CHEGADA DO CALOR FAVORECE A REPRODUÇÃO DE CUPINS, VEJA COMO EVITÁ-LOS
O verão é a temporada das revoadas de cupins. Com dias muito quentes e úmidos, a estação favorece o desenvolvimento dos insetos. É nesse período que surgem aquelas nuvens dos chamados siriris ou aleluias — cupins com asas, reprodutores — em torno de pontos luminosos.
Aparentemente inofensivos, esses bichinhos invadem a casa com facilidade e, em pouco tempo, destroem móveis, quadros, livros e tudo que lhes servir de alimento.
Gerente de vendas da Insetfone, Sérgio Mendes cita os três tipos de cupins mais comuns no Rio: os arbóreos (que só atacam árvores), os de madeira seca e os subterrâneos, conhecidos como “de parede”, maiores vilões.
— Não há muita prevenção para os de parede, mais difíceis de serem detectados. Já os de madeira se denunciam facilmente ao deixarem aquele famoso pozinho, que são as fezes deles.
Para prevenir danos causados pelos cupins subterrâneos, a dica é manter os móveis afastados das paredes, não acumular papel, checar sempre fundos de armários e áreas com maior umidade.
No caso dos cupins de madeira, deve-se evitar que siriris entrem em casa, apagando as luzes, colocando uma bacia com água embaixo das lâmpadas ou usando telas para proteger as janelas.
#InhoaibaUrgente