A TV Globo desistiu de realizar os debates do primeiro turno das eleições municipais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Para evitar aglomeração, a emissora havia imposto a condição de que apenas os quatro primeiros colocados nas pesquisas eleitorais participariam do encontro, regra esta que não foi aceita pelos partidos políticos.

Em nota enviada ao portal Uol, a emissora destacou que um debate com todos os candidatos colocaria em risco a segurança da equipe da emissora e dos próprios convidados.

– A Globo informou aos partidos das quatro cidades – SP, RJ, Recife e BH – que infelizmente não foi possível alcançar o acordo proposto pela emissora para viabilizar os debates de primeiro turno com as condições necessárias de segurança para todos os envolvidos – nossos funcionários e as equipes da campanha eleitoral. As restrições sanitárias provocadas pela pandemia do novo coronavírus, aliadas ao grande número de candidatos em disputa, tornaram insuperáveis os obstáculos existentes”, informou a assessoria à reportagem.

A Globo não foi a única emissora a cancelar o debate de primeiro turno em algumas capitais. Nesta semana, a Record TV, a RedeTV! e a CNN Brasil informaram que não iriam realizar o confronto entre os candidatos. Ainda no fim de setembro, o SBT já havia anunciado a mesma coisa.

Por causa das desistências, a Band foi a única emissora de TV aberta a realizar o debate com todos os candidatos.

ÍNTEGRA DA NOTA DA GLOBO ENVIADA AO PORTAL UOL
Retomando nosso contato anterior, venho comunicar que, infelizmente, não conseguimos alcançar o acordo proposto pela emissora, com os partidos políticos, que assegure as condições necessárias para a realização do debate eleitoral, no primeiro turno.

Conforme explicado anteriormente, a pandemia do novo coronavírus impõe restrições sanitárias para salvaguardar todos os envolvidos na realização do debate – nossos funcionários e as equipes da campanha eleitoral. Tais restrições, aliadas ao grande número de candidatos em disputa, tornaram insuperáveis os obstáculos existentes.

Agradecemos a cooperação de todos.

Att, Silvia Faria

Diretora de Jornalismo TV Globo.