A Defesa Civil do Rio de Janeiro está sempre pronta para agir em qualquer situação de emergência na cidade. Seja uma chuva forte ou um acidente doméstico, todo carioca pode contar com o trabalho de excelência deste órgão público, criado em 1978.
No entanto, a ênfase da atuação da Defesa Civil é sempre no que pode ser feito para evitar acidentes. Assim, ela ajuda a criar uma cultura de prevenção entre os cariocas, saindo de um modelo de sociedade reativa e passando para um padrão proativo e resiliente.
Quer saber o que a Defesa Civil recomenda para promover essa mudança? Veja as dicas abaixo:
Chuva
Durante uma chuva forte, dirija-se a locais seguros, como casas de familiares e amigos, que não estejam localizadas em áreas de risco. Também são recomendados os pontos de apoio sinalizados pela Defesa Civil.
Alagamentos
É necessário evitar travessias em locais alagados por conta do alto risco de contaminações, quedas em buracos, choques elétricos, ou mesmo pela possibilidade de ser arrastado pelas águas.
Vento
Em casos de ventos fortes e raios, evite ficar próximo a árvores, áreas descampadas ou qualquer estrutura em mau estado de conservação.
Acidentes domésticos
Caso sinta um cheiro forte de gás, é necessário desligar o quadro geral de energia. Assim, evita-se o risco de acidentes ao acionar interruptores. Não risque fósforos e mantenha o ambiente arejado abrindo as portas e janelas.
Trânsito
Evite usar celulares e outros dispositivos que tiram a atenção do trânsito. O risco aumenta 400% quando o condutor usa aparelhos celulares enquanto dirige. É recomendável parar o veículo para responder mensagens, assim as chances de acidentes são reduzidas consideravelmente.
FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO