Torcedores dos times de basquete do Flamengo e do Brasília invadiram a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) para tentar se proteger de uma briga entre as torcidas organizadas. As rivais haviam agendado um confronto pelas redes sociais em frente ao Ginásio Nilson Nelson, mas devido ao policiamento reforçado na região, acabaram transferindo o combate para o estacionamento do Shopping ID. A partida entre o time brasiliense e o carioca, marcada para às 20h, terminou com a derrota candanga por 69 x 94.
“A Polícia Militar, ao saber que as torcidas marcaram uma briga, aumentou o número de efetivos atuando na área. Coincidentemente, alteraram o local para outro em frente à delegacia. Alguns torcedores, ao perceberem que se tratava realmente de uma briga com embate físico, fugiram para dentro da DP”, detalhou o capitão Jorge da Silva.
De aproximadamente 50 pessoas que estavam no local para o confronto, 31 foram presas. “Todos que, de fato, se envolveram diretamente na briga foram presos”, afirmou o capitão da PMDF. Para conter o grupo, foi necessária a atuação de 40 policiais militares. Ainda de acordo com a corporação, não houve pessoas feridas gravemente.
Os detidos vão ser autuados por incitar e praticar atos de violência no perímetro do local do jogo. A punição, prevista pelo Estatuto do Torcedor, é de um a dois anos de prisão. Logo, apenas se alguém tiver mandado de prisão em aberto ficará detido. Os demais devem assinar um termo circunstancial e serão liberados.