Na manhã desta terça-feira (31), policiais de vários batalhões da cidade do Rio de Janeiro realizaram operações em comunidades das zonas Norte e Oeste, bem como na Baixada Fluminense. De acordo com a Polícia Militar, algumas dessas operações visavam remover barricadas, frequentemente instaladas para obstruir a ação policial nas áreas.
Em Queimados, na Baixada Fluminense, durante uma operação na Comunidade São Simão, houve confronto e dois suspeitos foram baleados. Posteriormente, duas pistolas, rádios transmissores, munições e drogas foram apreendidas no local. Em São João de Meriti, a operação tinha como objetivo coibir atividades criminosas e remover barricadas.
Na Zona Norte, operações ocorreram nas comunidades da Tinta, Quitungo e Guaporé. Barricadas foram removidas e dois homens foram presos, com a apreensão de armas, munições e outros equipamentos. Na Zona Oeste, houve relatos de tiroteios durante a ação policial nas comunidades de Santa Maria e Teixeiras.
As operações impactaram a rotina local. Na Comunidade de Santa Maria, quatro escolas não abriram, afetando 1.787 estudantes. Além disso, o Centro Municipal de Saúde Santa Maria suspendeu suas atividades devido às operações.




