Na noite de segunda-feira (9), um grupo de baloeiros invadiu uma vila de casas na Freguesia, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para resgatar um balão aceso que havia caído sobre um dos imóveis. Imagens de câmeras de segurança mostram parte do grupo chegando a pé, enquanto outros estavam em motos. Pelo menos oito homens pularam o portão e correram pela rua interna da vila em direção ao balão, que quase causou um incêndio.
Um dos moradores relatou que, durante a invasão, um dos baloeiros tentou acalmar os residentes: “É inadmissível você estar na sua casa e ver um bando de oito pessoas pulando o portão para pegar um balão, que por si só já é crime, e ainda vê-los se vangloriando por isso.”
Outro morador descreveu a situação como uma “cena de terror”. Ele destacou o medo que sentiram até entender do que se tratava a invasão: “Foi bem complicado, fora o risco de termos esses balões sobre nossas casas. Ficamos bastante apavorados.”
Desde 1998, fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime ambiental no Brasil. A pena pode variar de 1 a 3 anos de detenção, além de uma multa de R$ 10 mil.