda de colocar a causa animal em segundo plano.

“Deixo o PSOL por não concordar com a perspectiva antropocêntrica que estrutura o partido. Enquanto vegana, ambientalista e defensora dos direitos dos animais, não posso aceitar que a luta para difundir o respeito às vidas de todos animais fique em segundo plano. Deixo o PSOL também por não concordar com algumas diretrizes internas do partido”, afirma.

Duda diz ainda que a desfiliação ocorreu não por causa das pessoas que integram o partido, “mas à estrutura partidária”.

“Anuncio minha desfiliação do PSOL. Deixo o partido, mas continuo meu ativismo por uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática. Mantenho vivo também o projeto de colocar no protagonismo político as bandeiras da Educação, do Meio Ambiente e da Diversidade (…) Sigamos em luta, não mais na mesma organização, por um mundo sem desigualdades sociais. A utopia segue viva!”, escreveu.

 

Em nota, o diretório do partido em Minas Gerais diz que lamenta a desfiliação de Duda, anuncio que receberam com “tristeza”. O PSOL diz que reconhe falhas na estrutura e na pedagogia da legenda.

“Com muita tristeza recebemos hoje a notícia do pedido de desfiliação da companheira Duda Salabert, que com muito orgulho nos representou na candidatura para o senado de MG. A luta por um mundo sem opressão é coletiva e isso nos exige humildade para reconhecer falhas e pedagogia para corrigi-las visto que estamos em constante evolução”.

O partido reafirma, ainda, a luta por  “um mundo sem machismo, rascismo, LGBT+fobia e a transfobia, e o enfrentamento dessas práticas seja no interior de nosso partido, ou em toda sociedade”.

Duda conseguiu 351.874 mil votos no estado, a maior votação do partido em Minas, mas não foi eleita.

Reforço chegando? Presidente do Flamengo abre o jogo e anima torcida Rubro Negra

O Flamengo está investindo pesado em seu elenco. O clube já gastou mais de R$ 100 milhões  em reforços no início da temporada. O clube se fortaleceu bastante ofensivamente contratando Gabigol (por empréstimo), Bruno Henrique e Giorgio De Arrascaeta (de forma definitiva.)

O clube ainda conta com outras estrelas no elenco como o meia Diego Ribas, contratado em 2016, Éverton Ribeiro, contratado no início de 2017 e o atacante Vitinho que chegou no fim de 2017. Agora a prioridade do Flamengo é se reforçar defensivamente e fortalecer seu meio-campo com mais alguns reforços. Zagueiros, laterais e volantes são as prioridades do momento e alguns nomes já estão sendo especulados pela Gávea.

Durante a premiação dos melhores jogadores do Campeonato Carioca, no canal ESPN, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim deixou a torcida rubro-negra muita animada com suas declarações. Perguntado sobre a chegada de novos reforços ele não exitou e deixou claro que reforços devem chegar: Pode pintar surpresa aí”, disse o mandatário.

Porém, desta vez os gastos no mercado devem ser muito menores em comparação ao início do ano em que o Flamengo gastou cerca de R$ 120 milhões nas contratações. Agora, o clube deve gastar um equivalente a R$ 30 milhões em reforços pontuais para o restante da temporada.

Após conquistar o título carioca de 2019, o Mais Querido vira a chave e se prepara para um jogo muito importante pela Taça Libertadores no Equador contra a LDU de Quito valendo uma vaga nas oitavas de final da competição.

Reviravolta: amiga de Yasmim traz novidades comoventes sobre morte da cantora

A morte de Yasmim Gabrielle, de 17 anos, tornou-se o assunto mais falado desse início de semana. No domingo de Páscoa, a cantora que foi revelada no Programa Raul Gil, do SBT, tirou a própria vida.

Até então, a maior parte dos depoimentos dizia que Yasmim passava por anos difíceis em sua vida, como a morte do irmão e da mãe, vítimas de um câncer. No entanto, uma amiga da cantora traz um outro lado da situação, que acaba provocando uma reviravolta ao analisar o caso.

A cantora gospel Jamily, que chegou a se apresentar com Yasmim algumas vezes, disse por meio das redes sociais que a cantora mirim era uma pessoa feliz, meiga e linda, seja por dentro, como por fora. O depoimento de Jamily é ainda mais importante para se entender a doença que a cantora enfrentava, a depressão.

Muitas vezes, a pessoa sofre da doença e não dá qualquer demonstração de tristeza, o que torna analisar a situação dela algo ainda mais complicado. A cantora Jamily, inclusive, solicitou aos seus seguidores que prestassem atenção nesses sinais importantes.

“Gente por favor, preste atenção ao seu redor, para quem está pedindo socorro. Quem não entende, fala que é frescura, que não é nada demais ou é exagero”, disse Jamily em uma das suas mensagens divulgadas online.

Ela ainda dá dicas para quem passa pelo problema e pede que as pessoas solicitem ajuda. “A qualquer sintoma de depressão, não sinta vergonha ou se isole, peça ajuda, pelo amor de DEUS! Depressão não é brincadeira!
O mundo está muito esquisito, as pessoas estão muito estranhas, só dão valor as pessoas depois que morrem…triste!
”, escreveu ela.

Papagaio anuncia chegada da polícia em ponto de tráfico e é apreendido

A Polícia Militar de Teresina (PI) apreendeu, nessa segunda-feira (22/04/2019), um papagaio que estava em ponto de tráfico no bairro Vila Irmã Dulce. Segundo a PM, quando os militares chegaram no local para prender os traficantes, o pássaro começou a gritar: “Mamãe, polícia!”.

Ainda de acordo com os policiais, o papagaio foi treinado para isso e começou a gritar quando os homens se aproximaram do local. A dona do animal é uma mulher, conhecida como Índia, que já foi presa por tráfico de drogas. Segundo o site Meio Norte, por estar doente, quem cuidava da boca de fumo era o marido dela, identificado como Edvan, que foi preso.

 

O papagaio não foi fichado, mas levado para o Batalhão de Polícia Ambiental. Logo depois, transferido para o Zoobotânico de Teresina. O traficante, por sua vez, segue preso.

Garoto com Síndrome de Down conforta ‘Jesus’ durante Via Sacra no México

Um vídeo viral que rodou o mundo esta semana tem emocionado internautas ao mostrar o gesto genuíno de um garoto com síndrome de Down em abraçar um ator que interpretava Jesus Cristo durante uma Via Sacra especial realizada no México.

A procissão ocorreu na última sexta-feira (20) no município de Monclova, norte do México. O garoto se chama Juan Pablo.

PUBLICIDADE

“O que uma criança com uma camisa de futebol verde faz no local de uma via sacra em Monclova?”, diz a descrição do vídeo em espanhol no Facebook. “Lembre-nos do amor mais sublime, o de cuidar dos outros com misericórdia! Sua inocência, seu amor transbordante e sua síndrome de down nos desafiam hoje. Juan Pablo é seu nome, que deve ser sinônimo de boa esperança. Vamos ensinar nossos filhos a serem mais compassivos”.

 

O vídeo acumula até o fechamento desta matéria mais de 4,1 milhões de visualizações, 42 mil reações e 87 mil compartilhamentos.

Confira o vídeo abaixo:

Grupos de defesa dos direitos de pessoas com síndrome de Down tem alertado sobre o fato de que em muitas regiões ao redor do mundo, até 90% das crianças diagnosticadas com o distúrbio são abortadas, de forma compulsória.

Cidades do interior, vilarejos, áreas rurais, e com pouco acesso à informação são alguns locais vulneráveis às crianças cujas mães receberam o diagnóstico da síndrome. Há centenas de casos de mulheres obrigadas a realizarem o aborto por pressão da família ou do cônjuge.

 

 

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Church Pop
Foto de capa: Reprodução / Facebook

Médico mata, desmembra e cozinha mulher ao saber que ela é transexual

Um crime bárbaro chocou os moradores da cidade de Kursk, Rússia. O médico Mikhail Tiknov, 27 anos, matou, desmembrou e cozinhou parte do corpo de Nina Surgutskaya, 25, após descobrir, na hora do sexo, que ela era transexual. Segundo informações da polícia, os dois saíram à noite e, logo depois, foram para o apartamento dele.

Durante o atual sexual, ele percebeu que Nina tinha passado uma cirurgia de mudança de sexo. Neste momento, ele começou a estrangular a jovem. Para encobrir o crime, desmembrou o corpo, segundo depoimento à polícia revelado pelo Daily Mail. O assassino deu descarga em algumas partes e levou outras ao forno para tirar o excesso de líquido.

A polícia prendeu o médico ao encontrar partes do corpo em uma lixeira. “Ele não teve tempo para se livrar de todas as partes e foi pego”, contou um policial à reportagem. Mikhail foi preso acusado de homicídio e mutilação. Se condenado pela leis da Rússia, ele pode pegar mais de 20 anos de prisão.

Ator diz ter sido expulso da Universal após gravar em templo

O ator Paulo Betti passou por um sufoco na noite de segunda-feira (22/04/19), ao visitar um templo da Igreja Universal. Em imagens publicados por ele nas redes sociais, um segurança o impede de filmar no interior da igreja. “Fui expulso do ambiente por um brutamontes, quase quebrou minha câmera. Não querem que revele o quê?”, questionou o global.

Betti assistia a um culto na igreja quando o episódio ocorreu. No vídeo divulgado no Facebook, alguns fieis surgem diante de uma apresentação de Edir Macedo em um telão. Em seguida, o funcionário do templo aparece e informa que é proibido fazer gravações.

PUBLICIDADE

Revoltado, o ator desabafou na internet: “Fui gravar com o celular e quase levei uma porrada! Por quê? Porque é proibido gravar, o [Edir] Macedo usurpando a palavra de Deus? O telão tem imagem e som horríveis, mas havia uns 40 fiéis”. O global recebeu apoio de alguns fãs, mas foi detonado por outros: “Por que filmou? Me poupe”, disparou uma internauta, ao que Betti respondeu: “Por que não pode? É algo obsceno que acontece ali?”.

Em nota enviada ao site Notícias da TV, a Universal rebateu o artista e declarou que, “depois de ser educadamente alertado que não são permitidos registros de imagem no interior dos templos da Universal, ele passou a ofender o pastor que conversava com ele e saiu da Igreja atacando o Bispo Edir Macedo e os fiéis que assistiam à reunião”.

A declaração ainda contém um convite a Betti, confira:

Talvez Betti não esteja acostumado ou não saiba que um templo religioso é um local de oração, para estar em contato com Deus, e que todas as religiões estabelecem regras de comportamento que os visitantes devem acatar, se quiserem frequentar aquele espaço sagrado.

A atitude do ator demonstra o preconceito que muitos brasileiros ainda têm contra a Universal e seus mais de 7 milhões de fiéis espalhados por todo o país. O que se espera é que a TV Globo, empresa que Betti presta serviço há tantos anos, não endosse o comportamento de um ator, cuja imagem se confunde com a dela.

Quem quiser entrar em um dos 7.316 templos e catedrais da Universal do Brasil será sempre bem-vindo, mesmo os preconceituosos. Basta respeitar o local e os demais visitantes que lá estiverem.

E o ator Paulo Betti pode se considerar formalmente convidado para visitar a Universal de sua escolha. Teremos o maior prazer em explicar o que acontece na Igreja, sobre o Templo de Salomão e sobre o Bispo Edir Macedo. Para ele e para todos, as portas da Universal estarão sempre abertas.

CAPITÃO DA PM É MORTO ENQUANTO CORTAVA EM BARBEARIA NA ZONA OESTE

CAPITÃO DA PM É MORTO ENQUANTO CORTAVA CABELO EM JACAREPAGUÁ

O capitão da Polícia Militar Anderson Azevedo Galvão foi morto, nesta terça-feira (23), enquanto cortava o cabelo em uma barbearia, na Rua Coronel Thedim, no Pechincha, em Jacarepaguá. O policial estava dentro do estabelecimento quando criminosos entraram e anunciaram o assalto ao local. Anderson foi reconhecido como PM e acabou baleado pelos assaltantes. O capitão foi socorrido para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas não resistiu aos ferimentos e já chegou morto na unidade hospitalar, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Anderson Azevedo Galvão foi comandante da UPP Lins, na Zona Norte, e atualmente estava lotado no Projeto Segurança Presente.

MC KORINGA RECEBE ALTA APÓS CIRURGIA PARA RETIRAR TUMOR NO OUVIDO E AGRADECE APOIO

O funkeiro Fábio Luis de Jesus, conhecido como MC Koringa, de 39 anos, recebeu alta do hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca, Zona Norte do Rio, às 10h desta terça-feira. Ele foi internado na última segunda-feira para se submeter a uma cirurgia para retirar um tumor benigno do ouvido. A caminho de casa, o cantor falou com o EXTRA através do seu assessor de imprensa e agradeceu o carinho e o apoio dos fãs.

“Quero agradecer e tranquilizar a todos que demonstraram carinho e preocupação com minha saúde. Graças a Deus a cirurgia foi um sucesso. O osteoma foi retirado e encaminhado para análise. Se Deus quiser, mais tarde devo receber alta para comemorar o aniversario de 1 aninho da Livia em casa com minha esposa (que está aqui comigo) e minhas outras filhas”, disse ele. “A força das pessoas que me mandaram mensagens de apoio na midia social e da família foi incrível e me animou”, completou.

Koringa foi internado às pressas para fazer uma cirurgia de retirada de um ostemo no canal auditivo. Trata-se de um tumor benigno de tecido ósseo que faz com que a cera produzida entupa e comprometa a audição do cantor.

A cirurgia durou cerca de três horas e acabou por volta das 15h e correu tudo bem.”Eu já vinha empurrando com a barriga essa cirurgia há anos, mas a consciência da responsabilidade que tenho com minha família me fez repensar e não adiar mais. Fiquei sem ouvir por mais de um ano. Foi desesperador ter que fazer shows sem audição do ouvido direito. Preciso da minha audição em boas condições devido ao meu trabalho como cantor e produtor musical”, disse Koringa ao EXTRA, já no hospital.

Por conta da cirurgia, o MC teve que adiar o lançamento do clipe “Casa Do Carvalho”, que estava previsto para esta semana. Por ordens médicas, Koringa também não poderá fazer viagens de avião nos próximos dias.

MC Koringa passa por cirurgia às pressas Foto: Divulgação