PROCON CARIOCA NOTIFICA 99 E UBER PELO AUMENTO DE CANCELAMENTO DE CORRIDAS
Quem é usuário de aplicativo de transporte tem testemunhado os cinco a dez minutos usuais de espera se multiplicarem e chegarem a até uma hora por conta dos recorrentes cancelamentos de corridas pelos motoristas. Num único pedido, há relatos de consumidores de até oito desistências. Há ainda aqueles casos em que após o aceite, o motorista muda a rota ou avisa ao cliente que não vai realizar a viagem, obrigando-o a cancelar e arcar com taxa imposta pelos aplicativos para estes casos ou ainda o valor integral do trajeto não percorrido.
Essa, aliás, é a reclamação mais frequente registrada no Procon Carioca contra Uber e 99. Ambos os aplicativos foram notificados pelo Procon Carioca a prestar esclarecimentos diante do aumento de reclamações.
Até outubro deste ano, o Uber somava 773 reclamações, já ultrapassando as 770 registradas nos 12 meses de 2020 e muito acima das 593 de 2019. Já a 99 contabilizada 225 queixas, contra uma registrada no ano passado e 85 em 2019.
— O cancelamento excessivo torna ruim a qualidade dos serviços prestados para o consumidor. Queremos saber qual a razão dos cancelamentos — diz Igor Costa, presidente do Procon Carioca.
A carioca Milena Marinho, estudante de Psicologia, moradora da Barra da Tijuca, diz que passa diariamente por cancelamentos, e o resultado são atrasos em seus compromissos:
— Mesmo chamando o Uber 30 minutos antes do que faria usualmente, acabo sempre chegando atrasada. Chego a esperar de 30 minutos e uma hora. O que parece é que o motorista vê para onde é a corrida e, se não valer a pena, cancela.
Motivo seria o aumento do preço do combustível
O motorista Rafael Arcanjo, de 39 anos, admite o aumento dos cancelamentos. E diz que atualmente é prejuízo aceitar percursos curtos:
— Quando comecei, a Uber pagava R$ 7,75 por uma corrida de 4 km, em média. Hoje, são só R$ 6,19.Enquanto isso, o combustível, os pneus e a manutenção ficaram mais caros.
Já o motorista Luciano da Silva, também de 39 anos, prefere rodar pela 99 por causa da remuneração maior, comparada à Uber.




