O Ministério Público do estado do Rio deu parecer favorável para que Jerônimo Guimaraes Filho, o Jerominho, seja solto. De acordo com a promotora Viviane Muniz, que atua junto à Vara de Execuções Penais (VEP), o ex-vereador, apontado como um dos criadores da maior milícia do Rio, já tinha cumprido pena no processo no qual teve prisão decretada
Jerominho foi preso na última quinta-feira após sua prisão ter sido decretada pela juíza Alessandra Bilac, da 42ª Vara Criminal. No entanto, de acordo com a defesa do ex-vereador e decisão do MP, ele já tinha cumprido pena nesse processo.
“Diante do exposto e do evidente constrangimento ilegal sofrido pelo apenado, que se encontra preso em razão de condenação já cumprida e extinta, manifesta-se o Ministério Público pela expedição do alvará de soltura”, escreveu a promotora no parecer.
A decisão sobre a soltura de Jerominho caberá agora à VEP.
A confusão ocorreu após o STJ ter diminuído, no ano passado, a pena à qual Jerominho foi condenado no processo. Com a comunicação à 42ª Vara Criminal sobre o trânsito em julgado da ação, a juíza determinou expedição do mandado de prisão. No entanto, o ex-vereador já tinha cumprido a pena mais alta à qual tinha sido condenado. Ele foi solto no início de 2018, após ter cumprido todas as suas condenações na Justiça.
Fonte: extra



