Na tarde desta quinta feira (13) , um miliciano foi morto a tiros na Estrada do Magarça, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto realizava a cobrança de comerciantes da região. O crime ocorreu em um posto de gasolina, surpreendendo clientes e funcionários do estabelecimento.
Testemunhas relataram que o homem, identificado como um suposto integrante de um grupo paramilitar que atua na área, estava exigindo pagamentos quando foi surpreendido por homens armados. Os criminosos, que chegaram em um carro preto, dispararam diversas vezes contra ele, que não teve chance de reação e morreu no local.
A região de Guaratiba tem sido palco de conflitos entre milicianos e facções criminosas que disputam o controle de atividades ilegais, como a cobrança de taxas de segurança de comerciantes e moradores, além da exploração clandestina de serviços como transporte alternativo e venda irregular de gás e internet.
Agentes do 27º BPM (Santa Cruz) foram acionados para isolar a área e realizar os primeiros levantamentos. A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) assumiu a investigação e busca por câmeras de segurança que possam ajudar a identificar os autores do crime.
Moradores relataram que a tensão na região tem aumentado nos últimos meses devido ao acirramento da disputa entre grupos rivais. “Aqui ninguém fala nada com medo de represálias. Mas todo mundo sabe o que acontece”, disse um comerciante que preferiu não se identificar.
A polícia investiga se a execução foi um acerto de contas entre grupos criminosos ou se há outros interesses por trás do ataque. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML), onde passará por perícia.
A segurança na Zona Oeste do Rio segue sendo um dos maiores desafios das autoridades, com o crescimento do domínio miliciano e a constante luta pelo controle territorial.