A Comlurb realizou neste sábado (25/11) a 22ª edição do programa Comlurb Comunidades. Desta vez, o mutirão de limpeza esteve na comunidade da Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste, com o recolhimentor de 237 toneladas de resíduos sólidos (lixo).
A operação, que tem o conceito sem-fronteiras, por ter a contribuição de diversos setores da empresa, contou com a participação de 334 garis e 59 fiscais e agentes ambientais, que tiveram o apoio de 104 equipamentos portáteis (como ceifadeiras e sopradores) e 51 veículos e equipamentos móveis (como pás mecânicas e caminhões basculantes). Foram roçados 160.010 metros quadrados, limpos 457 ralos e feitas 140 podas de árvores.
O programa Comlurb Comunidades, que já atendeu mais de 70 comunidades, é uma ação coordenada das unidades de pronto-emprego da companhia para solucionar demandas extraordinárias em comunidades selecionadas por equipes técnicas da empresa. As comunidades são atendidas com serviços de remoção de lixo público, entulho, bens inservíveis e carcaças de carros; limpeza de canaletas, ralos e valas; raspagem, varrição e limpeza com soprador; rapel em encostas, roçada e capina; e poda de árvores; além de lavagem de laranjões e retirada de pichações nos logradouros públicos.
Nascido e criado na Vila Aliança, Rodrigo Romano, hoje com 36 anos, acompanhou o trabalho da Comlurb e reconheceu o esforço de todos:
“Agradeço a limpeza. Não tenho do que reclamar. O atendimento da Comlurb é 100%, todos trabalham com sorriso no rosto, isso é muito importante”, afirmou Rodrigo.
Uma equipe especializada contribuiu com o controle de vetores, inspecionando 91 bueiros e 83 imóveis, utilizando raticidas e orientando moradores e comerciantes sobre a maneira mais adequada de combate aos roedores.
Além do serviço operacional, equipes de divulgação da companhia participaram do evento com uma ação de conscientização, distribuindo folhetos e alertando os moradores sobre a importância do descarte correto do lixo, juntamente com o grupo musical da Comlurb, Chegando de Surpresa, e o gari Renato Sorriso, que colaboraram com músicas educativas, dança e bom humor.
FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO