O prefeito Marcelo Crivella anunciou, nesta segunda-feira, que publicará um decreto em edição extra no Diário Oficial incluindo igrejas e outros templos religiosos entre as atividades que não têm qualquer restrição para funcionamento na cidade. As missas e cultos, no entanto, deverão seguir algumas orientações.
Será preciso disponibilizar álcool em gel, garantir a distância mínima de dois metros entre frequentadores e o uso de máscara obrigatório para o acesso e permanência nos templos. A mesma regra vale para atividades externas aos cultos. O decreto não proíbe a presença de idosos nem pessoas com comorbidades, mas diz que. presencialmente, pessoas com 60 anos ou mais, que tenham diabetes, câncer e outras doenças devem dar preferência a cultos on-line.
Crivella também prorrogou por mais uma semana os bloqueios em centro de bairros, que terminava nesta segunda. A prefeitura ainda não estabeleceu quando outros setores podem ser reabertos. O decreto com fechamento de diversas atividades vence no próximo domingo, e a prorrogação ainda vai ser decidida pelo comitê científico. O prefeito adiantou, no entanto, que os primeiros serviços liberados deverão ser lojas de automóveis, de venda de imóveis e academias.
Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde começa a publicar protocolos de orientação para os setores se prepararem, mas ainda não há data para a abertura. Em relação às escolas, ainda não há um cronograma de reabertura. Empresários chegaram a apresentar uma proposta para que a reabertura já fosse no dia 1º, o que não vai acontecer.
secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, disse ainda que a prefeitura começa, a partir desta segunda-feira, a divulgar os dados de óbitos com base em dados informados pelos cemitérios que costam nas certidões de óbito. A ideia e que esses dados passem a ser divulgados pela data em que ocorreram e não quando os dados são confirmados após os exames laboratoriais:
– Hoje, os dados sobre mortes são divulgados com uma defasagem de até 60 dias. Teremos dados mais próximos sobre as datas dos óbitos. E os dados vão sendo revistos.
O prefeito prometeu também que, até domingo, todos os leitos de UTI dos Hospitais Ronaldo Gazolla e do Riocentro estarão abertos.


